quinta-feira, 26 de julho de 2012

Torta de tomate e tapenade

Este fim de semana, fiz uma boa tapenade, uma pasta de azeitonas típica do sul da França, que eu já mostrei aqui, e que sempre aparece aqui em casa, seja verde, seja preta. Desta vez, fiz com azeitonas pretas.

Mas como acabou sobrando e eu resolvi fazer algo para aproveitá-la. Achei esta receita de torta de tapenade com tomate, e me apaixonei.


A receita é bem simples. Usei a mesma massa da quiche de salmão com ricota.

Para o recheio, usei:
tomates sweet grape (ou tomate cereja)
queijo muçarela fresco (meia bola)
alecrim (usei seco)

Tapenade feita com:
150g de azeitonas pretas
1/2 xícara de nozes
1/2 xícara de castanhas de caju
2 dentes de alho (sem o gérmen)
ervas de provença
azeite até dar o ponto desejado

Para a tapenade:
A tapenade original usa a mais 50g de filés de anchova (passá-los na água para remover um pouco o sal), que eu não usei. Passar todos os ingredientes num processador de alimentos (ou no liquidificador), menos as azeitonas. Quando estiver bem fino, juntar as azeitonas e passar até que elas virem purê, mas ainda com alguns pedacinhos. Juntar o azeite para dar a textura desejada, sempre batendo.
Esta receita rende muito mais do que o que é usado na torta. Guardar na geladeira e degustar sobre torradinhas.

Para a torta:
Aquecer o forno. Abrir a massa numa forma, fazer furinhos com o garfo. Colocar uma camada de tapenade no fundo da torta. Cobrir com tomates cortados ao meio, intercalando com um pedaço de muçarela. Colocar alecrim por cima e levar ao forno até gratinar o queijo.



Perfeita para comer com uma salada e a refeição fica completa. Perfeito para uma segunda sem carne, por exemplo.

7 comentários:

  1. Bom dia Kate,
    Certamente também vou adorar esta torta de tomate e tapenade, é perfeita, muito apetitosa, ficou linda e gosto muito de todos os ingredientes, ótima receita.
    Beijo,
    Vânia

    ResponderExcluir
  2. Que maravilha! Ficou um prato lindíssimo e deve der delicioso.
    bjs

    ResponderExcluir
  3. Oi Kati. Que delícia esta receita. Não conhecia tapenade, parece bem saboroso!!!

    Abraços, Fabiana.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fabiana,
      a tapenade eu conheci aqui, vende-se em potinhos de vidro, como molho pesto ou outros molhinhos especiais. Mas depois que eu descobri o quanto é fácil de fazer e que usa tão poucos ingredientes, de vez em quando eu faço em casa para um petisco rápido e gostoso. Desta vez eu fiz e sobrou bastante, resolvi aproveitar nesta torta.
      Beijos

      Excluir
  4. Ai que linda e deve ser muito saborosa beijos

    ResponderExcluir
  5. Kati que linda sua torta, estou super curiosa para fazer tapenade em casa, sempre vejo por aí e parece delicioso, sua idéia de juntá-lo a torta ficou maravilhosa, adoro esses tomatinhos e a julgar pela linda foto, ficou super saborosa. Adorei. Bjocas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Josy
      Se você gosta de azeitonas, faça mesmo. Este fim de semana eu fiz de novo! Usei azeitonas verdes e aromatizei com folhas de manjericão fresco. A criatividade é o limite.
      Beijos

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...