sábado, 14 de julho de 2012

Maçã caramelizada com chocolate

O fim da semana vai chegando (desta vez não estarei em casa), a geladeira esvaziando, enquanto algumas frutas ficam esperando a sua vez de serem consumidas. Como esta minha última maçã do cesto de frutas e legumes, que ficou lá a semana toda, meio escondida entre uma abobrinha e um limão, mas que não resistiria até a semana que vem.

Eu já devo ter dito que não sou fã de maçã, assim, pura, sem mais nada, para comer. No entanto, em algumas preparações ela é muito apreciada. Por isso resolvi fazer uma sobremesa rapidinha sem muitos ingredientes, afinal, só tinha uma mesmo.

Como lembrei do sabor do meu pêssego caramelizado com sorvete, resolvi fazer parecido com a maçã. E não me arrependi. Uma sobremesa assim, quente (morna), desce pelo estômago fazendo um carinho por onde passa. Boa para o inverno, eu acho.


Comecei cortando a maçã em 4, descascando-a e tirando as sementes, depois cortando-a em pedaços menores. Gosto de usar a casca quando dá, mas desta vez ela ficou de fora (usei-as para um chá - ou infusão junto com um pau de canela - coisa boa para relaxar e dormir bem).

Numa panela pequena, derreti uma colher de chá de manteiga (pelo sabor não da pra usar outra coisa, né?) e juntei um punhado de açúcar. Deixei formar uma calda cor de caramelo. Juntei os pedaços de maçã e uma pitada de canela em pó e deixei em fogo baixinho, para tomar cor e gosto lentamente. Quando a maçã estava macia e dourada, uns 5 minutos depois, desliguei.




Esta maçã fica muito bem acompanhada de uma bola de sorvete (que eu não tinha), de um iogurte natural (que eu também não tinha - falei que a minha geladeira estava vazia), como recheio de crepes, ou puro mesmo.

Como não tinha mais nada interessante para acompanhar as pobres maçãs, derreti um pedaço de chocolate (64% de cacau) no micro-ondas com uma colher de leite e joguei por cima (segundo a sugestão que eu vi aqui). Os mais insanos podem juntar também uma boa colher de creme de leite.



Ficou divino! A maçã agradece.

10 comentários:

  1. Olá Kati,
    Francamente não tinha pensado em tal combinação, mas agradou-me, é deliciosa, quem comeu a maçã com chocolate agradeceu... rsrs.
    Beijo,
    Vânia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vânia, vi várias receitas de maçã no forno com açúcar ou mel e canela. Mas eu não queria ligar o forno só para 1 maçã... então fiz na panela mesmo.
      Beijos

      Excluir
  2. GOSTO DE SOBREMESAS COM MAÇA, A TUA FICOU OPTIMA ,O CHOCOLATE DEU UM TOQUE GULOSO COMO EU GOSTO.
    BOM FIM DE SEMANA
    BJS

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. São, o chocolate nem era necessário, mas ele ficou bem mesmo com a maçã.
      Beijos

      Excluir
  3. Huuuum...que delícia!
    Beijos
    Chris
    http://inventandocomamamae.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Kati o que é isso? Deve ter ficado delicioso!!!!
    Bjs
    Mel

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mel,
      esta foi uma sobremesa express, vapt-vupt, mas que deu certo!
      Beijos

      Excluir
  5. Que linda sua sobremesa Kati, adoro tudo que vai maçãs, por que geralmente adicionamos canela à elas e amo maçã com canela. Deve ter ficado deliciosa com o chocolate. Gostei muito. Beijinhos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Vânia,
      também gosto muito do sabor e do aroma de maçã com canela. O chocolate veio somente para deixar mais guloso.
      Beijos

      Excluir
  6. Que bom!! Adoro a combinação e facilmente se faz uma sobremesa maravilhosa :)

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...