terça-feira, 24 de julho de 2012

Quiche de salmão com ricota

Vi esta receita no blog da Kátia (que antes participava da Rainhas do Lar), Pitéu - Cozinha Afetiva. Adoro o jeito como ela cozinha, é realmente inspirador não ter receita fixa, fazer as coisas assim meio no olho.
Por mais que eu tente passar receitas e quantidades aqui no meu blog, tenho dificuldades nisso. Acho que é olhando pra massa que a gente sabe que ela quer mais manteiga, ou farinha. Minha mãe também é dessas que usa uma quantidade de manteiga para começar, e vai jogando trigo até chegar ao ponto certo, sem medir.
Para esta receita, a Katita incrementou a massa da quiche com queijo parmesão, pimenta calabresa e ervas secas. Ficou uma tentação. Copiei na hora! E como eu tinha dois filés de salmão no congelador, eles pediram na mesma hora para participar do prato!


Mãos à obra!

Para a massa:
usei 120g de manteiga (foi o suficiente para um quiche grande e uma pequena - receita em breve)
1 ovo
100mL de água
ervas secas (usei ervas de provença)
pimenta calabresa
queijo parmesão ralado
farinha de trigo o quanto baste

Misturar a manteiga, o ovo, a água. Juntar a farinha de trigo aos poucos, amassando bem e agregando todos os ingredientes. Acrescentar as ervas, o queijo ralado e a pimenta calabresa. Juntar mais farinha até formar uma bola macia. Cobrir com papel filme e levar à geladeira por uns 20 minutos.
Enquanto isso, preparar o recheio.

Usei:
2 filés de salmão (usei congelados)
1 cebola picada
4 dentes de alho amassados (usei a minha conserva de alho no azeite, feita aqui - o sabor fica mais suave, se usar fresco, usar 2 dentes)
1 colher de chá de pasta de alho e gengibre
purê de pimenta
100mL de leite
200g de molho 4 queijos (comprado pronto, o mesmo que eu usei neste Mac&Cheese com espinafre)
3 ovos
250g de ricota
queijo parmesão ralado para gratinar

Levar o salmão ao forno quente, temperado com sal, pimenta do reino e suco de limão por uns 15 minutos para assar levemente. Não precisa descongelar antes. Amassar com o garfo para desfiar.

Numa panela, refogar a cebola num fio de azeite, juntar a pasta de alho e gengibre e o alho amassado. Misturar o salmão desfiado, juntar o leite e o molho pronto. Retirar do fogo e juntar a ricota. Bater os ovos numa tigelinha e juntá-los ao recheio. Misturar bem. Deixar esfriar.

Preaquecer o forno. Abrir a massa com um rolo, forrar a forma, não precisa untar. Fazer furinhos com o garfo. Despejar o recheio, espalhar o queijo ralado por cima e levar ao forno quente por 30 minutos.


A massa ficou divina! Com um gostinho de queijo, o perfume das ervas e de vez um quando um ardidinho da pimenta calabresa, mas nada muito forte. A massa assou direitinho, não ficou encharcada por causa do recheio, ficou bem firme, não ficou se esfarelando fácil. Quando eu tire a fatia da forma, pensei que a massa ia quebrar porque o recheio foi generoso, mas não.

O recheio ficou delicioso, os ovos deram a liga necessária, mesmo precisando de mais tempo no forno do que a quiche original, que levava farinha de trigo. Como juntei a ricota, a textura ficou meio granulada.

Resultado: abandonei de vez as massas compradas prontas! O sabor é incomparável e ainda podemos juntar ervas e temperinhos que queremos.
Servi com uma salada de alface, tomate e rabanete.
 

8 comentários:

  1. Oi Kati,
    Humm, quiche e de salmão já gostei, pelos ingredientes e pela deliciosa aparência, ficaram lindas.
    Beijo,
    Vânia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vânia,
      este pode fazer sem medo, é sucesso garantido! A massa é deliciosa, o recheio, idem!
      Beijos

      Excluir
  2. Kati que ótima receita! Vou levar comigo!!!!
    Bjss
    Mel

    ResponderExcluir
  3. KATI,
    FICOU UMA BELA QUICHE E ACOMPANHADA DE UMA SALADINHA
    MELHOR AINDA, QUE DELÍCIA!

    BEIJINHOS ♥

    ResponderExcluir
  4. Hum...que maravilha, esta receita é fantástica! Ficou perfeito e delicioso...

    Beijinhos

    ResponderExcluir
  5. Quiche já é gostosa por si só Kati, com salmão então! Adoro salmão, e o toque de gengibre deve ter deixado com um sabor único. Adorei a receita Kati. Sua quiche ficou linda. Beijinhos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ai, Josy...eu cai nos encantos do gengibre. Percebi que eu estou usando em quase tudo. Gosto mesmo!
      Beijos

      Excluir
  6. Ficou lindaaaa, essa vou salvar nos favoritos! Bjs

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...