sábado, 16 de junho de 2012

Pão multicereais

Há algum tempo que eu tento fazer pão. Demorei para me lançar por falta de tempo. Agora, com as coisas mais organizadas, resolvi tentar.

Na minha primeira tentativa, o pão não cresceu. Mas nadinha mesmo! Fiquei procurando o que eu fiz de errado, acho que não coloquei o bastante de água quente, não o suficiente para dissolver o fermento. Tentei corrigir depois, mas não funcionou. O pão só cresceu (um pouquinho) enquanto estava no forno. Fiz com fermento seco (um saquinho) e farinha de trigo branca, normal.

Na segunda tentativa, minha colega do trabalho teve pena do meu pão duro e elástico e me deu um cubo de fermento fresco e uma farinha deliciosa multicereais, própria para pão. Junto com a receita e todas as dicas. Ou quase.

Desta vez, o pão ficou muito mais fofinho, macio, delicioso. Mas ainda não cresceu tanto quanto eu gostaria. Fico pensando se não é a temperatura onde eu deixo a massa descansar, o lugar deve ser quente o bastante, mas aqui a temperatura de dentro de casa é 20°C.

Bom...só vou saber mesmo quando eu tiver feito várias vezes até descobrir todos os segredos. Continuo tentando! Vou mostrar o meu pão (o segundo, porque o primeiro foi um fiasco!) para vocês, junto com a receita usada, que tem tudo para dar certo, apesar de eu não ter achado ainda o pulo do gato.





300mL de água
1 cubo de fermento para pão fresco
500g de farinha de trigo multicereais
1 colher de sopa de açúcar
1 colher de chá de sal
farinha de trigo para abrir a massa

Esfarelar o fermento. Misturar com a água com o açúcar e aquecer um pouco, jogar sobre o fermento e dissolvê-lo bem. Deixar descansar até que formem bolhas (uns 30 minutos). Atenção para não colocar o sal junto com o fermento fresco.
Na batedeira (batedor gancho), colocar a mistura de fermento e acrescentar a farinha de trigo com o sal. Se necessário, com uma espatula, retire o fermento que ficou colado no fundo da tigela e misture à massa. Bater a massa até formar uma bola. Continuar batendo até que a massa volte a colar no fundo da forma (esse é o segredo do pão super fofinho!!!). Cobrir com um pano de prato limpo e deixar descansar por 30 minutos.
Depois do repouso, passar um pouco de farinha de trigo nas mãos, retirar a massa da tigela e moldar os pães ou o pão. Levar ao forno aquecido com uma tigelinha de água na assadeira (a umidade faz com que a casca do pão fique mais crocante).



10 comentários:

  1. Oi Kati,
    Podes colocar o pão para levedar dentro do forno.
    Mas esse pão ficou bonito, a farinha e as dicas foram boas.
    Beijo,
    Vâvia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vânia, o meu forno estava ocupado na hora, por isso não usei. Mas o pão ficou fofinho e gostoso apesar de eu achar que poderia ficar mais aerado.
      Quem sabe na próxima vez?
      Beijos

      Excluir
  2. Kati essa farinha deve ser ótima! Eu uso muito a maquina de fazer pao, o risco de errar eh menor...rss!
    Bj

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mel
      Eu acho que essas máquinas podem ser bem úteis. Principalmente para quem não tem muito tempo nem jeito para pão, como eu! hehehe
      Beijos

      Excluir
  3. Oi Kati. Mesmo com os problemas que você relatou, o pão ficou com uma aparência muito apetitosa. Que boa essa farinha, não é? Parece que ele está bem macio.

    Um abraço, Fabiana.
    http://sabornoprato.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fabiana,
      a farinha é deliciosa, vou usá-la sem dúvida nas minhas próximas tentativas!
      Beijos

      Excluir
  4. rsrsrs Adoro a pena alheia. Por conta dela, já fiz muita gente passar mal. =P Seu pão ficou muito bonito, fofinho e deve ter ficado uma delícia. Meus parabéns por embarcar nessa aventura.

    ResponderExcluir
  5. GOSTEI DESSE PÃO TEM UM INTERIOR SUPER DELICIOSO...ADOREI.
    BJ

    ResponderExcluir
  6. é ruim ter vontade der fazer algo e não ficar como queremos!!!..mas..seu pão..apezar de não ficar grande..ficou bem fofinha a massa.!!!.meus pães sempre dão certo!!!..será porque só uso fermento instantaneo sêco?eu prefiro mesmo...e sempre deixo crescer na forma dentro do forno desligado...bjo grande.!!!.ah..gostei da receita sua de pão..

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Iliane,
      As minhas duas tentativas anteriores (que eu nem ouso postar aqui) foram usando fermento seco. Mas eu acho que eu não usei as quantidades indicadas pela receita. Desta vez eu respeitei direitinho, mas ainda não ficou como eu queria. Sabe-se lá como vai ser a próxima vez. Mas vou usar, como você, o fermento seco. Sou persistente!
      Beijos

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...