quinta-feira, 30 de agosto de 2012

Carne de porco ao forno e cebola assada com especiarias

Esta receita tem cara de almoço de domingo, ou de jantar com amigos no sábado, quando a gente quer fazer algo gostoso, mas sem precisar passar todo o tempo na cozinha.
O forno é amigo nessas horas, e podemos assar tudo ao mesmo tempo, carne e acompanhamento.

Legumes assados não é novidade para ninguém, eu mesma já fiz várias vezes em casa, e funciona com tudo (receita aqui). A novidade desta vez, foi que eu juntei cebolas temperadas com especiarias... ficou divino!

Para a carne, comprei esta peça de carne de porco já amarrada e pronta para assar. Temperei somente com sal e mostarda ("à l'ancienne", com os grãozinhos), seu eu tivesse na hora, teria regado com um pouco de vinho branco. Levei ao forno numa assadeira coberta, que faz o mesmo efeito do papel alumínio (falei sobre ela aqui). Esta assadeira tem uma grelha que deixa o assado mais alto para permiti que a gordura escorra. Depois de uns 40 minutos ou 1 hora, o tempo de assar bem por dentro, retirei a tampa da assadeira e deixei mais uns 20 minutos só para dourar.

Para os legumes, usei batatas daquelas com a casca rosada (que são mais docinhas e gostosas, e não descasquei) e cebolas fatiadas. As batatas eu temperei com azeite, sal e tomilho seco. As cebolas eu temperei com azeite e uma mistura de 4 especiarias (canela, cravo, noz-moscada e pimenta do reino). Arrumei tudo numa assadeira coberta com papel manteiga. Levei tudo ao forno e fui dar atenção às visitas!

Mas atenção porque os legumes ficam prontos antes da carne (carne de porco tem que ser bem assada, sem partes vermelhas ou rosadas por dentro), então é bom tirá-los do forno antes, ou só colocar no forno algum tempo depois da carne.


As fotos do prato ficaram bem escuras, mas dá pra ter uma ideia de como ficou. A carne fatiada, os legumes, batata e cebola, e um purê de cenoura com ricota delicioso que eu mostrei aqui.

33 comentários:

  1. Bom dia Kati,
    Gosto muito de cebolas no forno, de carne de porco, também da cenoura com ricota ficou uma deliciosa e linda refeição, gostei muito.
    Beijo,
    Vânia

    ResponderExcluir
  2. Oi Kati!
    Cheguei aqui através do link em outro blog.
    Que receita deliciosa, adorei;)
    Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Liduh,
      obrigada pela visita!
      Seja bem-vinda e volte quando quiser.
      Beijos

      Excluir
  3. Oi Kati, que refeiçao de luxo hem?? Caprichou, gostei de tudo!!!

    Ja sabe da BC né??? eheheheheheh :D

    Beijocas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Margarida!
      Fizemos em casa um jantar para um casal de amigos, por isso tanto capricho!
      Beijo

      Excluir
    2. Kati, a dos vegetais com a Ana Claudia e a Josy e eu ehehehehehh!!!

      Excluir
    3. Ah! Sim, estou animadíssima para começar.
      Estou aguardando o email da Ana para as 4.
      Beijos

      Excluir
  4. oi Kati e jantar foi capricado,aqui em casa usamos muito também a carne suina,bjs Rosinha

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Rosinha,
      eu gosto muito porque combina bem com agridoce. Fica bom com ameixa, abacaxi, o docinho do purê de cenoura...
      Beijos

      Excluir
  5. Kati que capricho no preparo desta carne! Eu amo carne suína e recentemente descobri que o teor de gordura dela é mais baixo que das outras carnes. Depois disso fiquei amando mais ainda!! <3
    Achei interessante que vc comprou a carne já amarrada, né?! Será que no Brasil agente encontra algo assim??
    Bjss, Camila.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é! A imagem de uma carne cheia de gordura é falsa! O peito de frango tem mais gordura do que certos cortes do porco.
      No Brasil não sei, eu pelo menos nunca vi a carne amarrada assim.
      Mas pode-se fazer em casa com barbante ou linha grossa! Olha este video! A capa de gordura que ele usa no inicio pode ser substituída por fatias de bacon. Ela serve somente para proteger a carne do ressecamento do forno, e não para ser consumida.
      http://www.dailymotion.com/video/x8gvnq_ficelage-roti-porc-roulette_lifestyle
      Beijo

      Excluir
    2. Adorei! Fiquei realmente com água na boca... Vou testar... Ver se consigo matar a vontade que vc me fez! rs...rs... (vou ver o vídeo em casa pois aqui no trabalho é bloqueado... uma pena pois fiquei mega curiosa!)
      Obrigada pela dica do vídeo!
      Camila.

      Excluir
  6. Eita que esse prato ficou perfeito menina...
    Adoro carne de porco... Hummm
    Pra mim uma das melhores carnes... o sabor é tudo de bom..
    Adorei as dicas..
    Essa BC de vocês é uma delícia!!
    Beijinhos
    Sheila

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Sheila,
      a carne de porco é boa porque toma o gosto do que a gente usar para temperar.
      Também gosto muito.
      Beijos

      Excluir
  7. Uma refeição maravilhosas Kati!
    Bjs

    ResponderExcluir
  8. Kati, tudo bem? Adorei seu blog, tem um pouco de tudo que gosto, dia a dia, receitas, casa..estou te seguindo tá, e volte sempre! Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Thata
      obrigada pela visita e seja bem-vinda!
      Beijos

      Excluir
  9. Oi Kati, ficou de fazer hummm.Adoraria provar um pratinho desse.Rsrs.Ficou divino, adoro legumes assados com carne.Beijos e tudo de bom querida.

    ResponderExcluir
  10. Kati parece uma delicia :)
    Legumes e Carne assada fazem sempre sucesso!
    Um beijinho

    ResponderExcluir
  11. Parabéns Kati o prato ficou lindo e com tudo que eu gosto adorei beijos

    ResponderExcluir
  12. hummmm que delicia de receita eu adoro carne dfe porco e batatas kati esta tudo divino parabens bjokas

    ResponderExcluir
  13. Gostei, tenho que experimentar essas cebolas.
    beijo

    ResponderExcluir
  14. Olá Kati! Que capricho de prato! Gostei muito, estou aqui com água na boca e olha que acabei de almoçar.

    Abraços, Fabiana.

    ResponderExcluir
  15. E a boca encheeeeeeeeeu de água!!

    Beijos

    ResponderExcluir
  16. Q tudooo.!

    Ameii ♥

    Eu queroo! rsrs

    Adoreii ♥
    Obrigada por contribuir com a nossa BC.

    Beijocas:*
    Boa Semana ")

    ResponderExcluir
  17. Olá Kati !
    uau, que prato fantástico ! Adoraria comer esta refeição !
    Beijinhos.

    ResponderExcluir
  18. Que delicia de refeição Kati, amo carne de porco e acompanhando com essas batatas e a cebola, deve ter dado um aroma delicioso na sua cozinha. Gostei muito dessas cebolas temperadas com cravo e canela...hummmmm...que delicia. Beijinhos

    ResponderExcluir
  19. Oi Kati,tudo bem???
    Vim agradecer pela visitinha e comentário lá
    no meu cantinho e gostei muito do seu blog :)
    Já estou te seguindo...
    E eu queria essa carne delicia...hihihihi

    bjinhos...

    Linda tardinha de quinta-feira!!!

    Mundo da Mony

    ResponderExcluir
  20. kati, amoooo carne de porco, a sua está linda, combina muito bem com batatas e cebola.
    Amo essas especiarias na comida...Delicinha!!
    Beijinhos
    Aninha

    ResponderExcluir
  21. GOSTEI DE TUDO, FICOU UM PRATO PARA AGRADAR A QUALQUER UM.
    BJS

    ResponderExcluir
  22. Que lindas as fotos!!! Deu água na boca!!! Essas cebolas devem ficar deliciosas, adorei a carne de porco e realmente tem cara de jantar com amigos!!! Bjks

    ResponderExcluir
  23. Huuuum.... que delícia!
    Beijos
    Chris
    http://inventandocomamamae.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  24. É a possibilidade que me faz continuar e não a certeza. Uma espécie de aposta da minha parte.
    E embora me possam chamar sonhadora, acredito que com Deus tudo é possível..
    Sinto muitas saudadesde você .. Um abençoado e feliz final de semana beijos,,Evanir..

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...