segunda-feira, 30 de julho de 2012

Lasanha com vegetais

Quem não gosta de lasanha?

Eu gosto muito, mas já faz tempo que fiz a minha última, nem lembro mais do que era. Acho que de salmão com abobrinha. Gosto das tradicionais, com molho bolonhesa vermelho, carne moída, alternando com presunto, queijo, bastante queijo, e um molho branco, o clássico bechamel. Gosto também das variações, com berinjela, abobrinha, espinafre, ricota, salmão, camarão...

Desta vez resolvi usar um molho vermelho de berinjela e pimentão delicioso, que eu fiz e congelei, com carne moída, e também usar vegetais alternando com a massa. Usei os vegetais grelhados, desta forma eles não soltam muita água. Para o molho branco (bechamel), juntei um pouco de queijo parmesão ralado, assim a lasanha fica mais saborosa.



Usei:
massa de lasanha
berinjela em fatias grelhada sem gordura
abobrinha em fatias grelhada sem gordura
queijo muçarela

Molho vermelho:
molho de berinjela e pimentão feito aqui (pode ser um molho de tomate tradicional)
carne moída
cebola
dentes de alho (usei o alho amassado da minha conserva no azeite, que é mais suave que o alho fresco)
azeite, sal, pimenta do reino

Molho branco (as proporções usadas foram estas, eu dobrei a receita):
1 colher de sopa de manteiga
1 colher de sopa rasa de farinha de trigo
400mL de leite (ou mais, de precisar, pois o molho branco deve ficar mais líquido para cozinhar a massa)
queijo parmesão
noz moscada ralada, sal, pimenta do reino

Começar grelhando os vegetais numa panela de fundo grosso, bem quente e sem gordura. Reservar.
Para o molho vermelho: refogar a cebola com um fio de azeite. Juntar o alho amassado e a carne moída. Refogar em fogo alto até que não tenha mais nenhum pedaço vermelho. Juntar um pouquinho de água e mexer de vez em quando até secar, em fogo moderado. Juntar o molho vermelho, deixar levantar fervura, baixar o fogo e cozinhar durante uns 5 minutos.

Para o molho branco: levar ao fogo uma panela com a manteiga, deixar derreter. Juntar a farinha de trigo, mexer bem até incorporar tudo. Juntar o leite de uma vez e mexer bem com um fouet até ficar homogêneo. Quando engrossar, desligar o fogo (quando mais cozinhar, mais ele engrossa). Juntar o queijo parmesão, verificar o sal, juntar a pimenta do reino e a noz moscada. O melhor é usar o molho branco assim que ele estiver pronto, ainda quente, pois ele engrossa ainda mais quando esfria.

Montar a lasanha, começando com uma camada de molho branco. Fazer camadas de massa + molho vermelho + vegetais + queijo + molho branco + massa... e assim por diante, de forma que a massa sempre esteja entre duas camadas de molho para facilitar o cozimento. Cobrir com queijo e levar ao forno quente. Eu levei ao forno por 20-30 minutos coberto com papel alumínio, para cozinhar a massa, depois retirei o papel e deixei mais 20 minutos no grill para dourar.

Eu usei a massa crua, para cozinhar no molho, que estavam bem líquidos. Se o molho não estiver líquido o suficiente, juntar um pouco de leite nas bordas da travessa para ajudar a cozinhar a massa.

A carne moída na massa pode ser retirada para uma lasanha vegetariana.

11 comentários:

  1. Oi Kati,
    A lasanha com vegetais ficou com ótima aparência, pelos ingredientes e modo de preparo é deliciosa, ótima sugestão.
    Boa semana, beijo,
    Vânia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Vânia
      os vegetais no lugar de parte da massa deixaram a lasanha mais leve e saborosa.
      Beijos

      Excluir
  2. Que maravilha de lasanha ,quero fazer a receita,Boa semana beijos

    ResponderExcluir
  3. Ai ai Kati, adoro lasanha de tudo que é jeito, mas de vegetais eu amo, ainda mais com berinjelas e abobrinhas. A sua ficou maravilhosa, gostei por demais. Excelente sugestão. Beijinhos, ótima semana

    ResponderExcluir
  4. OLÁ KATI,
    QUE SHOW DE RECEITA, QUE CAPRICHO, FICOU PERFEITA!

    BEIJINHOS E ÓTIMA SEMANA!

    ResponderExcluir
  5. Kati, que linda sua lasanha, achei um espetáculo, vou fazer, essa sua conserva de alho, me deixou doidinha, vou levar as duas receitinhas.
    Beijocas, boa semana
    Ana Claudia

    ResponderExcluir
  6. Eu adoro lasanha, seja do que for... Tb fiz há uns tempos de vegetais, e adorámos a experiência :)
    K aspecto bom!!
    beijinhos

    ResponderExcluir
  7. Que receita deliciosa...adorei o aspecto.

    Beijinhos

    ResponderExcluir
  8. A SUA LASANHA FICOU FANTÁSTICA...JÁ JANTAVA NOVAMENTE.
    BOA SEMANA
    BJS

    ResponderExcluir
  9. Olá Kati, cá estou de volta para mandar os meus beijinhos.
    Hummm, que delicia esta tua lasanha ! Perfeita !
    Beijinhos.

    ResponderExcluir
  10. Olá Kati,
    Menina que lasanha linda! A avaliar pela lista de ingredientes ficou maravilhosa!
    (estou bem contente com a sorveteira, ainda bem que me decidi a comprar, é da marca Krups)
    Bjs

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...