quarta-feira, 1 de agosto de 2012

Cuscuz nordestino recheado

Eu adoro cuscuz nordestino, de milho, bem quentinho, ainda fumaçando. Para mim, tem sabor de comida de todo dia, de coisa saudável, que combina com tudo. Acho que foi uma das primeiras coisas que eu aprendi a cozinhar. Desde então, é algo que não falta na minha mesa.

E o meu estoque de casa está demorando para acabar, então eu faço, sempre que lembro, um bom cuscuz, que serve de jantar ou de almoço no dia seguinte.

Desta vez, resolvi fazer um cuscuz recheado. Nada muito trabalhoso.



Primeiro, preparei o recheio. Refoguei um pouquinho de cebola picada, coloquei pimentão picadinho, depois juntei ervilhas (congeladas) e tomate pelado com o suco. Juntei meio tablete de caldo de carne e presunto em cubos. Deixei ferver bem, reduzir um pouco e desliguei o fogo.

Esfarelei o cuscuz depois de pronto (ver como fazer cuscuz aqui), junto com ovo frito mexido mas ainda molinho e cubos de queijo picado. Joguei umas azeitonas fatiadas e misturei bem.

Numa panelinha (pode ser potinho, tigela, ou qualquer coisa para dar a forma), fiz uma camada de cuscuz esfarelado, juntei o molho de presunto e ervilhas por cima, outra camada de cuscuz esfarelado. Apertei bem na panelinha a cada camada. Desenformei num prato.

Assim, em porções individuais ele fica bonito feito nos restaurantes!

13 comentários:

  1. Bom dia Kati,
    Nós também fazemos parte do fã clube do cuscuz nordestino, e este recheado é uma nutritiva e muito saborosa refeição, é uma ótima sugestão.
    Beijo,
    Vânia

    ResponderExcluir
  2. Oi, kati,

    Tendo marido nordestino, de vez em quando tenho que fazer
    um cuscuzinho para ele, rsrs. Este seu é uma mistura do nordestino com o paulista, né? rsrs. Ficou com um aspecto muito apetitoso!

    Beijo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Marly, acredita que eu nunca comi cuscuz paulista? Este é o nordestino recheado, que encontramos em alguns restaurantes de comida pernambucana. Qualquer semelhança com o paulista é mera coincidência... hehehehe
      Beijos

      Excluir
  3. OLÁ KATI,
    EU TBM ADORO CUSCUZ E BEM FEITINHO ASSIM
    MELHOR AINDA, FICOU LINDO E TENTADOR!

    BEIJOS

    ResponderExcluir
  4. Uma ideia interessante, esta do cuscuz recheado :)

    ResponderExcluir
  5. Kati fiquei com água na boca!! Deve ter ficado muito saboroso!
    Bjss
    Mel

    ResponderExcluir
  6. Kati, estou de queixo caido. Já vi cuscuz paulista (adoro), cuscuz com leite, cuscuz marroquino, enfim... inúmeras variedades. Mas não tinha visto um cuscuz nordestino tão bonito. Deve ter ficado uma delicia! Parabéns!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Paula
      lembro da primeira vez que eu comi um cuscuz assim, num restaurante chamado Maria Maria, num bairro residencial popular de Recife, bem afastado da classe alta e dos turistas. Mas a comida é tão boa, esse cuscuz especialmente, que eu guardei na minha lista de coisas para fazer. Eu tenho a impressão que o do restaurante é cozido já com o recheio, no meu eu coloquei o recheio depois.
      Mas ele era tão bom que eu não podia deixar passar a receita, né?
      Beijos

      Excluir
  7. Ficou óptimo :) Gostei muito!
    Nunca me lembrei, mas é uma óptima ideia :) Deve ser maravilhoso!

    ResponderExcluir
  8. Nunca comi assim recheado, pra ser sincera não gosto desse cuscuz. Eu adoro o Cuscuz paulista com bastante palmito e milho, beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Crys
      Também gosto de cuscuz com palmito, milho, ervilha, frango desfiado, o que mais vier! Mas cuscuz paulista eu nunca comi. O preparo é diferente, não é?
      O bom é que existe cuscuz para todo gosto!
      Beijos

      Excluir
  9. Esse cuscuz está com uma cara ótima, em casa sempre faço o paulista, mas com certeza vou querer provar essa receita! Água na boca! Beijocas,

    Paty.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Paty!
      Seja bem-vinda ao blog e obrigada pela participação.
      Se fizer o cuscuz nordestino, me conta como ficou!
      Beijos

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...