quarta-feira, 18 de julho de 2012

Salada estival 5 - lentilha, beterraba e queijo de cabra

Mais uma salada bem colorida para celebrar o  verão que teima em não chegar.... por aqui temos chuva, tempo nublado, temperaturas de outono, pouca luz do sol, um tempo bastante triste.

Mas dentro de casa, na cozinha, tento compensar a falta de sol com saladas, para lembrar que o verão chegou. Só assim mesmo.

Desta vez, uma salada rosa cor de beterraba. Juntei lentilhas cozidas para ter uma refeição completa. A maçã trouxe um toque ácido para o paladar. Sem contar que ela também combina muito bem com o queijo de cabra. Por cima, um molho de iogurte com hortelã, bem refrescante. Tudo isso sem carne. Nem precisa, né?



folhas de alface
2 beterraba cozidas em cubos
1 tomate em cubos
1 lata de milho verde
60g de lentilha cozida "al dente"
1 maçã em cubos (com casca), que eu deixei de molho alguns minutos com suco de meio limão e água até estarem cobertas
queijo de cabra fresco
ovo cozido

1 iogurte natural desnatado
folhas de hortelã
suco de meio limão
um fio de azeite
sal e pimenta do reino

Cozinhar as lentilhas em água com sal. Quando estiverem macias, mas ainda um pouco firmes, escorrer e deixar esfriar. Cortar as maçãs em cubos, colocar numa tigela e espremer meio limão. Cobrir com água. Escorrer somente na hora de misturar com os outros ingredientes. Retirar a pele das amêndoas e reservar.
Fazer uma camada de alface num prato. Misturar os ingredientes da salada, menos o queijo de cabra e as amêndoas. Tostar as amêndoas numa frigideira sem gordura até dourar. Dispor o queijo de cabra por cima da salda, enfeitar com as amêndoas grelhadas.
Para o molho, passar todos os ingredientes do liquidificador. Verificar o sal e a pimenta do reino, acertar se preciso.


5 comentários:

  1. Oi Kati,
    Agradou-me muito esta combinação de ingredientes para a salada de lentilha, beterraba e queijo de cabra, assim como o molho, é uma saudável e deliciosa combinação.
    Beijo,
    Vânia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vânia
      depois que eu provei hortelã em receitas salgadas, e vi que ela dá um sabor agradável e refrescante, vira e mexe, faço algo com ela.
      E o queijo de cabra vai muito bem com o todo.
      Beijos

      Excluir
  2. Mal vi o titulo da salada disse: vou adorar, tem tudo aquilo que eu gosto. E tem pois. Para logo ao jantar há-de sair um salada de salmão bem colorida, quem sabe com alguns destes ingredientes :)

    ResponderExcluir
  3. Nossa Essa Receita é uma Delicia ADOREI...

    ResponderExcluir
  4. Essa sua Receita é uma Delicia ADOREI...

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...