sábado, 25 de agosto de 2012

Arroz com quinoa e medalhão de carne moída com queijo e legumes

Ainda na minha ânsia de descobrir a quinoa, resolvi usá-la no dia a dia, no meu almoço.

Como eu já falei por aqui, faço almoço para levar para o trabalho, em uma marmita. Queria juntar a parte saudável da quinoa com a praticidade no meu dia a dia.

E fiz isso fazendo simplesmente um arroz com quinoa. Para acompanhar um medalhão de carne moída e legumes refogados ao curry.
 

Para o arroz com quinoa, não tem segredo: cozinhei uma xícara de arroz com meia xícara de quinoa. Juntei 3 xícaras de caldo de frango caseiro (feito assim) para cozinhar, até a água secar.

O medalhão eu fiz com carne moída e cubinhos de queijo. Fiz assim: temperei a carne moída com sal, pimenta do reino e um pouquinho de vinagre balsâmico (que deixou um gostinho bom na carne!). Num aro, coloquei um pouco de carne moída e espalhei bem. Arrumei os cubinhos de queijo e coloquei outra camada de carne moída por cima. Não quis juntar ovo nem farinha de rosca ou pão, como nas almôndegas, para valorizar o gosto da carne. E também não quis fritar nem grelhar.
Coloquei-os numa assadeira coberta com papel manteiga. Levei ao forno por 20 minutos, virei e mais 10 minutos do outro lado. O queijo que estava próximo das bordas derreteu um pouco e escorreu pela assadeira. Dai eu recolhi e coloquei em cima da carne.


Para os legumes: refoguei uma cebola picadinha com azeite e alho amassado (desta conserva no azeite, que foi aromatizada com pimenta calabresa e ervas secas). Nesta hora, temperei com um pouco de curry (opcional). Juntei abobrinha sem casca cortada em cubos, deixei cozinhar um pouco com um pouco de caldo de frango (so um pouco para não grudar na panela). Juntei cenoura em rodelas já cozida, e couve-flor em pedaços, também cozida. No final, juntei um punhado de coentro para aromatizar e desliguei o fogo.

E olha que prato bonito que ficou!
O arroz ficou bem gostoso. Gosto de arroz normal, enriquecido com grãozinhos às vezes crocantes de quinoa. Adorei.
Os legumes, me inspirei da Abobrinha ao curry, que eu mostrei aqui no blog.
A carne assada no forno ficou deliciosa, o toque de vinagre balsâmico deu um sabor bem agradável.


E a minha marmita! Alguém aí também leva almoço para o trabalho, ou faz para alguém levar? O que vocês gostam de preparar?

10 comentários:

  1. Olá

    Eu preparo marmita para o marido levar.
    Esta sugestão é deliciosa como sempre :D
    Bom fim de semana

    Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sempre é bom ter ideias para variar na marmita, né?
      Beijos

      Excluir
  2. oi Kati bom dia,ficou bonito e saudavel o seu almoço,vc me fez lembrar de uma receita a muito esquecida,medalhão de carne moida.bjs Rosinha
    (hoje estou fazendo mais uma de suas receitas Grão de bico com salmão)um ótimo final de semana

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é, Rosinha!
      Esta carne moída estava pronta para virar hambúrguer, mas ai eu recheei com queijo e lembrei do nome medalhão de carne moída, que eu acho que se aplica a este caso.
      Eu vi a salada, ficou bem bonita! Obrigada por citar o blog.
      Beijos

      Excluir
  3. Olá Kati,
    Não só ficou uma refeição muito apetitosa, nutritiva, como também ficou saudável é uma ótima receita e associação de ingredientes.
    Beijo, bom final de semana,
    Vânia

    ResponderExcluir
  4. Kati,
    quantas delícias num só prato, tudo perfeito!
    Estou morrendo de vontade de provar quinoa, a cada
    vez que vejo uma receita a vontade aumenta.

    Beijinhos e ótimo domingo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Andréa, aconteceu o mesmo comigo.
      Até que um dia eu vi no supermercado e resolvi comprar para provar.
      Beijos

      Excluir
  5. Kati... esse seu prato tá lindo..
    Hummm que eu adorei
    Está colorido e com uma aparência de "quero mais"
    Adorei a dica..
    Tenho que procurar por aqui onde vende quinoa.. porque estou muito curiosa para experimentar..
    Beijinhos
    Sheila

    ResponderExcluir
  6. Está fantástico este prato!
    Um beijinho

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...