quarta-feira, 27 de junho de 2012

Restaurante em Lille

Restaurante L'Avant Scène, com o chef Ludovic Blancart.

Esta foi a minha segunda vez no restaurante. Da primeira vez, eu gostei muito, prometi a mim mesma de repetir a dose. A ocasião chegou, no jantar de despedida da minha mãe, que voltou para o Brasil após algumas semanas de férias aqui comigo. Não me arrependi. Voltarei mais vezes. E recomendo a qualquer um que esteja de férias ou de passagem por Lille.

Este  também é o meu primeiro post sobre restaurantes. Mas achei que este merecia a oportunidade de aparecer no blog. Se algum outro merecer, falarei dele também.

Todos os pratos são feitos pelo chef em pessoa, no momento do pedido, com produtos frescos e saborosos. A cozinha é separada da sala por uma parede de vidro, e podemos acompanhar a execução de todos os seus pratos.

O restaurante fica numa área calma e residencial, a dois passos do centro da cidade. Na frente, algumas mesinhas são postas na praça para que os clientes desfrutem do sol e da paisagem.

Entrada 1: camarão empanado, aberto ao meio, tipo borboleta, servido sobre guacamole (se quiserem ver, tenho uma boa receita aqui) e um molho de tomate bem temperado, salada.Os camarões bem crocantes, suavemente dispostos sobre uma guacamole, que estava sem muito tempero, mas boa. Para completar, em volta tinha um molho de tomate mais temperado que eu adorei.



Entrada 2: torta de Maroilles (o queijo forte do norte da França, para conhecer melhor, ver este post aqui com torrada e cebola caramelizada ou nesta pizza junto com palmito), salada. A torta de Maroilles é um clássico! A massa folhada estava bem crocante, bem saborosa, com o recheio delicioso de queijo, bem douradinho por cima.


Prato (pedimos o mesmo): Filé de "Bar" (Robalo) ao forno com risoto cremoso de cogumelos e redução de vinho tinto.



O filé de peixe estava macio como eu nunca vi, bem úmido, a pele se soltava com facilidade, o tempero bem suave para contrastar com o risoto. O risoto estava perfeito, bem temperado, os cogumelos conferem um sabor bem forte, terroso, boa combinação. A redução de vinho tinto, com pedaços de cebola estava muito saborosa, e ficou muito bem com o risoto, além de complementar o sabor do peixe. Por cima do peixe, alguns brotos de alho-poró. Ficou bem bonito. Para o peixe, procurei a tradução (bar), achei robalo, mas não tenho certeza.

Além de ter muito bom gosto, o chef é uma simpatia, aceitou sem problemas tirar foto conosco (como foi em um dia de semana, a sala estava meio vazia).


Restaurante L'Avant Scène, com o chef Ludovic Blancart. Place Phillippe Lebon, n°8 - Lille 59000 França.

PS: não estou ganhando nada com este post, muito menos tive desconto no restaurante.

9 comentários:

  1. Olá Kati,
    Indiscutivelmente ganhou uma coisa, muita inspiração com a belíssima e saborosa refeição feita pelo chef, ótimo post e fotos.
    Beijo,
    Vânia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vânia, a coisa boa de ir a bons restaurantes é que além da boa comida, a gente ganha ideias, inspiração, como você disse!
      Beijos

      Excluir
  2. Parece-me fantástico esse restaurante.
    Beijinho

    ResponderExcluir
  3. Os pratos são fabulosos. Tem aquele algo mais, aquela combinação ousada de sabores que me deixou com água na boca. Conhecer um restaurante e gostar dele é sempre muito prazeroso. Sem dúvida o robalo me deixou com fome, cheio de sutilezas, com um risotinho em baixo e essa combinação vinho (reduzido) e cebolas é super interessante. Que lindo. =)

    ResponderExcluir
  4. Parece tudo fantástico :)
    Só faltou a sobremesa gulosa...
    Um beijinho

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois, é, Joana!
      Não foi dessa vez. Minha mãe é diabética, então seria uma tortura se eu comesse a sobremesa e ela ficasse só olhando... preferi não pedir. Mas da próxima vez, eu peço, tiro foto e posto aqui! Prometo fazer esse "sacrifício"! hhehe
      Beijos

      Excluir
  5. Que pratos lindos o restaurante deve ser muito bom adorei beijos

    ResponderExcluir
  6. UM PRATOS DE DAR AGUA NA BOCA E DE MUITO BOM, GOSTO.
    GOSTEI...
    BJS

    ResponderExcluir
  7. Que bom aspecto tem este pratinho...adorei.

    Beijinhos

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...