domingo, 3 de junho de 2012

Yakisoba do mar com legumes

No Brasil, comemos muita comida chinesa, apesar desta já ter sido bem adaptada ao nosso paladar. Eu gosto muito! Mas principalmente das feitas em casa, com (muito) menos gordura, menos fritura, mais legumes e mais temperos.

Foi assim que surgiu a ideia do Yakisoba de peixe e camarão, um pouquinho adaptado desta receita aqui. Aproveitei que tinha pasta de alho e gengibre feita em casa, prontinha para usar. Ela dá um gosto diferente e único, e é muito usada na culinária asiática em geral, (indiana, chinesa, tailandesa, etc.).



Pode ser feito com frango, carne, camarão e ou peixe. Eu fiz só com peixe e camarão, que era o que eu tinha em casa.
Além disso, o macarrão não é a parte mais importante. Os legumes com o peixe e o camarão ficam muito bem servidos sozinhos, ou mesmo com um arroz branquinho.

Usei para 4 porções:

macarrão japonês (soba) o quanto baste, usei uns 80g de macarrão cru, cozido conforme instruções da embalagem
250g de camarão (depois de limpo e descascado, este peso diminui)
200g de peixe de carne firme em pedaços
2 cenouras
1 cebola grande
1/2 pimentão verde
1/2 pimentão vermelho
flores de uma cabeça de brócolis (guardar os talos para sopas, caldos, etc.)
cogumelo negro desidratado
castanha de caju
molho de soja
1 colher de sopa de óleo de canola (girassol ou milho)
1 colher de sopa de óleo de gergelim
1 colher de sopa de pasta alho e gengibre, feita aqui
sal, pimenta branca

Hidratar os cogumelos em água fervente por 10 minutos.
Descascar e cortar em tiras finas a cenoura e o pimentão. Cortar a cebola em pétalas. Cortar as flores do brócolis e branquear (cozinhar por 3 minutos em água fervente com uma pitada de sal, depois retirar e colocar numa bacia com água gelada).
Levar ao fogo numa panela wok, panela chinesa, ou equivalente, os óleos de canola e gergelim. Quando estiver quente, juntar a pasta de alho e gengibre. Deixar dourar. Juntar o peixe, deixando-os bem separados. Quando dourar um lado, virá-lo e deixar dourar do outro. Regar com um pouco de molho de soja. Juntar o camarão já cozido e deixar refogar um pouco. Reservar o peixe com o camarão num prato, deixando o molho e o óleo na panela.

 

Na mesma panela, colocar a cebola (se necessário, juntar um pouco mais de óleo de canola), mexendo de vez em quando. Quando dourar, juntar o pimentão picado.


Acrescentar a cenoura e um pouco de água e molho de soja, mexendo delicadamente de vez em quando. Tampar a panela e deixar cozinhar uns 3 minutos. Os legumes devem ficar ainda crocantes. Juntar as flores de brócolis cozidas e os cogumelos fatiados. Se necessário, regar com um pouco mais de água.

 

Quando a cenoura estiver macia, mas ainda crocante, juntar o peixe, o camarão e misturar tudo. Desligar o fogo. Acertar o sal (o molho de soja ja é salgado o suficiente para mim, e a pimenta do reino).

 

Em um panelinha separada, tostar as castanhas de caju, sem acrescentar gordura na panela. Cozinhar a massa conforme instruções da embalagem.


Misturar tudo no wok, ou então servir a massa com os legumes, peixe e camarão por cima. Eu fiz um dia com o macarrão japonês, e no outro dia servi com arroz branco, igualmente delicioso.

5 comentários:

  1. Hum.. parece delicioso ! Ficou lindo ! Parabéns.
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  2. Olá Kati,
    Adoro Yakissoba e também está receita, um pouco diferente da minha receita anotei.
    Beijo,
    Vânia

    ResponderExcluir
  3. GOSTO MUITO, ESSA FICOU UMA DELICIA, INGREDIENTES BEM AO MEU GOSTO
    ESTA PERFEITA.
    BJS

    ResponderExcluir
  4. Oi Kati, está com uma aparência ótima.

    Um abraço, Fabiana.
    http://sabornoprato.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. Adoro comidinha oriental :) parece-me mesmo bem!!!
    beijinhos

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...