sexta-feira, 31 de agosto de 2012

Bolo invertido de nectarina

Depois de ver tantos bolos invertidos nos blogs amigos (geralmente de banana, como o da Faby, no Pimenta no Reino, ou da Sandra, A Bruxa do Caldeirão Solar ou da Tatiana, do Panelaterapia  ou Iliane - que eu não consigo mais acessar - e tantas outras), resolvi usar a ideia e fazer o meu. Na verdade aproveitei que tinha muitas nectarinas em casa, frutas da época, e eu não conseguia dar conta. Em forma de bolo tudo passa melhor, né?



Comecei fazendo um caramelo diretamente na forma com açúcar e água. Cortei as nectarinas (elas eram brancas, ficou parecendo maçã na foto) em 8 fatias, retirei os caroços, mas não as cascas. Arrumei as fatias na forma caramelada. Arrumei tiras de papel manteiga nas bordas para o bolo não grudar.


O bolo eu preparei assim:
2 potes de iogurte (no total, 250mL)
4 ovos
o resto das medidas usando um pote de iogurte
1 pote de óleo
2 potes de açúcar (eu não tinha açúcar suficiente, fiz com 1 pote de açúcar e o resto de rapadura, em barra mesmo, derretida em um pouco de água quente - por isso o bolo ficou mais escuro)
3 potes de farinha de trigo
1 colher de sopa cheia de fermento em pó
1 pitada de uma mistura de 4 especiarias (canela, cravo, noz-moscada e pimenta do reino), que imita o aroma da pimenta da Jamaica

Bati o iogurte com os ovos, o açúcar e o óleo. Juntei aos poucos a farinha de trigo (e a rapadura derretida). Quando estava bem homogêneo, juntei as especiarias e o fermento e misturei levemente. Deitei na forma sobre as nectarinas, com o cuidado para o papel manteiga não cair. Levei ao forno até assar.

Desenformei ainda morno, para o caramelo não grudar na forma. O bolo saiu quase perfeito, sendo que uma nectarina grudou na forma, e tive de tirá-la depois com um garfo.


Ficou bem gostoso, perfeito no café da manhã ou com um chá ou café.


Esta receita participa da blogagem coletiva da B.V., ingredientes de A a Z, começando pela letra A: açúcar, anis, amido de milho.

18 comentários:

  1. Olá Kati,
    Quando as irmãs Tatin fizeram o primeiro bolo invertido de maçã, não imaginaram que o erro fizesse tanto sucesso.
    Ficou lindo, certamente delicioso impossível não se repetir.
    Bom final de semana, beijo,
    Vânia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vânia,
      se a lenda até hoje existe é porque a receita funciona.
      Já mostrei a original aqui no blog, mas qualquer variação é bem-vinda.
      Beijos

      Excluir
  2. JÁ FIZ COM ANANÁS ,ADORO NECTARINA E IA ADORAR ESSE .
    FICOU LINDO E CERTAMENTE QUE UMA DELICIA.
    BOM FIM DE SEMANA
    BJS

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Adoro com ananás, para mim tem um valor sentimental grande! Era o bolo de todos os anos do aniversário do meu pai. Faz tempo que não fazemos para ele, quem sabe este ano?
      Bom fim de semana.
      Beijos

      Excluir
  3. Oi Kati, linda receita, adoro nectarinas e adoro bolo, tem combinação melhor do que esta? kkkkk Fiquei aliviada em saber que vc tb sofre com os panos de prato, achei que era apenas eu. Esse ano irei ao Brasil e espero trazer uns 20 rs rs. Tenha um ótimo final de semana, beijos =*

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Larissa,
      agora que estamos em plena época de nectarinas e pêssegos, é o momento ideal.
      Também vou para o Brasil em breve, e pano de prato faz parte da minha lista de compras! kkkkkkk
      Beijos

      Excluir
  4. Que delícia!!
    Adoro Nectarina, acho que ficou uma delícia!!

    Beijos

    ResponderExcluir
  5. Excelente receita, mas entendes te mal o passatempo.
    As receitas teen que conter todos os ingredientes escolhidos por mim.
    Ou seja só metes te o açúcar, faltou o anis e o amido de milho.
    Mas fica para a próxima.
    Adorei o bolo.
    beijo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hum...assim complica, pois não gosto de anis.
      Mas valeu a tentativa.
      Beijos

      Excluir
    2. Kati,
      deixei um comentário mais deu erro, vou comentar novamente, rsrs.
      Tenho vontade de fazer essa receita com peras, o seu bolo ficou
      lindo e tentador!

      Bom final de semana!
      bjs ♥

      Excluir
  6. Kati que delícia!!
    Olha que eu fiquei aqui admirando essa maravilha...
    Hummmmmmm bom demais da conta..
    E pode ter certeza de que vou tentar em breve... porque a carinha está de comer rezando..
    Hummmmmmm
    Bem que uma fatia aí poderia vir pra cá agora mesmo como em um passe de mágica né?
    Eu iria adorar..
    Beijinhos no seu coração...
    E uma sexta-feira mais que linda..
    Sheila

    ResponderExcluir
  7. Kati que delícia de bolo e ficou lindo ,bom final de semana beijos

    ResponderExcluir
  8. Kati, menina!!! O que é isso? Que delícia!!! Ficou simplesmente maravilhoso! Adorei a receita :) A nectarina no bolo ficou ótima, não sou muito fã de banana.
    Ah, uns dias atrás eu senti a falta da Iliane, fui olhar o blog dela e também não consegui entrar, que peninha.

    Bom final de semana. Fabiana.

    ResponderExcluir
  9. Noooossa Kati! Eu entendi direito?! Você colocou pimenta do reino no bolo?! Que diferente... Acho que eu iria amar o sabor!!
    Puxa vida... Criatividade é tudo nessa vida, né?! Adorei, parabéns!
    Bjss, Camila.

    ResponderExcluir
  10. Hummm que delicia adoro nectarinas Kati, caramelizadas assim junto ao bolo, ficou um espetáculo, a essas horas bem gostaria de uma fatia bem generosa hehehe.
    Beijinhos, ótimo final de semana

    ResponderExcluir
  11. Oi Kati! Eu deixei um comentário mas acho que não tá indo =(
    Adorei a pimenta do reino que vc colocou na receita! Deve ter ficado incrível!!
    Beijos!

    ResponderExcluir
  12. Oi Kati,
    Esse bolo invertido está de deixar qualquer um babando de desejo. Amei!
    Adorei a receita e já anotei aqui.
    beijos
    Chris
    http://inventandocomamamae.blogspot.com/

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...