quinta-feira, 7 de junho de 2012

Tapioca

Tapioca é um clássico da culinária nordestina. Para quem não conhece, é como um crepe, ou tortilla feita com goma (uma farinha fresca) de mandioca, assada numa frigideira, ou panela rasa. Somente. Tempera-se com um pouco de sal, mas não leva manteiga, nem óleo, nem nada. A goma derrete em contato com o calor, formando um disco, que é recheado e depois dobrado em dois para fechar. O recheio clássico é coco fresco ralado e queijo coalho, mas todas as variações são permitidas. Depois passa-se um pouco de manteiga por cima, com ela ainda quente, para que derreta e fique dourada.



Como a goma de mandioca tem sabor neutro, bem como a massa de crepe ou panqueca, os recheios podem ser doces ou salgados, desde  carne de sol ou charque desfiada com queijo, ou carne moida, frango desfiado, calabresa, presunto, mortadela, queijo, até as doces com coco fresco ralado, banana, goiabada, doce de leite, leite condensado, chocolate, geleia ou compota e fruta, o que vier!

Eu gosto mesmo é da clássica coco com queijo e coalho, um pouco de leite condensado dentro e um pouco de manteiga por fora. Ela é perfeita assim. Mas...sem coco fresco e sem queijo de coalho, tive que fazer diferente.

A minha tapioca do momento foi sabor pizza (peguei a ideia com a Vânia, do Guloso e Saudável e adaptei ao meu gosto), usando queijo, tomate e orégano.


Depois as doces, fiz Romeu e Julieta, com queijo brie e goiabada, e outra com queijo brie e compota de frutas caseira, neste caso de ameixa e passas (feita aqui!).

 



Um sabor de Nordeste no ar. Só faltou uma água de coco bem geladinha para acompanhar!

9 comentários:

  1. Olá Kati,
    Que delicia, café da manhã nordestino, com tapioca recheada de queijo e tomate, muito bom gosto.
    Obrigada por nos referenciar.
    Beijo,
    Vânia

    ResponderExcluir
  2. Kati nunca comi tapioca, quero experimentar!
    Bjossss
    Mel

    ResponderExcluir
  3. Kati esta tapioca està maravilhosa amiga e com esse recheio até salivo!

    Bjs

    ResponderExcluir
  4. Hummmm, que delícia, Kati!

    Um abraço, Fabiana.
    http://sabornoprato.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. Eu sou super suspeita para falar.. era tapioca no café e no lanche da tarde e, sobrasse, de noite também.. amei os sabores... amei o post.. foi só saudade.

    ResponderExcluir
  6. Menina, me conta: voce achou goma de tapioca aí na França? Não creio!!!rsss

    Apesar de ser mineira, eu também adoro tapioca, com queijo e coco é a minha preferida!

    Deliciosa demonstração a sua, parabéns!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Renata, eu tenho as minhas fontes!
      Minha mãe veio me ver, e agora eu tenho goma de tapioca, charque, polvilho doce para pão de queijo, goiabada, feijão preto, farinha, fubá...foi uma mala cheia de presentes para mim!
      Coco fresco ralado e queijo de coalho eu não tenho...daí eu tenho que inventar outros sabores, né?
      Beijos

      Excluir
  7. QUE COISA BOA FIQUEI COM MUITA VONTADE DE EXPERMENTER.
    BJ

    ResponderExcluir
  8. amo tapioca! com queijo branco!! hummm

    http://deliciasdaisa.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...