terça-feira, 3 de julho de 2012

Horta em casa

Não é preciso morar em casa com jardim para ter ervas aromáticas. Eu comecei há pouco tempo a cultivar algumas ervas para consumo, e elas me deram muitos bons resultados. Alguns potinhos, um pouco de terra, de água, de sol e de carinho, e elas já estão rendendo bons frutos (ou folhas).


Eu adoro ervas para cozinhar. Por enquanto não me interessa ter flores, apesar de achar lindo um jardim bem florido e colorido. Mas se é preciso começar por algum lugar, preferi começar pelas ervas aromáticas. O meu alecrim, o primeiro potinho, que foi usado nesta receita com queijo camembert, ganhou colegas. E eles estão crescendo!

Primeiros frutos da minha horta: framboesas.


As primeiras folhas prontas para o consumo: manjericão (de folhas grandes, dizem que é mais saboroso que o das folhas pequenas), cebolinha e salsa. O manjericão da mini-horta me rendeu um delicioso molho pesto. A salsa, usei para um bom boeuf bourguignon. A cebolinha ainda aguarda uma receita.


Pé de framboesa.


Salsa e manjericão

Orégano e tomilho.

Alecrim (ao fundo), e cebolinha.

Hortelã.

17 comentários:

  1. Olá Kati,
    Gostei muito de sua horta, tem conseguido ótimos resultados, parabéns.
    Beijo,
    Vânia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Vânia, sou meio sem jeito para estas coisas... já tive outras plantas que morreram, mas destas eu estou tentando cuidar direito.
      Beijos

      Excluir
  2. UMA BELA HORTA, ADORAVA TER ERVAS ARÓMATICAS NA VARANDA MAS NÃO POSSO POIS O MEU GATO ADORA COME-LAS.
    BJ

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. São, mesmo se elas estiverem suspensas? Nota-se que seu gato tem muito bom gosto! rs
      Beijos

      Excluir
  3. Olá Kati, passando para conhecer seu cantinho, adorei esse post falando de ervas, tenho tentado cultivar em casa, é sempre muito mais gostoso colhê-las fresquinhas, não é?!
    Bjuss!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Rachel,
      fico muito feliz com sua visita, pois sou fã do seu cantinho.
      As ervas frescas nem se comparam com as desidratadas, além de ter aquele gostinho de "fui eu quem cuidei". Muito mais gostoso.
      Beijos

      Excluir
  4. tens a vida que eu pedi a deus.. infelizmente, ainda sou moça de apartamento -e que não é meu-.. deixa só eu fugir para você ver. Adorei sua horta, é um amor! E como enriquece os preparos. Legal isso.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Andréa, estas ervas são cultivadas em apartamento. Basta uma janela ensolarada, ou uma varandinha, no meu caso, e arrumamos os potinhos por lá.
      A cozinheira e o provador oficial agradecem.
      Beijos

      Excluir
  5. Que legal Kati. Adorei sua hortinha e até me motivei a fazer uma :)

    Um abraço, Fabiana.
    http://sabornoprato.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fabiana, não tem trabalho nenhum! Basta tirar as folhas secas e amareladas (fiz isso depois das fotos), e deixá-las no sol com um pouco de água de vez em quando. Elas vão retribuir o carinho, dando belas folhas. Você pode cultivá-las em vasinhos, em latas, no jardim... tudo se adapta ao seu espaço.
      Beijos

      Excluir
  6. também tenho uma varanda muito pequena, e sempre quis plantar ervinhas aromáticas.
    Você me deu coragem!!
    Acho q vou experimentar. Obrigada pelas dicas!!!
    :)

    http://tapasnalingua.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Ana!
      Fico feliz com sua participação.
      Eu sempre gostei de ervas aromáticas, elas me fazem me sentir meio bruxa na cozinha.
      Eu comecei comprando um potinho de alecrim por acaso, e quando eu vi que o meu namorado começou a se apegar a ele (ele não queria que eu tirasse algumas folhas para usar na cozinha), vi que era o momento certo de comprar outras!
      Tenta mesmo, depois me conta como foi a experiência!
      Beijos

      Excluir
  7. hummm que delicia ameiii imaginei daqui o sabro das suas delicias com essas ervinhas fresquinhas ...ohh coisa boa ..minha mãe fez aqui emcasa uma pequena hortinha de ervas e esta a crescer ..ficam lindas não é mesmo ?? amei as suas parabens boa terça feira bjus

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sadhia
      Nada como ervas frescas. A sua mãe está certíssima em tê-las em casa.
      As receitas vão vir por aqui em breve!
      Beijos

      Excluir
  8. Que linda a sua horta,fiz uma horta sábado nos vasos ficaram lindas beijos

    ResponderExcluir
  9. KATI,
    EU MORO EM APARTAMENTO E TENHO ALGUMAS ERVAS TBM, SENTI
    O CHEIRINHO AQUI.....HUMMMMM!
    OS PRATOS FICAM BEM MAIS SABOROSOS E O AROMA ENTÃO!
    LINDA SUA HORTA, ADOREI O SEU CAPRICHO, PARABÉNS!
    BJS ♥

    ResponderExcluir
  10. Também tenho "ervinhas" na varanda! Dão um cheirinho tão bom!!! :)

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...