sábado, 2 de junho de 2012

Omelete de folhas de cenoura e queijo

A feira do domingo me rende produtos maravilhosos. Desta vez, comprei cenouras fresquinhas, ainda com as folhas, ou ramas, verdinhas e apetitosas. Há algum tempo eu queria usá-las na comida, e me veio a dica de fazer uma omelete. Aproveitei e não me arrependi! Farei muitas outras vezes!


Comecei cortando a rama da cenoura, retirando a parte cheia de terra, lavando bem e cortando em pedaços pequenos. Depois refoguei uma cebola e 2 dentes de alhos bem picados no azeite. Juntei as folhas picadinhas e deixe murchar, mexendo de vez em quando. Reservei.


Para a omelete, eu gosto mais da versão da Mère Poulard, receita feita e explicada aqui, com historinha e tudo. Significa bater as claras em neve com uma pitada de sal, e só depois juntar as gemas. Jogar metade da mistura numa panela com um pouco de manteiga e um pouco de óleo (para não queimar a manteiga). Por cima, colocar o recheio que quiser (coloquei o refogado das ramas de cenoura e queijo em cubos), e terminar com o resto dos ovos batidos. Deixar em fogo baixo até dourar o lado de baixo. Quando estiver bem dourado, soltando da panela, virar com a ajuda de um prato, colocar mais manteiga, se preciso, e deixar dourar o outro lado.



Confesso que esta omelete me surpreendeu. Eu não esperava que as ramas da cenoura fossem deixá-la tão saborosa. Servi com uma saladinha verde e um pão fresquinho.


4 comentários:

  1. Oi Kati,
    Há algum tempo que tento conseguir a rama da cenoura para utilizá-la, ainda não consegui.
    Gostei muito da receita e do sucesso da utilização.
    Beijo,
    Vânia

    ResponderExcluir
  2. ENGRAÇADO EU NUNCA APROVEITEI A RAMA DE CENOURA.
    E AQUI ESTA UMA BOA MANEIRA DE A USAR,ESSA OMELETE FICOU UMA MARAVILHA.
    BJS

    ResponderExcluir
  3. Adorei os ingredientes e, principalmente, essa história de bater as claras antes. Fica uma massa linda e deve ficar super saborosa. Já amo qualquer receita com ovo mesmo.. ai já viu. Parabéns. Vou anotar. =)

    ResponderExcluir
  4. Oi Kati, que gostoso essa omelete, um pouco diferente pra mim :)

    Um abraço, Fabiana
    http://sabornoprato.blogspot.com

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...