quarta-feira, 6 de junho de 2012

Peixe empanado com corn flakes ao forno e batata calabresa

Ainda é o mesmo peixe do Yakisoba e da Moqueca. Na verdade eu comprei bastante para aproveitar o preço bom, e acabei fazendo varias receitas. E como eu não ia dar conta em alguns dias, empanei e congelei para comer depois. Assim eu tenho peixe saboroso e saudável, melhor do que o comprado pronto.



Para marinar o peixe, usei:
700g de peixe (filés)
raspas de 1 limão
2 dentes de alho picadinhos
sal, pimenta do reino

Comecei temperando o peixe com sal, alho picadinho, pimenta do reino e raspas de limão. Deixei tomar gosto por algumas horas, ou de um dia para o outro. Na hora de preparar, juntei o suco do limão (o limão cozinha o peixe, melhor usar somente na hora de levar ao fogo).

 

Para empanar, o quanto baste de:
farinha de trigo
leite (ou ovo batido)
corn flakes (sucrilhos) sem açúcar

Passei corn flakes (sucrilhos) sem açúcar no processador até ficar uma farofa, mas ainda com pedacinhos. Empanei os peixes, passando primeiro na farinha de trigo, depois no leite (pode ser no ovo batido, mas com leite fica igualmente bom), e depois na farofa de corn flakes. Coloquei numa assadeira e levei par congelar (é bom levar para gelar por pelo menos 2 horas, assim o empanado não cai do peixe).


Na hora de assar, tirei direto do congelador para a assadeira, não precisa descongelar. Pelo contrário, se descongelar, o peixe vai soltar água e a farofa vai ficar mole. Reguei com um fio de azeite por cima, levei ao forno por 15 minutos. Depois disso, virei, reguei com mais um fio e levei ao forno por mais 10 minutos.

Servi com batata calabresa, que eu fiz assim:

1kg de batata bolinha, bem lavada, com casca
2 dentes de alho grandes
1 pitada generosa (para quem gosta) de pimenta calabresa em flocos
1 pitada de ervas (usei ervas de provença)
sal, pimenta do reino
azeite de oliva e óleo

Cozinhar as batatas lavadas com casca em água com sal até que fiquem macias, mas ainda bem firmes. Numa panela, aquecer e óleo com o azeite e colocar o alho, a pimenta calabresa e as ervas. Jogar as batatas antes que o alho doure. Deixar que as batatas dourem um pouco, virando a panela para que as ervas, o alho e a pimenta temperem bem todas as batatinhas. Desligar o fogo quando o alho estiver bem dourado, mas não queimado.


Servir bem quente. As batatinhas podem ser servidas em petisco/aperitivo, com cerveja gelada, para quem gosta! E a dose do picante fica ao gosto de quem faz. Eu gosto picante, mas não de queimar a boca! Melhor começar colocando pouca pimenta, lembrando que o efeito dela se acumula com o tempo. Depois da terceira batatinha, você poderá cuspir fogo!

12 comentários:

  1. Já empanhei frango com corn flackes, mas peixe também me parece muito boa ideia.
    Beijinho

    ResponderExcluir
  2. Katy quelle délice de poison, excellente idée!

    Bisous

    ResponderExcluir
  3. Deve ser uma delicia! Adorei a receita!
    Bjs

    ResponderExcluir
  4. Deve ser uma delicia! Adorei a receita!
    Bjs

    ResponderExcluir
  5. Olá Kati,
    Queria uma receita de filetes no forno e estes tues com os cornflakes devem ser muito bons. obrigada por explicares com detalhe todos os passos, especilamente a dica de congelar antes de cozinhar!
    As batatinhas que saborosas devem ter ficado.

    Quanto à açorda, se não aprecias bacalhau podes fazer com outro peixe ou mariscos.
    Há uma versão só com o pão, azeite, alho, ovos e coentros, bem simples!
    Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Lenita
      Por mim só o camarão já esta de bom tamanho para a açorda, talvez com algum peixe. Temos um prato parecido, chamamos de Vatapá. Leva pão para engrossar um caldo de peixe e camarão bem temperado ao qual juntamos castanhas de caju trituradas. Gosto muito de Vatapá, por isso acho que vou gostar da tua receita.
      Beijos

      Excluir
  6. Kati,
    É delicioso, diferente e muito saudável sem fritura, adorei.
    Beijo,
    Vânia

    ResponderExcluir
  7. Oi Kati. Que idéia legal. Gostei muito!

    Um abraço, Fabiana.
    http://sabornoprato.blogspot.com

    ResponderExcluir
  8. Adorei a ideia.. =) Faz a gente ficar pensando na despensa da gente e em como podemos virá-la de cabeça para baixo. =)

    ResponderExcluir
  9. Ficou lindo o peixe adorei a dica para empanar beijos

    ResponderExcluir
  10. E que saborosa deve ter ficado sua refeição, o peixe empanado com corn flakes achei ótimo,deve ter ficado bem crocante, acompanhado com essas batatinhas douradinhas, amei. Excelente sugestão Kati querida, bem ao meu gosto. Beijinhos

    ResponderExcluir
  11. Adorei a dica do corn flakes! Deve ficar muito bom! Conheci seu blog através da BC! Já estou te seguindo! Venha também conhecer meu cantinho!
    Bjossss
    Mel

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...