quarta-feira, 13 de junho de 2012

Salada de grão de bico com atum e maionese caseira de queijo

Estamos chegando no verão, apesar do tempo ainda não ter dado sinais satisfatórios de que o sol veio para ficar.  E uma saladinha se encaixa bem no momento, já que eu resolvi abandonar as sopas para não atrair o frio e a chuva. Não sei se funciona, mas esta saladinha de grão de bico com atum, junto com a maionese de queijo que eu vi lá na Vânia, do Guloso e Saudável, vieram para confortar o estômago de uma pessoa que espera impacientemente pelo verão. Com a salada, pelo menos, a sensação de verão é máxima. Uma delícia!



Outra coisa boa é que eu detesto maionese. Nunca gostei. Eu até como, quando não tenho escolha. Por exemplo, quando ela já esta dentro do sanduíche, eu estou longe da loja e não da tempo de comer outra coisa. Pois então, eis que aparece a Vânia com um brinde na salada de atum com grão de bico. Uma maionese feita com queijo! Nada melhor para mim!



Fiz com o que eu tinha em casa, a ideia foi boa, mas eu adaptei aos meus ingredientes. A receita original pode ser conferida passando por lá. O que eu recomendo fortemente!

Usei na salada:
200g de grão de bico cozido (daqueles do vidro de conserva), escorrido em água corrente numa peneira
2 cenoura raladas
2 tomates picados
1 lata de atum
2 ovos cozidos
alface

Para a maionese de queijo:
1 ovo cozido amassado
80g de requeijão (usei 5 unidades do tipo a Vaca que ri, ou Polenghinho)
2 colheres de sopa de mostarda (usei mostarda de dijon, ardidinha)
azeite
leite até dar o ponto

Cozinhar 3 ovos. Fazer a salada misturando todos os ingredientes, menos a alface. Arrumar a alface em um prato, dispor os outros ingredientes por cima. Usar 2 ovos para enfeitar.

Para a maionese, bater todos os ingredientes no liquidificador (eu bati na batedeira, no fouet, ou batedor de ovos), menos o leite. Juntar o leite aos poucos, e continuar batendo, até dar o ponto desejado, bem cremoso.

Esta receita rende bastante maionese, e que você come sem culpa, porque é toda de queijo! E realmente uma maravilha! A mostarda dá um gostinho ardidinho todo especial. Adorei!


5 comentários:

  1. Uma saladinha perfeita muito bem composta e essa maionese deve ser uma delica, adorei!

    Bjs

    ResponderExcluir
  2. Olá Kati. Que saladinha ótima. Esta maionese de queijo deve ser deliciosa.
    Você fez uma perguntinha lá no blog e eu já respondi tá? Um bom dia ou tarde, rsrs, pra você!!

    Um abraço, Fabiana.
    http://sabornoprato.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Gosto muito de salada de grão de bico e colocaste nessa combinação tudo que eu gosto.. o atum e seu sabor único e já anotei a maionese, ela será minha companheira para o resto da vida.. ficou tudo maravilhoso, viu.

    ResponderExcluir
  4. Olá Kati,
    salada de grão com todos estes ingredientes tão bons e essa maionese especial, resultou numa refeição bem bonita e apetitosa!
    Bjs

    ResponderExcluir
  5. Adoro salada de grão de bico Kati, e essa maionese da Vânia tenho guardada comigo, adoro as receitas dela, são muito saudáveis e saborosas. Gostei demais da idéia dela de juntar a salada com essa maionese. Ficou perfeita e sua salada está linda. Ótima sugestão. Beijinhos

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...