segunda-feira, 2 de julho de 2012

Sopa de frutas vermelhas com sorvete de baunilha

Para sobremesa do meu jantar sueco, eu não podia deixar de usar frutas vermelhas. Elas estão presentes nos países nórdicos (europeus em geral), sendo consumidas o ano inteiro (congeladas, quando fora da época).

Um forma muito boa de degustá-las é em forma de sopa. Sim, sopa de frutos vermelhos, ou fondue de frutos vermelhos. Com uma bela bola de sorvete de baunilha por cima. O contraste quente e frio é delicioso!


Para a sopa:
2 xícaras de chá de frutos vermelhos congelados (ou frescos)
1 pitada de um tempero feito com uma mistura de 4 especiarias (canela, cravo, noz-moscada e pimenta do reino), que imita o aroma da pimenta da Jamaica
um pouco de água
1 colher de sopa de açúcar (ou mais, se quiser)

Levar ao fogo numa panelinha, deixar ferver. Baixar o fogo e deixar reduzir um pouco.

Servir numa tacinha, com o sorvete de baunilha por cima.



O jantar começou com:
Canapés de salmão ao molho de endro
Pyttipana.

Mais informações sobre a Suécia em comidas, ver este post aqui.

23 comentários:

  1. Oi Kati,
    Adorei esta sugestão, sopa de frutas vermelhas com sorvete, imagino-a deliciosa e pela foto ficou linda.
    Beijo, bom inicio de semana,
    Vânia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vânia, como eu gosto muito de sorvete com calda quente, eu adorei esta mistura.
      Beijos

      Excluir
  2. Que combinação fantastica :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Foi uma mistura simples e que deu certo. Além do quente x frio que é delicioso.
      Obrigada pela visita!
      Beijos

      Excluir
  3. Adorei tooodo o jantar. Mas essa receita é apaixonante. Sempre achei fabuloso bolinho com calda quente de brigadeiro e uma bola de sorvete que ganhei no dia do meu aniversário de 15 anos. Desde aí, nunca mais parei de apreciar esse sabor de duas temperaturas ao mesmo tempo. Amo frutas vermelhas e elas assim quentinhas com uma bola de sorvete por cima, ficou lindo mesmo. =)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Andréa, eu também sou fã do frio quente. Tenho uma amiga que faz calda quente de brigadeiro para tomar com sorvete de flocos, e isso é uma perdição! Acaba com qualquer mau humor! Este seu bolinho de aniversário merece um post em sua homenagem, o que achas?
      Beijos

      Excluir
  4. hummmm que delicia de receita eu adoro e faz tempo que não faço e a sua esta me dando vontade de fazer ..que delicia bjus

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Sadhia, a foto, mesmo não estando boa, consegue transmitir um pouco do sabor da sobremesa.
      Fico feliz com sua participação aqui.
      Beijos

      Excluir
  5. Ai que delícia eu quero,boa semana beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Luci, a sobremesa acabou rapidinho! Mas com as frutas congeladas é rapidinho de fazer a calda! Pode testar!
      Beijos

      Excluir
  6. Nossa Kati que tentação!!! Adro frutas vermelhas, quentinha com a bola de sorvete, Meu Jesus, que show, adorei. Ficaram lindas as frutas e sua taça. Bjos excelente semana

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Josy, a foto nem ficou boa, mas a sobremesa fez um sucesso enorme!
      Beijos

      Excluir
  7. Nossa que diferente!! Adorei a combinação, parece uma delícia.

    Um abraço, Fabiana.
    http://sabornoprato.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Fabiana
      Na Suécia eles tem esta calda de frutos vermelhos mesmo no café da manhã, para tomar com iogurte e cereais. Eu também não sou muito acostumada, mas estou aprendendo...
      Beijos

      Excluir
  8. UMA SOPA DESSAS NÃO IMPORTAVA DE COMER TODOS OS DIAS POIS ADORO FRUTOS VERMELHOS.
    ESSA TAÇA ESTA MESMO UMA PERDIÇÃO.
    BJ

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. São, eu também não me importava. No calor ou no frio ela vai bem.
      Beijos

      Excluir
  9. Que delicia de sopa :) Uma verdadeira tentação!!!
    Beijinhos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Uma sopa nada convencional, mas pode chamar de calda quente, de fondue ou do que quiser. Garanto que com este sorvete, ela é fantástica!
      Beijos

      Excluir
  10. OiKati, que maravilha essa sobremesa! Eu não conhecia e adorei a dica. Já anotei.
    Essa blogagem está aquecendo o meu apetite.
    beijos
    Chris
    http://inventandocomamamae.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Chris, seja bem-vinda.
      Depois me conta como ficou!
      Nos vemos no seu blog, que eu já virei seguidora!
      Beijos

      Excluir
  11. Kati, amei a sopa, já tomei uma vez em Gramado e fiquei apaixonada.
    Beijos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Karina,
      é bom mesmo, né? No friozinho, mesmo com sorvete fica bem.
      Beijos e sinta-se em casa!

      Excluir
  12. Que delícia! Uma das receitas de inverno mais criativas, quando aqui baixar as temperaturas vou tentar fazer. Beijos

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...