quinta-feira, 2 de agosto de 2012

Chich Taouk ou frango libanês e julienne de legumes

Aqui vai uma receita de origem libanesa, usando a pasta de gergelim (tahine, tahina ou tahini). Ela é usada para marinar o frango junto com outras especiarias, deixando-o macio e  saboroso. Peguei aqui e fiz metade da receita original.



Usei:
250g de peito de frango
1 colher de sopa de tahine
1 colher de sopa de azeite (usei óleo de gergelim)
1 limão espremido (esqueci de usar)
2 dentes de alho (usei 1 colher de chá de pasta de alho e gengibre)
1/2 colher de cominho
1/2 colher de tomilho
1/2 colher de canela
1/2 colher de sumagre (não tinha)
1/2 colher de cúrcuma

Cortar o frango em cubos. Preparar a marinada com todos os outros ingredientes e deixar o frango marinando durante algumas horas, o ideal é uma noite toda (eu deixei de um dia para o outro, mas esqueci do limão). Montar os espetinhos e assar na churrasqueira ou no grill do forno (fiz no forno, 15 minutos, depois virei e mais 10 minutos).


Para o molho, juntei um iogurte natural com 1 colher de sopa de tahine, mais o suco de 1 limão, 2 dentes de alho amassados (os da conserva no azeite, que são mais suaves), sal e pimenta o reino. Misturei bem para ficar um creme bem homogêneo.

Servi junto com legumes em julienne (cortados em tirinhas, cozidos separadamente em água com uma pitada de sal até ficaram macios, mas ainda crocantes - o tempo varia de acordo com o legume, a cenoura fica mais tempo, a abobrinha bem menos) usando cenoura, abobrinha, vagem e pimentão (vermelho e verde).

17 comentários:

  1. Bom dia Kati,
    Que prato agradável, colorido, lindo, saudável e delicioso, tenho de me aventurar mais na cozinha libanesa.
    Beijo,
    Vânia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vânia,
      eu não conheço muita coisa, mas como eu tenho ainda bastante tahine (que é um produto libanês de excelência), vou preparar mais receitas com ele.
      Beijos

      Excluir
  2. Tem um óptimo aspecto
    Qualquer dia vou experimentar
    Beijinhos
    Belinha
    Mundo das receitas
    http://mundodasreceitas.blogspot.pt/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Belinha.
      Obrigada pela participação e fique à vontade no blog!
      Beijos

      Excluir
  3. Olá,

    Adorei o teu prato, está tão colorido! Imagino que esteja muito saboroso, vou levar a receita.

    beijinhos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ana, alguns legumes no prato e pronto, o prato fica colorido assim!
      Tenho uma amiga que sempre que íamos almoçar juntas nos restaurantes tipo self-service, ela ficava impressionada em como o meu prato era sempre colorido.
      Beijos

      Excluir
  4. ficou um prato lindo e deve ser muito bom!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vânia, seja bem-vinda aqui no blog.
      Obrigada pela participação.
      Beijos

      Excluir
  5. Kati tenho tahine em casa e não sabia como usar. Tenho usado apenas para fazer o babaganush, agora certamente vou fazer sua receita! Gostei da dica!!!
    Bjs
    Mel

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mel, estou na mesma situação. Tenho o produto e só conhecia 2 receitas: babaganush e homus. Fui à caça, e achei outras receitas, como o bolo de gergelim, esta marinada para frango, o molho para saladas, e tem ainda uma com peixe que eu não tive tempo de fazer. Farei em breve!
      Se tiver receitas usando o danado, compartilha!
      Beijos

      Excluir
  6. Ficou com óptimo aspecto este prato Kati :)
    Um beijinho

    ResponderExcluir
  7. Kati , que apelativo!!! Só de ver apetece tirar um, e bem saboroso de certeza :)

    ResponderExcluir
  8. Que maravilha de prato bem colorido e deve ser delicioso beijos

    ResponderExcluir
  9. Oi Kati,
    Gosto muito da mistura desas especiarias.Dev ficar muito bom.
    Bj,
    Lylia

    ResponderExcluir
  10. Kati, que prato delicioso, gosto muito das especiarias.
    Gostei demais, vou fazer uma BC do Dia dos Pais amiga, gostaria que participasse, tá la no blog,
    Beijinhos
    Ana Claudia

    ResponderExcluir
  11. ESSE PRATO ESTA MARAVILHOSO, OS LEGUMES QUE EU GOSTO E ESSE FRANGO COM UM ASPECTO DE COMER E CHORAR POR MAIS...ADOREI TUDINHO.
    BJS

    ResponderExcluir
  12. Kati querida que delicia de refeição, adoro receitas com especiarias, e a culinária libanesa usa muito condimentos. Ficou lindo seu frango, delicioso e bem do meu agrado. Gostei muito. O cuscuz nordestino abaixo está de se comer de joelhos e chorar por mais, e o que é melhor com 10 reaais se resultou um belo e delicioso prato. Beijinhos

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...