quarta-feira, 29 de agosto de 2012

O quarto - o armário

Para quem acompanhou reforma do nosso quarto, mostro agora a última parte, o armário embutido. Comecei pelo papel de parede, depois mostrei o piso.

Para finalizar o quarto, fizemos o armário. No quarto, já existia um espaço para armário embutido, com portas (feias e velhas) e a única coisa que tinha dentro dele era uma prateleira (horrenda!) com uns ganchos e uma vara que servia de cabideiro. E só! Deu para imaginar um armário deste tamanho formado por uma (somente 1) prateleira e um cabideiro?


Primeiro, compramos duas colunas de montar em casa, com prateleiras e gavetas. Cada uma tem 60cm de largura, instalamos cada uma num canto da parede. Elas vêm com uma barra para ser cabideiro, que cortamos para fazer dois cabideiros de 30cm, em duas alturas no meio das colunas.


As portas eram do tipo corrediças que vão do piso ao teto, que além de feias e velhas não eram práticas. Elas eram muito grandes, de cerca de 90cm cada uma, enquanto que o armário tem somente 150cm. Ou seja, tinha sempre uma parte de 30cm no meio do armário, justamente do tamanho do cabideiro que queríamos colocar, que ficava escondida atrás da porta! O cúmulo do desperdício de espaço. Nos dias de hoje não podemos aceitar isso!

Primeiro, removemos as duas portas gigantes para colocar 3 portas corrediças de 60cm cada uma, na cor branca. A ideia inicial era de usar portas de espelho (também corrediças e também do piso ao teto), mas tivemos que mudar de planos porque a altura do piso ao teto é 3cm menor do que a altura das portas. Cortar uma lâmina de madeira tudo bem, mas cortar um espelho é fora de questão!

Para as novas portas, tivemos que mudar também os trilhos. Tínhamos dois trilho e para as 3 novas portas, necessitávamos de 1 a mais. Sem contar que os trilhos era de um modelo antigo incompatível com as portas de hoje em dia. Os trilhos são feitos em pares, e para as 3 portas, tivemos que comprar 2 pares.

A instalação das colunas não nos trouxe nenhuma dificuldade particular. São móveis prontos para montar, com instruções, tudo tranquilo. Basta uma chave de fenda para isso.

As portas, no entanto, foram mais demoradas, e precisaram de alguns cuidados extras. Primeiro, precisa-se fixar os trilhos no concreto. Não é qualquer furadeira que consegue fazer isto, então é bom equipar-se bem! E mesmo com uma furadeira para concreto, tem alguns lugares que é bem difícil furar. Fizemos uns 8 furos, até conseguir 3 que tivessem profundidade necessária para colocar a bucha (quando vimos que fazer os furos eram muito difíceis, tentamos colar, mas não deu certo, então testamos outros lugares para os furos até conseguir os 3 necessários). Depois, precisamos furar os trilhos no mesmo lugar para encaixar as buchas. E alguns milímetros a mais ou a menos são importantes no resultado final.

Segunda dica, a altura das portas merece ser BEM medida. Qualquer erro é fatal! Cortar a porta, tudo bem, mas colar de volta, não dá. Com calma, medir bem a altura do piso ao teto, transpor as medidas para os dois lados da porta, traçar a reta e cortar bem na linha. A nossa primeira porta tinha menos de 0,5cm de diferença entre um lado e o outro e a diferença era muito visível! O corte na diagonal é bem difícil de esconder. Conseguimos esconder o erro, mas foi por pouco!

O armário é composto de duas colunas de prateleiras e gavetas, e um cabideiro no meio, que pode ser visto nesta foto. As portas de 60cm de largura permitem a visualização do cabideiro no meio, o que não era possível com as antigas portas.


Não fizemos o papel de parede da parte de dentro do armário, somente o piso. O interior ficou pintado de branco, como antes da reforma.


Três portas foram necessárias para fechar completamente a abertura do armário. Nesta foto podemos ver também a segunda parede cor de chocolate, onde está a porta. Escolhemos as paredes da porta e a das janelas para usar o papel de parede chocolate justamente para evitar a cor escura numa grande extensão do quarto. As aberturas fazem um bom contraste com a cor da parede e trazem mais luz para o cômodo.


Agora precisamos colar os espelhos nas portas, o que além de ser útil no dia a dia, vai dar mais volume ao quarto.

O quarto todo foi feito em 6 dias, contando somente os dias de trabalho. Sem contar os dias passados nas lojas procurando os produtos adequados, e as horas tentando entender a montagem e fazendo o projeto.

O resultado é realmente satisfatório, apesar de ser a primeira vez que a gente se lança numa aventura deste tipo. Ainda temos mais coisas para fazer no apartamento, e prometo mostrar o antes e o depois de cada cantinho que a gente reformar!

Obrigada a todos os que apoiaram e mandaram vibrações positivas. Estarei aqui se precisarem de uma conselho ou ajuda, na medida do meu conhecimento e da minha experiência, que não é muita.

Sempre é difícil dar o primeiro passo, mas o importante é não desanimar em nenhum momento. Temos que aceitar algumas falhas, e não ter medo nem preguiça de tentar de novo quando não dá certo.

13 comentários:

  1. Kati querida valeu a pena todos os 6 dias que acredito foram cansativos. Ficou lindo seu armário, nunca me aventurei nessas manutenções que podemos fazer em casa, mas com seu post, vi que basta querer. Fazemos do nosso gosto, e gasta-se bem menos né? Adorei a idéia de colocar espelhos pra dar uma visão maior ao quarto. Vai ficar lindo. Parabéns. Beijinhos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Josy,
      não foram 6 dias seguidos, até porque eu não aguentei! No dia seguinte ao papel de parede eu estava morta de cansada, com dores musculares no corpo todo. Fizemos uma pausa de 1 dia e continuamos.
      Nada é complicado a ponto de ser impossível, basta fazer um esforço.
      Gasta-se MUITO menos!
      Acho que com espelhos o quarto ganha mais luz. Vamos ver!
      Beijos

      Excluir
  2. GOSTEI E COM OS ESPELHOS VAI FICAR MELHOR AINDA.
    BJS

    ResponderExcluir
  3. Adorei está ficando muito bom beijos

    ResponderExcluir
  4. Olá Kati,
    Na próxima reforma ou construção já sei onde procurar conselheiros..., rsrs, estão a sair-se muito bem, parabéns o resultado está ótimo.
    Beijo,
    Vânia

    ResponderExcluir
  5. O armário ficou muito melhor, sem dúvida nenhuma, rsrs.

    Beijo

    ResponderExcluir
  6. Gente!! Vocês estão de parabéns menina!
    Quanto capricho...
    Adorei!!
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  7. Oi Kati, depois dessa maratona de lojas e tira e põe as coisas aqui e ali, você deve estar até dormindo melhor.Quarto renovado, energias renovadas.Isso é muito bom.
    Ficou muito melhor, mais iluminado, mais leve.Parabéns.Beijos e tudo de bom.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim! A gente fica olhando para as paredes com um sorriso besta no rosto!
      =D
      Beijos

      Excluir
  8. Olá Kati! Ficou ótimo seu armário como todo o restante do quarto. Foram 6 dias de trabalho árduo, não foi? Mas valeu a pena, ficou tudo muito caprichado se eu precisar de dicas e ideias eu te procuro sim :) Gostei muito de acompanhar sua reforma. Obrigada por compartilhar tantas informações úteis conosco.

    Abraços, Fabiana.

    ResponderExcluir
  9. Parabéns pela execução.

    Se fossem de perto até ia perguntar o quanto foi de custo final, pois to querendo fazer tb em casa em conjunto com marido, pois temos um recorte na parede do quarto pra isso tb.

    Ficou muito bom, vou até mostrar pro meu marido.

    Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá,
      não tem mesmo como comparar o preço, mas acho que vale a pena dar uma volta nas lojas de materiais de construção/decoração do tipo Leroy Merlin e se informar. Detalhe é que nessas lojas o preço de um produto pode ir de 10 à 1000 em função do modelo, moda, tendência.... Este nosso foi o mais simples.
      Ah! E não estou dizendo que a loja Leroy Merlin é barata. Pelo menos aqui achamos outra loja bem mais barata.
      Beijos

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...