sexta-feira, 15 de junho de 2012

Torta de liquidificador de abobrinha com presunto

Esta é a clássica torta de abobrinha que me fez começar a apreciá-las. Não sei onde minha mãe achou a receita na época, mas ela ficou bem guardada na minha memória, tantas vezes a fizemos.
Trata-se de uma torta que tem um aspecto leve, apetitoso, mas sem chamar atenção por onde passa. Servida normalmente cortada em cubos, como petisco, ou como uma entradinha leve, surpreende pelo gosto e pela delicadeza dos ingredientes.



Junto com a abobrinha, usei cubos de presunto cozido. Mas pode ser frango desfiado, peito de peru, queijo, ou nada. Somente abobrinha. O tempero da massa, com ervas, pimenta do reino, sal, às vezes queijo ralado, junta-se ao sabor neutro da abobrinha e a torta se torna gostosa, daquelas que a gente não consegue parar de comer.



A preparação é fácil. A ideia é não cozinhar muito a abobrinha, que é muito delicada. Basta refogar um pouco com cebola e alho, depois o resto do cozimento é tarefa do forno. Senão ela fica molenga demais, se desmancha e a torta fica muito mole, molhada, se quebrando. O melhor é que os ingredientes líquidos vão para o liquidificador, e depois é só misturar tudo delicadamente. Brincadeira de criança. Pensando bem, esta é uma das receitas que podem ser feitas junto com as crianças, com a supervisão de um adulto, claro.


Ingredientes:
250g de presunto cozido em cubos
abobrinha (usei 4 pequenas e novinhas, bem saborosas, e orgânicas, por isso deixe com casca) em rodelas
1 cebola picada
2 dentes de alho picados
azeite ou óleo
300g de farinha de trigo
1 colher de sopa de fermento em pó (1 saquinho)
3 ovos
200mL de leite
100mL de óleo
1 colher de chá de ervas de Provença
sal e pimenta do reino
Refogar a cebola com o alho num fio de azeite até dourar. Juntar a abobrinha em rodelas, e deixar refogar durantes uns 10 minutos em fogo moderado. Desligar o fogo. Juntar a metade da farinha de trigo e o presunto, mexer devagar até envolver todo o presunto e as abobrinhas na farinha (o que impede que eles fiquem no fundo da forma quando vão para o forno).

Bater no liquidificador os ovos, o leite, o óleo, as ervas, sal e pimenta do reino. Bater bem, depois juntar o fermento em pó e bater só mais um pouco, para misturá-lo bem ao líquido. Jogar parte do líquido na abobrinha. Misturar bem, juntar o resto da farinha de trigo e o resto do líquido. Levar ao forno preaquecido a 180°, durante uns 40 minutos, até assar (teste do palito).



9 comentários:

  1. Olá Kati,
    É uma ótima torta, saudável, tem uma belíssima apresentação e certamente estava deliciosa.
    Bom final de semana, beijo,
    Vânia

    ResponderExcluir
  2. Kati adoro este tipo de receita! Sua torta deve ter ficado uma delícia!
    Bjosss

    ResponderExcluir
  3. Se tem uma coisa que amo seguir, é blog de receitinhas rs...acabei de encontrar os eu, e já gostei! estou te seguindo tá!

    Até breve...

    Beijos

    cantodathata.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Thata!
      Obrigada pela visita, e fique à vontade na minha cozinha!
      Beijos

      Excluir
  4. Oi Kati. Sua torta ficou bem bonita. Deve ser bem gostosa. Eu não sou muito fã de abobrinha, mas acho que na torta o gostinho pode ficar um pouco disfarçado, não?
    Obrigada pelo comentário lá no meu blog, eu respondi à sua pergunta sobre o pastel de milho. Ah, você não é perguntadeira não viu? rsrs. Eu fico é muito feliz com a sua participação :)
    Bom final de semana.

    Um abraço, Fabiana.
    http://sabornoprato.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  5. Que torta linda deve ser uma delícia,bom final de semana beijos

    ResponderExcluir
  6. A receita é ótima e suas adições deixaram ela mais bonita e saborosa. Sou fã incondicional de tortas, elas são pratos principais para mim... adorei e já guardei a receita.

    ResponderExcluir
  7. Kati queria que linda ficou sua torta, eu sou apaixonada por abobrinha, e adoro petiscos assim ou lanches como vc disse feito com elas, a idéia do presunto cozido nunca fiz, já fiz com atum, frango, queijo, vou experimentar com presunto de qualquer forma deve ficar deliciosa, afinal a rainha da receita é ela. Adorei
    Muito obrigada pelo comentário no meu blog, que bom que tenha gostado e pensa como eu, deixa rolar, e faça o que é melhor pra vc e seu futuro, uma filho é pra toda vida, significa responsabilidade e preocupações por toda a vida. Deus sabe a hora certa, e a hora certa com certeza um dia chegará não é?. Bjos. Um excelente final de semana

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...