terça-feira, 7 de agosto de 2012

Melão e presunto cru

Esta é uma combinação clássica, famosa na Itália, na França, em Portugal e em outros lugares que consomem bastante presunto cru. No Brasil, o presunto cru ainda é caríssimo e bem difícil de encontrar.

Mas, como na receita de petisco de ameixa seca com presunto cru, pode-se usar no seu lugar um presunto defumado. E se ele for de frango ou de peru, o prato se torna ainda mais leve.

O toque de mestre nesta receita é o uso do vinho do porto para aromatizar o prato. Sabe aquelas associações clássicas e perfeitas, como tomate, manjericão e azeite? Pois o melão, presunto e vinho do porto é uma delas.

Fiz uma salada completa usando presunto cru e melão e outros vegetais, mas somente este par já é um sucesso.

Usei nesta receita aquela calda de peras da Torta Bourdaloue, que eu aromatizei com vinho do porto e licor de laranjas amargas. Coloquei só mais um pouco de vinho do porto por cima para dar mais aromas.

Na cozinha, nada se perde...

E servi assim: cortei o melão em flor. Fiz uns cortes por dentro em vertical e um em horizontal para facilitar a retirada da polpa.



Coloquei alguns pedaços de presunto rasgados em volta e uma flor no meio. Reguei com a calda de peras aromatizada com vinho do porto e licor de laranja. Com a colher, pode-se retirar facilmente a polpa do melão enquanto se come o presunto.

Este prato faz bonito na mesa e é a cara do verão.

8 comentários:

  1. Olá Kati,
    É uma combinação perfeita melão e presunto, o contraste de sabores e aromas fazem desta combinação um sucesso, tenho de experimentar estas alterações, pois devem ter enriquecido o prato.
    Beijo,
    Vânia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vânia,
      o sabor do vinho do porto tem tudo a ver com o melão e o presunto.
      Beijos

      Excluir
  2. Que bonita apresentação! É uma bela ideia para fazer um brilharete em qualquer festa!

    ResponderExcluir
  3. Ficou lindo demais, perfeito para um dia de festa.
    bj

    ResponderExcluir
  4. Olá lindona,que blog mais fofo,nao conhecia.Mas agora to te seguindo,siga o meu tbm www.TPMvaidosas.blogspot.com.br vc será muito bem vinda ao meu grupo de seguidoras,
    bjosss e te aguardo

    ResponderExcluir
  5. Ficou maravilhoso eu adorei e vou fazer beijos

    ResponderExcluir
  6. Que visual mais lindo Kati é bem cara de verão mesmo, baseado em uma linda flor. Adoro presunto cru, apesar de caro por aqui como vc mesma mencionou, e esse melão está com uma cor linda. A combinação de vinho do porto com a calda de peras hummmm deve ter dado um sabor inigualável. Lindo prato. Beijinhos

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...