sábado, 28 de julho de 2012

Bolo salgado de milho

Eu já falei que sempre que vem gente do Brasil, eu faço a minha listinha de encomendas. Como por aqui não tem, sempre peço farinha de milho, fubá ou massa para cuscuz nordestino. Mas às vezes o estoque acaba sendo tão grande que eu não tenho tempo de consumir. Por mais que eu faça cuscuz em casa, sempre como sozinha (meu namorado não gosta - um sacrilégio!), e os pacotes rendem uma eternidade.
Faço cuscuz, como aqui e aqui, polenta, como esta ou esta, mas ainda tenho alguns pacotes. Como aqui é mais frio, não dá bichinho, posso guardá-los bastante tempo. Então andei procurando receitas usando fubá, ou farinha de milho. Além de receitas de bolo, com leite de coco, encontrei uma de bolo salgado que me agradou muito. Fiz para levar para a casa de uma amiga. Fez um sucesso enorme!

Mais uma vez eu faço receitas com produtos brasileiros para os franceses, e fico toda orgulhosa em ver que eles gostaram!


A receita veio daqui, adaptei um pouco as quantidades e o recheio.

Ingredientes:
200g de manteiga amolecida (usei 100g de manteiga + 100mL de óleo)
4 ovos
2 xícaras de fubá
1 xícara de farinha de trigo
2,5 xícaras de leite (parece muito, mas o fubá absorve muito líquido, eu não usei tudo e o bolo ficou se esfarelando)
2 colheres de sopa de queijo parmesão ralado
1 colher de sopa rasa de ervas de provença (ou outras)
sal e pimenta do reino
1 sachê de fermento (1 colher de sopa rasa)
250g de queijo em cubos (usei emental, pode ser qualquer outro)
250g de presunto em cubos

Numa tigela, juntar a manteiga amolecida com o óleo. Juntar os ovos, um a um, batendo sempre. Juntar as farinhas e o leite pouco a pouco, batendo sempre. Juntar o queijo parmesão ralado, as ervas, o sal e a pimenta (cuidado, o queijo ralado já é salgado) e o fermento e bater mais um pouco. Juntar o queijo e o presunto em cubos. Deitar a massa numa assadeira untada e polvilhada com fubá. Levar ao forno por 40 minutos ou até assar (teste do palito).


O bolo fica bem fofinho, delicioso. O recheio fica por conta de quem faz, eu usei queijo e presunto, mas a receita original usava calabresa refogada com cebola. Eu pensei em juntar azeitonas picadas, mas esqueci.

Servi como petisco, cortado em quadradinhos.

8 comentários:

  1. Nunca fiz bolos salgados mas o seu ficou optimo.
    bom fim de semana
    bj

    ResponderExcluir
  2. Oi Kati,
    Tem de fazer sucesso pois é um lindo bolo, apetitoso e com esses ingredientes também delicioso, sendo uma receita prática, simples de fazer.
    Beijo,
    Vânia

    ResponderExcluir
  3. Com certeza faz muito sucesso!! Parece delicioso!!!

    Abraços, Fabiana.

    ResponderExcluir
  4. Oi Kati! Posso imaginar a falta de algumas coisas daqui. Trabalho com franceses e é um prazer pois eles apreciam a boa mesa. Quanto a mim, sempre tenho vontade dos 'calissons' e 'macarrons'! rs Seu bolo está realmente muito bonito e fiquei orgulhosa em saber que temos uma mocinha representando tão bem o nosso País. Parabéns! Beijos, Paula

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Paula,
      Acredita que eu nunca provei calisson? Macarron, sim e eu adoro, embora seja complexo demais para preparar, eu nem me atrevo!
      Sim, franceses gostam de uma boa mesa e valorizam produtos de qualidade.
      Na medida do possível, procuro usar produtos tanto brasileiros para matar a saudade, quanto franceses e de outras origens, pelo prazer da descoberta.
      Obrigada pelo carinho.
      Beijos

      Excluir
  5. Olá Kati, gosto imenso de bolos salgados (e doces também :))!
    Gostei desta receita que apresentas, claro que fez sucesso, só tem coisas boas! As azeitonas teriam ficado muito bem também.
    Vou levar a receita, fubá de milho há na minha despensa!
    Ontem também publiquei um bolo salgado bem saboroso.
    Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Lenita
      eu também sou fã de bolos. São práticos e rendem bastante.
      Sim, as azeitonas teriam dado um gosto bem bom.
      Depois me conta como ficou!
      Beijos

      Excluir
  6. Kati adorei a receita! Vou levar comigo!!!
    Bjs
    Mel

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...