quinta-feira, 19 de julho de 2012

Bolo de gergelim

Não é sempre que uma receita me faz ter vontade de prepará-la no dia mesmo. Mas aconteceu!
Na verdade, faz um tempo que eu comprei um pote grande de tahine (purê ou pasta de gergelim, também chamado de tahina, tahini, tahiné, etc), fiz este homus (pasta de grão de bico com purê de gergelim), mas parei por aí. Não sabia mais onde usá-lo. Até que vasculhando algumas receitas com o dito cujo, tombei neste cake de gergelim que me fez suspirar. Comprei o que faltava, e chegando em casa, preparei rapidinho!



Receita original:
300g de tahine (purê de gergelim, encontrado nas casas de produtos árabes)
350g de suco de laranja (considerei 350g = 350mL, mas usei 400mL, porque com 350 a massa ainda estava meio dura)
300g de açúcar (usei 250g, como não sou fã de coisas muito doces)
400g de farinha de trigo
1 colher de chá de canela em pó
1/2 colher de chá de cravo
30g de fermento (usei 15 gramas ou uma colher de sopa cheia e foi o suficiente!)
50g de passas
50g de nozes (ou avelãs ou castanhas) picadas
raspas de 1 laranja (não usei, mas deve dar um aroma delicioso)
1 pitada de sal

Na tigela da batedeira, misturar o açúcar com o tahine até que o açúcar de dissolva. Misturar bem e juntar a farinha, o fermento, a canela, o cravo e o sal. Diminuir a velocidade, juntar o suco de laranja gradualmente até que a mistura fique homogênea. Juntar as raspas de laranja, as passas e as nozes passadas na farinha de trigo. Deitar numa forma untada e polvilhada. Levar ao forno preaquecido a 180° por 30 minutos, depois diminuir para 160° e deixar mais 30 minutos.
Fiz em formas menores, deixei menos tempo no forno. Mesmo com as forminhas de silicone, o bolo ficou meio grudado, tive um pouco de dificuldade em tirá-los da forma. Além de estar bem fofinho, quase se quebrando. Lembrar de untar bem as forminhas, mesmo as de silicone e de deixar esfriar totalmente antes de desenformar.



O que eu posso dizer é que este bolo sem manteiga (tudo bem que a pasta de gergelim tem sua gordura), sem ovos e sem leite me surpreendeu. Como eu sou chegada nas especiarias, vi que tinha cravo e canela, ainda mais suco de laranja, imaginei que ele ia ficar bem perfumado.E não me enganei. A massa em si fica mais pesada do que um bolo normal, mas é daqueles bolos perfeitos para comer tomando um café. Servidos?

19 comentários:

  1. Olá Kati,
    Não conhecia o bolo de gergelim, embora não me surpreenda de ser um bolo, perfumado, perfeito para tomar um cafezinho, também muito saudável, adorei a receita.
    Beijo,
    Vânia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vânia, este é dos bons para tomar com café ou chá, porque a massa fica meio pesada. Mas ficou muito bom.
      Beijos

      Excluir
  2. NUNCA USEI GERGELIM MAS ADOREI OS TEUS BOLOS,FICARM LINDOS E ACREDITO QUE UMA DELICIA.
    BJS

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. São, este foi a minha primeira receita de bolo com a pasta de gergelim. Quando vi os ingredientes, gostei e resolvi provar.
      Beijos

      Excluir
  3. Eu sou super servida, adoro sésamo (gergelim) e acho que os bolos iam ficar maravilhosos polvilhados com algumas sementes de sésamo, brancas e pretas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Ondina
      Também gosto muito do sabor do gergelim (sésamo), seja em preparações doces ou salgadas.
      Eu não tinham sementes brancas e pretas, e não me veio à mente de polvilhar com as sementes que eu tinha (douradas). Poderia ter feito. Boa dica para o próximo!
      Beijos

      Excluir
  4. Os bolinhos estão com aspeto super convidativo - eu gosto muito de gergelim, devem ter ficado bem saborosos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Paula
      Aceita um bolinho com um café?
      Beijos

      Excluir
  5. Kati
    Não conhecia alguns destes ingredientes, mas gostei bastante do aspecto dos bolinhos.
    Beijinho

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Imagino que seja a pasta de gergelim, tahine ou tahini. Ele pode ser encontrado em lojas de produtos árabes. Mas eu imagino que possa ser substituído por manteiga de amendoim, ou manteiga de castanha de caju. Nunca testei, mas se quiser provar. A textura do tahine é mais líquida, mas ele é igualmente rico em lipídios.
      Beijos

      Excluir
  6. Kati eu quero!! Que delicia, adorei a receita! Tenho tahine aqui em casa, mas acho que terei que fazer meia receita, só tenho um pouquinho!
    Bjss
    Mel

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Mel!
      Acho que meia receita é o suficiente. Eu fiz inteira e rendeu MUITO (olha quantas forminhas!).
      Beijos

      Excluir
  7. Oi, Kati,

    Huumm, este bolo deve ficar com um saborzinho "árabe" muito gostoso,
    fiquei com vontade de comer uma fatia, rsrs.

    Beijo e bom fim de semana.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Marly
      Para ter um sabor mais "árabe" acho que ele precisaria de mais alguma coisa, talvez mais especiarias, mais frutas secas... não sei. Mas é verdade... no fundo ele tem um toque libanês por contada pasta de gergelim.
      Beijos e bom fim de semana!

      Excluir
  8. OLÁ KATI,
    O SEU BOLO ALÉM DE SABOROSO É SAUDÁVEL, O ASPECTO
    FICOU BOM DEMAIS!
    ADOREI A MISTURA DE INGREDIENTES!

    BEIJINHOS ♥

    ResponderExcluir
  9. Que buena pinta tiene¡¡¡¡, besos

    ResponderExcluir
  10. Muito interessante a receita, me deixou curiosa, já copiei...rs!

    Kati, para o sorteio lá no blog é preciso que você deixe seu nome, email, cidade/estado...não se preocupe em deixar o email, isso é regra em todo sorteio e até hoje não soube de nenhum problema ocorrido por causa disso, ok?!

    Bjuss!!!

    ResponderExcluir
  11. Deve ter ficado muito saboroso beijos

    ResponderExcluir
  12. Olá amiga !
    Kati, adorei esta receita. Ficaram uma delicia concerteza.
    Beijinhos

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...