quinta-feira, 28 de junho de 2012

Suécia em comidas

Sobre a minha viagem à Suécia, apresento aqui a parte gastronômica do meu roteiro. Não tive muito tempo para isso, acabamos comendo alguns dias no Burger King, num restaurante mexicano, um bom prato de massa, coisas do tipo. Mas no último dia, eu e meu colega de trabalho nos demos ao luxo de provar uma verdadeira refeição sueca. E adoramos!

Este foi o nosso jantar típico sueco, ainda em Estocolmo, com sua cidra de pera.

O prato principal, é o Pyttipana, o picadinho sueco de batata, num molho cremoso de cebola, servido com fatias de carne ...

...ou com carne em pedacinhos e um ovo estrelado, acompanhado de beterraba e pepino.

Aqui bebe-se muito este tipo de água "vitaminada", aromatizada com frutas. Quase não tem açúcar, é muito refrescante, sem gás, substitui perfeitamente os refrigerantes, pelo menos para mim que não sou fã deles. Esta tinha o sabor de manga.


Para acompanhar, um docinho. Um biscoito macio, meio bolo, meio puxa-puxa, talvez com aveia, coberto por uma mousse de chocolate (que tinha uma pontinha de sal, perfeita!) e coberta com uma casquinha de chocolate.



E algumas delícias nas vitrines das confeitarias!


A Suécia me rendeu bons frutos. Gastronomicamente falando.
Trouxe alguns produtos para relembrar um pouco e para desfrutar ainda mais dos prazeres que a região nos proporciona.

Primeiro, a cidra de pera. Bem pouco alcoolizada, suave, refrescante, servida num copo com bastante gelo. Parece um refrigerante de pera. Melhor do que a outra que eu provei no restaurante.

Depois, o bolo de canela, tipo um rolinho. KanelBullar, que lava canela e cardamomo. Delicioso e encontra-se em toda esquina. Serve-se com café, como o nosso bolinho de cada dia.

Trouxe algumas especiarias, como endro (aneto ou dill), alecrim seco e um saquinho, que eu pensei que fosse de sementes de mostarda, mas não, era pimenta do reino.

E para que o meu namorado também pudesse aproveitar um pouco do que eu descobri por lá, resolvi fazer um jantar sueco adaptado, respeitando ao máximo as receitas e os ingredientes tradicionais.

O menu:
Entrada: canapés de salmão defumado ao molho de endro (aneto/dill)
Prato: Pyttipana (o picadinho sueco)
Sobremesa: sopa de frutas vermelhas com sorvete de baunilha
Bebida: cidra de pera (que eu trouxe de lá)

Receitas e fotos em breve!

12 comentários:

  1. Olá Kati,
    Que refeição divina, linda e deliciosa, conheço, já saboreei um pouco da comida Sueca, toda deliciosa até o Surströmming é um prato tradicional da culinária da Suécia feito com arenque do Mar Báltico fermentado. Um estudo japonês recente classifica o surströmming como a comida mais fedida do mundo (mas de sabor agradável) -- eu sou curiosa mesmo.
    Beijo,
    Vânia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Vânia,
      que bom ter sempre sua visita por aqui. Eu não tive tanto tempo, nem conhecia nativos para provar as especialidades suecas, infelizmente. Neste dia, rodamos a cidade inteira para achar um restaurante com comida sueca com preço abordável. Gostei de tudo o que eu provei, gostei muito da comida sueca. Eu não conhecia o surströmming, você é corajosa em provar isso! Acho que é o tipo do prato que é melhor provar e dar uma opinião antes de conhecer sua fama. Se bem que não dá par escapar do cheiro forte tendo a comida na sua frente, né?
      Beijos!

      Excluir
  2. Oi Kati. Quanta coisa gostosa!! Fiquei com água na boca vendo o biscoitinho de chocolate, hummmm. E, que legal esta água aromatizada, bem bacana :)
    Que bom que estou conseguindo entrar no seu blog de novo :).

    Um abraço, Fabiana.
    http://sabornoprato.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fabiana, que bom que você voltou!
      A água aromatizada é uma delicia! Ainda não achei por aqui, mas continuo procurando. O biscoitinho era fantástico, mas vai ser difícil encontrá-lo por não saber o nome dele. Tenho que perguntar a algum sueco. Se eu conseguir, eu aviso!
      beijos

      Excluir
  3. Kati, como tem boa apresentação a comida sueca, gostei.. Deu vontade de provar.
    A água aromatizada é bem interessante, o picadinho me encheu os olhos.
    Beijos
    Ana Claudia
    www.anaclaudianacozinha.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ana Cláudia, o picadinho eu já fiz, aprovei, e ele vai ser publicado em breve!
      Aguarda aí!
      Beijos

      Excluir
  4. Kati que lindas fotos de um pouco da gastronomia sueca, eu creio que ia agradar em muito meu paladar, adorei o prato Pýttipana do primeiro e esse com ovo frito por cima, meio que brasileirado hehe. As águas vitaminadas amei, adoro sabor de pera e manga. Devem ser deliciosas e refrescantes, e o bolinho me deu água na boca, fora a vitrine de doces deslumbrantes. Amei e vou aguardar ansiosa as receitas que vc fez. Amei o post. Beijinhos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Josy!
      Foi justamente o abrasileirado, com o ovo frito, que eu preparei. Ao meu gosto, claro, mas ficou muito bom! Passo a receita em breve!
      Beijos

      Excluir
  5. Mas esses senhores comem muito.. os pratos bem apresentados e generosos, além de darem água na boca. O "teu cara metade" (aprendi essa expressão recentemente) deve ter ficado maravilhado com o menu. Muito. Seu post é daqueles que nos deixam felizes e famintos e com o passaporte coçando se perguntando sobre o porquê de ainda não ter ido. =)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Andréa, os pratos eram generosos mesmo! Ficamos felizes quando vimos, e com o estômago agradecido.
      O jantar foi aprovado, e os pratos são simples, daqueles que podem ser feitos sem muita frescura nem tempo perdido.
      A Suécia é um lugar lindo, mas deixa para ir no verão. Imagino aquilo lá no inverno, frio, neve, sem sol... coisa para deixar deprimida a mais alegre das criaturas. Enfim, no verão é tudo verde, florido, o sol nasce à 3h da manhã (e em certos lugares, ele nem se põe!), todo mundo feliz, sorrindo, uma simpatia. Vale a pena!
      Beijos

      Excluir
  6. Olá Kati,
    que bom já consigo entrar no teu blogue.
    Há dias que tentava e o google dava-me mensagem de aviso de perigo!
    Ainda bem que já passou.
    Adorei a tua partilha dessa viagem. que bom aspeto tem o jantar que mostras, aquelas batatinhas.... queria saber fazer!
    Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Lenita!
      Que bom te ver de volta!
      As batatinhas estão chegando! A receita vai estar aqui em breve! Ficaram boas mesmo... Tão boas quanto as do prato original.
      Beijos

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...