terça-feira, 10 de julho de 2012

Bobó de camarão

Este é um dos meu pratos preferidos. Um clássico da culinária nordestina, alia a macaxeira (mandioca, aipim) aos camarões, num creme perfumado ao leite de coco e coentro.

Sempre que eu tenho visitas em casa, gosto de fazer pratos bem brasileiros para que eles possam viajar um pouco sem sair de casa. Neste dia, perguntei ao meu namorado o que ele queria que eu fizesse para receber a irmã dele. Dei sugestões como churrasco, feijoada, bobó de camarão, escondidinho de macaxeira com charque, lasanha... Ele nem pensou duas vezes, escolheu bobó de camarão. O fato é que a textura do creme junto com os camarões lhe agrada muito, e é bem típico da minha terra.

Então, fiz este bobó de camarão. Caprichado.



Usei:
1kg de macaxeira (aipim ou mandioca)
1L de caldo de camarão (usar as cascas para fazer o caldo, ver receita aqui)
200mL de leite de coco
1kg de camarão (depois de limpo, esta quantidade diminui bastante)
1 cebola picada
1 pimentão em tiras (usei meio vermelho e meio verde)
100mL de molho de tomate
azeite de dendê
coentro

Cozinhar os camarões e fazer um caldo com as cascas (ver receita aqui). Descascar e cozinhar a macaxeira no caldo de camarão. Deixar esfriar um pouco. Passar no liquidificador junto com o caldo de cozimento e o leite de coco.


Em outra panela, refogar a cebola no azeite de dendê, junto com a pasta de alho e gengibre. Deixar dourar. Juntar o pimentão picadinho, refogar mais um pouco. Juntar o molho de tomate. Mexer bem. Juntar os camarões limpos e cozidos, deixar tomar cor por uns 2 minutos. Juntar o coentro picado e misturar bem. Juntar a macaxeira batida com o leite de coco, sempre mexendo. Cozinhar durante uns 5 minutos, se precisar, acrescente mais caldo de camarão, até dar uma consistência de creme grosso.



Servir com arroz branco e farofa de dendê, como foi feita aqui.

18 comentários:

  1. Oi Kati,
    Quando estamos fora de nosso país e imensurável o prazer que sentimos em saborear, mostrar nossos pratos preferido, principalmente quando é um bem preparado e delicioso bobó de camarão, parabéns.
    Beijo,
    Vânia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Exato, Vânia. Eu fico toda orgulhosa mostrando o prato, contando a sua origem, os ingredientes... Adoro! E também porque mato um pouquinho das saudades de casa.
      Beijos

      Excluir
  2. OLÁ KATI,
    O SEU BOBÓ FICOU PERFEITO, E COM O FRIO QUE ESTÁ FAZENDO
    POR AQUI MELHOR AINDA!
    TENHO OS INGREDIENTES VOU FAZER DEPOIS TE CONTO, OK!
    BJS ♥

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Andréa
      Bobó combina mesmo com frio, um prato quentinho e cremoso... Depois me conta como ficou.
      Beijos

      Excluir
  3. Kati vc não poderia ter escolhido prato mais brasileirissimo do que este, eu amo a culinária brasileira, tem um leque enorme de variações, e pra vc deve ser um prazer enorme e muito gratificante apresentar pratos que vc conhece tão bem e receber elogios. De fato seu bobó ficou magnifico no sabor e na apresentação. Adorei. Bjos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Josy
      Eu concordo, este prato é bem representativo do Brasil, além de delicioso. Todo mundo adorou!
      Beijos

      Excluir
  4. Tem um aspecto bem apetecível. Deve ter ficado uma delícia.

    Bjs. e boa semana

    ResponderExcluir
  5. hummmm..delicia mesmo..bobó de camarão é tudo de bom mesmo..bjo

    ResponderExcluir
  6. Oi Kati. Eu nunca experimentei, mas parece delicioso. Eu sou super fã de camarão e este prato está de dar água na boca.

    Abraços, Fabiana.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fabiana, vale a pena provar. Como é um prato típico do nordeste, eu sou acostumada a comer desde pequena. Mas você pode fazer para provar! Você encontra os ingredientes no Brasil todo. Beijos

      Excluir
  7. Mas que apetitoso!!!
    Adorei esse molhinho :)
    beijoca

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Xana
      este molho fica como um purê, ou mais molinho (eu prefiro), dependendo da quantidade de caldo. Ele molinho fica perfeito sobre o arroz branco.
      Beijos

      Excluir
  8. Não conhecia este prato mas ficou mesmo bom, super cremoso :)
    Gostei muito!
    Um beijinho

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Joana,
      este prato é muito comum no nordeste do Brasil, mas os ingredientes são encontrados em qualquer lugar! Mesmo aqui na França (menos o azeite de dendê, que veio de encomenda).
      Beijos

      Excluir
  9. Kati querida, camarão é mina perdição em qualquer prato, esse bobó está um espetáculo.
    Bjs
    Ana Claudia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ana Cláudia,
      eu também sou louca por camarão... no bobó bem temperadinho é uma delícia!
      Beijos

      Excluir
  10. Deve ter ficado uma delícia, além de muito bem apresentado. E ai, ela gostou? =)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gostou sim! E saiu de la com uma pontinha de inveja, dizendo que da próxima vez iremos jantar na casa dela para ela poder preparar o jantar! =D
      E o namorado dela disse que não comeu tão bem assim nos restaurantes de Recife (quando eles estiveram por lá, em 2010).
      Beijos

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...