domingo, 3 de junho de 2012

Pasta de alho e gengibre

Fiz esta receita com o intuito de aproveitar um pedaço de gengibre que eu usei nesse camarão com laranja e gengibre, que eu faço sempre, e a receita pode ser encontrada aqui. Aproveitei que também tinha bastante alho, e fiz esta pasta. Ela é usada em vários pratos indianos, tailandeses, chineses, na cozinha asiática em geral. Sabe na hora de refogar aquele franguinho, ou o camarão, você pode usar e o seu prato vai ter um toque bem diferente.
E como eu adoro cozinha indiana, e já achei varias receitas tentadoras, fiz a pasta para tê-la na mão no momento certo. Receitas indianas em breve...aguardem!


Vejam como é simples:
Passar no liquidificador ou no processador de alimentos quantidades iguais de alho e de gengibre (usei 40g de cada um). Juntar um pouco de azeite o suficiente para formar uma pasta e bater um pouco mais.


Guardar na geladeira em pote esterilizado ou congelar. Eu usei forminhas de gelo. Uma vez endurecido, eu retiro e coloco num saco plástico no congelador. Cada cubo equivale a uma colher de sopa de pasta, o que é o suficiente para uma receita normal, para não ficar cuspindo fogo.


Olha só onde esta pasta já foi usada:
Tajine de frango com abóbora e ameixa
Peixe grelhado  molho agridoce de alho-poró
Moqueca de peixe e camarão
Curry de peixe ao cardamomo e arroz de cenoura
Frango thai com leite de coco e capim limão
Yakissoba de camarão e abacaxi
Sopa malaia de camarão
Jambalaya
Bobó de camarão
Quiche de salmão com ricota
Chich taouk ou frango libanês e julienne de legumes
Yakisoba do mar com legumes
Frango indiano com castanha de caju

6 comentários:

  1. GOSTEI DESSA PASTA E FAZENDO ASSIM E CONGELANDO ESTA SEMPRE PRONTA A USAR.
    É UMA EXCELENTE IDEIA.
    BOM DOMINGO
    BJS

    ResponderExcluir
  2. Nossa... achei o máximo. É prático e eu sempre teria alho para acompanhar as receitas. Sabe.. o alho faz parte da minha tríade de sabores. Adoro alho. =) Boa dia Kati e um bom final de semana pra tu. =)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu também adoro alho, mas com gengibre ele fica ainda melhor! Testei em algumas receitas e fica muito bom! Em breve, vou postá-las aqui.
      Beijos

      Excluir
  3. Kati,
    Esta pasta deve ser deliciosa, já anotei e vou testar.
    BGeijo,
    Vânia

    ResponderExcluir
  4. Eu amei esta receita!
    Publiquei no face para uma amiga!
    Beijo!

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...