segunda-feira, 6 de agosto de 2012

Chile con carne

Chili con carne é um prato tradicional mexicano texano, que teve, logicamente, suas origens com os imigrantes mexicanos que por lá se instalaram. Fonte.

Muitas controvérsias giram em torno da origem do prato, mas todos estão de acordo que é um prato feito com carne, tomate, pimentão, cebola e alho, temperado com pimenta (chili ou chile), orégano, cominho. Muitas vezes é servido com feijão vermelho. E acompanha arroz, tortilhas.




Tudo isso junto lembra bem o feijão com arroz brasileiro, combinação naturalmente saudável e cheia de boas vitaminas. Além disso, por ter ingredientes tão familiares, acaba passando por um prato bem costumeiro, apesar de não ser tão comum assim no Brasil.

O prato não tem tantos segredos. Uma boa carne moída (ou picada), com um molho bem temperado, no qual juntamos feijões vermelhos. O tempo de cozimento merece um bom destaque. Neste tipo de prato, quanto mais tempo cozinhando no fogo baixinho, melhor. Uma mexidinha aqui, outra ali, olhando se não secou tudo, se não agarrou no fundo da panela.

O tempo de cozimento do prato não é tanto para cozinhar a carne, que fica pronta rapidinho, nem o feijão, que já entrou cozido no prato. O tempo é para os aromas se misturarem, o molho encorpar, os sabores se combinarem e terminar com um prato bem perfumado. Esse segredo eu vi no blog do Bernard. Eu já falei dele aqui, quem não conhece, pode ir visitá-lo, ele é bem perfeccionista nas receitas e mostra o passo a passo de tudo. Site em francês.

O outro segredo, eu achei no site da Elvira (para quem não conhece, vale a pena uma visita, ela tem um capricho nos seus prato que só vendo!). Um toque de cacau (não é achocolatado, hein?) no molho para suavizar o gosto, dar uma cor mais bonita e ajudar a dar uma liga, encorpando o molho.

Eu confesso que fiquei com medo de usar cacau, mas depois lembrei que os mexicanos já usavam cacau muito séculos antes da gente, inclusive em comidas salgadas, com carnes e molhos. Eles devem ter razão. Além disso, eu confio na Elvira, então eu ousei!

Bom, o cacau não deixa nenhum gosto doce, mas deixa uma suavidade bem sutil. A textura do molho e o a cor ficaram boas. O cacau foi aprovado!

Usei:
350g de carne moída
3 dentes de alho picados
1 cebola grande picada
1 pimentão vermelho picado
1 lata de tomates pelados com o suco
450g de feijão vermelho cozido (cozinhei em casa, somente com bastante água, 2 folhas de louro e um galhinho de tomilho)
caldo de cozimento do feijão (se for de lata, use o da lata, se não, use 1 xícara de caldo ou mais, se necessário)
orégano, cominho, páprica
sal, pimenta do reino
pimenta (usei purê de pimenta)
1 colher de sopa de cacau (100% cacau, sem açúcar, não é o achocolatado, repito!)

Começar dourando o alho num fio de óleo ou azeite. Quando estiver quase dourado, juntar a cebola. Deixar até que ela fique transparente, mexendo de vez em quando. Juntar a carne moída e, em fogo alto, refogar até que não sobre nenhum pedacinho vermelho. Juntar o pimentão e os temperos. Juntar o molho de tomate e o feijão, junto com o caldo do cozimento do feijão. Juntar o cacau, mexer bem. Quando ferver, baixar o fogo, deixar a panela semi tampada, e deixar cozinhar tranquilamente, mexendo de vez em quando. Desligar o fogo depois de pelo menos uma hora.


Servir com arroz branco fresquinho, com tortilhas mexicanas (tipo crepes de farinha de trigo ou de milho). Eu servi com tortilhas de milho, com queijo e levei ao forno por alguns minutos para gratinar. Mais uma saladinha e um pouco de guacamole, que eu mostrei aqui.

6 comentários:

  1. Bom dia Kati,
    Na aparência o chile con carne conquistou-me, no restante é tão a gosto brasileiro que é impossível não agradar, ficou muito apetitoso, adorei a receita.
    Beijo, uma boa semana,
    Vânia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vânia,
      qualquer prato com feijão cai no agrado dos brasileiros. Este é uma delícia!
      Beijos

      Excluir
  2. Adoro! O aspecto ficou fantástico...até faz água na boca.

    Beijinhos e boa semana

    ResponderExcluir
  3. Que delícia Kati eu nunca fiz em casa vou levar a receita,boa semana beijos

    ResponderExcluir
  4. Já provei Chile e gostei muito. Essa sua receita é bem interessante Kati, por conta da adição do cacau, fico aqui imaginando o sabor mesclado com o picante dos condimentos deve ter ficado delicioso. Bjocas ótima semana

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Josy, foi um toque de mestre, mas não deixa muito gosto não (ainda bem, né?), só mais a textura e a cor.
      Beijos

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...