domingo, 29 de julho de 2012

Cheesecake com goiabada no copinho

Muitas vezes eu vejo uma receita, gosto mas não tenho coragem de fazer. Isso já aconteceu várias vezes. Passo muito tempo amadurecendo a ideia, procurando os melhores ingredientes para uma primeira tentativa, vendo diversas receitas.

Para este cheesecake não foi diferente. Vi em vários lugares o modo de preparo (assado ou não), os ingredientes do creme (cream cheese, ricota, iogurte, gelatina, creme de leite) e a forma de apresentação (forma de fundo falso, aros, potinhos). Depois de provar alguns, descobri que o sabor do cream cheese não me agrada totalmente. Também não gosto muito da textura da gelatina. Mas eu continuo gostando da ideia.

Olhando estas receitas da São e da Stefânia, achei que corria menos risco fazendo em potinhos. Assim eu pulava a etapa de desenformar, não corria risco de quebrar o cheesecake e ainda usava os meus potinhos de vidro reaproveitados de iogurte. E resolvi fazer uma receita de cheesecake assado, justamente porque nos potinhos não tem problema nenhum se não der o ponto e o creme ficar mais líquido.

No final das contas, não usei nenhuma receita encontrada, mas achei que esta daqui daria certo. Lembrando que esta é somente a minha primeira tentativa.


Rendeu cerca de 8 potinhos.
Para a base:
125g de biscoito amanteigado
1 colher de sopa de manteiga gelada

Triturar no processador ou no liquidificador os biscoitos. Numa tigela, juntar a manteiga gelada cortada em quadrados e misturar bem com as mãos até formar uma farofa. Dispor nos potinhos apertando de leve com a colher.

Para o creme:
200mL de creme de leite bem gelado
250g de ricota
1 ovo
60g de açúcar
uma pitada de baunilha (não tinha, mas se tivesse, teria usado)

Bater na batedeira o creme de leite até ficar bem fofo. Juntar o açúcar e bater bem. Juntar a ricota e mexer até ficar homogêneo. Despejar nos potinhos até 3/4 da sua altura. Levar ao forno a 150° por 30 minutos ou mais, até que fique firme nas bordas, mas ainda tremendo no centro.


Para a cobertura:
goiabada derretida no micro ondas, potência média durante alguns minutos com um pouco de água.

Quanto ao sabor, ficou perfeito! O gosto da ricota combinou perfeitamente com a goiabada. Quando eu comi, me senti nas nuvens!
O biscoito embaixo ficou muito bom, compacto, como uma base de verdade, não ficou se esfarelando.
A textura do creme depois de frio é bem macia, mas firme. O cozimento foi perfeito. Não fica muito aerado, nem líquido, mas fica um creme delicioso.
A quantidade dentro de um potinho é perfeita para uma sobremesa, depois de uma refeição. Nada exagerado...mas fica aquele gosto de quero mais.
Além disso, a goiabada com a ricota é uma combinação dos deuses. Aliás, goiabada com qualquer queijo!

Resultado da experiência: foi fácil, deu muito menos trabalho do que eu imaginei, e o resultado é impressionante. Ficou bonito e gostoso. Acho que fica muito bem quando temos convidados, porque podemos fazer na véspera e deixar na geladeira até o momento de servir.

Vou fazer mais vezes, acrescentando um sabor a mais ao creme, algo como baunilha ou raspas de laranja, dependendo da cobertura que eu for usar. Se bem que natural assim, já ficou bem bom.


7 comentários:

  1. KATI OS TEUS CHEESECAKES FICARAM LINDOS DEMAIS EU ADORO GOIABADA E IA ADORAR PROVAR UM.
    O QUEIJO RICOTTA É O MEU PREFERIDO POIS TEM UMA TEXTURA MAIS CREMOSA.
    ESTOU AQUI A BABAR ...QUE LINDOS.
    BJS

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. São
      de tanto ver cheesecake no teu blog, resolvi fazer em casa. Ainda mais nos potinhos (como os teus), que eu acho uma graça. Eles podem ir ao forno e fazem bonito na apresentação. A quantidade também é o suficiente para 1 pessoa.
      A ricota é bem saborosa, e com goiabada, ficou uma loucura!
      Beijos

      Excluir
  2. Oi Kati,
    Goiabada com queijo é uma combinação perfeita, assim estes cheesecake de goiabada estavam fadados ao sucesso, são deliciosos.
    Beijo,
    Vânia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vânia
      eu também adoro goiabada com queijo. Ele não ficou fofo como um cheesecake, ficou bem macio.
      Beijos

      Excluir
  3. E como ficam lindos nos potinhos Kati, gostei muito do creme, e Romeu e Julieta é uma dupla que sempre dá certo. Adorei sua sugestão Bjocas

    ResponderExcluir
  4. Que receita fantástica! Deve ser uma delícia...

    Beijinhos

    ResponderExcluir
  5. Ficaram uma delicia estes copinhos!
    Deve estar uma maravilha!
    Um beijinho

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...