sexta-feira, 3 de agosto de 2012

Peixe grelhado e molho agridoce de alho-poró

Quando eu vou à feira, acabo comprando mais coisas do que eu vou usar na semana. Primeiro porque é bem mais barato, e segundo, as porções são enormes. Tipo, vende-se 5 (ou mais) talos de alho-poró por 1€, e assim por diante. Se não fosse o meu congelador, o que eu iria fazer com 5 talos de alho-poró em uma semana?

Eu lavo, corto, guardo em sacos próprios para alimentos e congelo tudo. E assim tenho estoque para várias semanas.

E é essa a história do meu alho-poró de hoje. Ele veio de uma família grande e acabou em rodelas no meu congelador. Lembrando que o alho-poró não necessita cozimento e congela-se muito bem. Para usá-lo depois, não precisa descongelar, basta colocá-lo diretamente na preparação desejada.

Quando eu vi esta receita de filé de peixe com molho agridoce de alho-poró, lembrei que tinha tudo em casa. E mãos à obra! Eu usei salmão, mas a receita original um filé de peixe branco, pode ser qualquer outro, sendo firme e que possa ser grelhado.

Passo a receita integral, mas eu só fiz a metade.


Ingredientes:
4 filés de peixe  (robalo, vermelho)
2 colheres (sopa) de óleo
Sal e pimenta-do-reino moída na hora a gosto
Para o molho
2 colheres (sopa) de óleo 
1 pedaço de gengibre de 5 cm picado (usei minha pasta de alho e gengibre) 
2 talos médios de alho-poró picados (somente a parte branca)
¼ de xícara (chá) de molho de soja (shoyu) 
1 colher (sopa) de maisena 
Suco de 1/ 2 limão 
1 colher (chá) de óleo de gergelim

Modo de Preparo:
Em uma frigideira antiaderente frite os filés de peixe temperados com sal e pimenta no óleo, aos
poucos, até que fiquem ligeiramente dourados. Retire da frigideira e reserve em lugar aquecido. Passe um papel-toalha para retirar o excesso de gordura na frigideira.
Para o molho: coloque o óleo e refogue rapidamente o gengibre e o alho-poró. Junte o molho de soja misturado com a maisena e cozinhe até ferver e engrossar ligeiramente. Retire do fogo, verifique o tempero e acrescente o limão e o óleo de gergelim. Sirva o peixe com colheradas do molho.

 O meu molho ficou bem espesso, tive que juntar um pouquinho de água para ficar melhor.

Eu servi com um purê de batatas e ervilhas que eu acabei não tirando foto. Mas não tem segredo, qualquer dia ele aparece aqui.

9 comentários:

  1. Bom dia Kati,
    Que preço simpático para o alho poró, inferior ao nosso.
    Esse peixe grelhado certamente ficou muito saboroso com esse molho agridoce, boa sugestão.
    Beijo, bom fim de semana,
    Vânia

    ResponderExcluir
  2. Vânia,
    este é o preço da feira, no supermercado é mais caro. Talvez esteja aí a explicação para eu gostar tanto da feira do domingo. Produtos frescos, de boa qualidade, preço bom e muita variedade. Acredito que cada cidade ou bairro tenha um mercado ou feira assim. E se não tem, deveria ter.
    Beijos e bom fim de semana!

    ResponderExcluir
  3. Hum...que receita deliciosa...gostei imenso.

    beijinhos e bom fim de semana

    ResponderExcluir
  4. Olá Kati,
    Este molho por cima do peixe deixa qualquer um com água na
    boca, que delícia!
    Beijos e ótimo final de semana!

    ResponderExcluir
  5. Bom dia Kati, que delicia de de peixe, gostei muito do molho. adoro alho poró.
    Beijinhos, bom final de semana!
    Ana Claudia

    ResponderExcluir
  6. Deve ter ficado delicioso ,o meu marido adoro cozinhar com alho-poró .
    bom final de semana beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Luci, o alho-poró vai muito bem para substituir a cebola em algumas receitas. Eu também gosto muito.
      Beijos

      Excluir
  7. Que delicia Kati,sou doida por peixe e adoro alho poró, tenho sempre em casa também e gosto e congelar como vc, mas aqui um maço pequeno é $ 2,00 ma adoro, uso em tudo. Ficou lindo seu peixe bem suculento. Que delicia. Beijinhos um ótimo final de semana

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Josy, eu nunca tinha comido alho-poró morando em Recife. Nem sei dizer o preço por lá, mas aqui eu aproveito!
      Beijos

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...