sexta-feira, 10 de agosto de 2012

Quiche de brócolis, bacon e ricota

Esta torta eu garanto que foi uma das mais gostosas que eu já fiz. Ela saiu meio de improviso. Na verdade eu queria fazer algo para usar meu estoque de produtos frescos, como um pote de ricota e alguns legumes (no caso, cebolas e brócolis). Eu não queria voltar para casa depois de mais de uma semana ausente, e encontrar mosquitos, bichos diversos e ter que limpar o mofo na geladeira. Então corri contra o tempo e preparei esta quiche de brócolis com ricota e bacon. Mas... o problema na hora de preparar a massa: eu só tinha um restinho de farinha de trigo, que deu 100g certinho. E o resto? O que fazer? Nessas horas é que é importante ter uma boa rede de contatos e uma boa memória para receitas.

Lembrei que a Vânia, mais uma vez, minha fonte de inspiração (e de salvação!), do Guloso e Saudável, sempre usa um pouco de aveia na massa das quiches, coisa que me chamou a atenção um dia desses. Procurei no armário e achei o pacote de aveia. Ufa! A quiche estava salva! Ela sempre usa 2 colheres de aveia, e o resto de farinha de trigo. Eu, como só tinha um pouquinho de farinha de trigo, usei bem mais do que isso. Confesso que o resultado ficou tão bom, que a minha massa de torta oficial vai ser assim! Além de gostoso, é mais saudável!

E, para completar, porque não fazê-la para o dia dos Pais? Uma torta bem gostosa, que vai agradar a todos os paladares! Este post faz parte da blogagem coletiva para o Dia dos Pais, da Ana Cláudia





Usei para a massa:
100g de manteiga
100g de farinha de trigo
150g de aveia (um pouco mais ou um pouco menos, 100g depois mais um pouco até a massa dar a liga)
1 colher de sopa generosa de queijo parmesão ralado
1 pitada de pimenta calabresa
1 pitada de ervas secas (usei ervas de provença)
1 ovo
1 pouco de água (que eu não usei, com medo que a massa ficasse mais mole e precisasse de mais farinha, que eu não tinha!)

Amassar tudo com as mãos até a massa ficar uma bola. Enrolar com papel filme, levar à geladeira por uns 30 minutos.

 Enquanto a massa descansa, preparar o recheio. Usei:

1 cebola picada (ou passada no processador de alimentos, o que às vezes evita lágrimas desnecessárias)
2 dentes de alho picados (ou processados junto com a cebola)
200g de bacon (opcional, mas dá um gosto tão bom)
brócolis (usei 1 cabeça, somente as flores, o talo eu cozinho e congelo para usar em sopas)
250g de ricota
200mL de creme de leite
3 ovos
sal, pimenta do reino, noz moscada
100g de queijo muçarela em fatias para gratinar

Refogar a cebola, o bacon e o alho picado, sem juntar mais gordura. Quando a cebola estiver murcha e começando a dourar, juntar o brócolis e refogar um pouco. Desligar o fogo, juntar a ricota, o creme de leite. Acrescentar os ovos de um a um, batendo-os ligeiramente numa tigelinha antes de juntar à mistura. Temperar com sal, pimenta do reino e noz moscada ralada.

Abrir a massa com um rolo e forrar uma forma de torta. Fazer uns furinhos com o garfo. Dispor o recheio e espalhar as fatias de queijo por cima. Levar ao forno até assar completamente, uns 40 minutos.


Servir com uma boa salada.

19 comentários:

  1. Bom dia Kati,
    Muito obrigada por mencionar o Guloso e Saudável como blog inspirador, acontece o mesmo comigo quando a visito de manhã e vejo esta deliciosa quiche de brócolis, bacon e ricota, ou outros pratos inspiradores que publica.
    Beijo, feliz dia dos pais.
    Vânia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Vânia
      Obrigada a você por nos ajudar na cozinha nossa de cada dia!
      Beijos

      Excluir
  2. Olá

    Que tarte, devia estar deliciosa adorei a ideia da aveia ficou linda :)

    Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A massa com aveia ficou deliciosa! Prova mesmo, depois me conta!
      Beijos

      Excluir
  3. Kati, que delicia, eu nao conhecia o seu cantinho, e foi um prazer muito grande passar por cá, que delicia essa sua participaçao na BC, eu amo quiche e a sua é deliciosa!!! Tb gosto muito do blog da Vania..,
    Se quiser passar no meu cantinho terei o maior prazer em recebe-la!!!

    Beijocas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Margarida.
      Seja bem-vinda ao blog! Vou te visitar assim que tiver um tempinho.
      Obrigada pela visita e participação!
      Beijos

      Excluir
  4. Oi flor.. Que delícia.. Minha boca está salivando :9
    kkk
    Seguindo viu ?!
    2beijos, e um ótimo dia ^^

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, seja bem vinda ao blog!
      Que bom que gostou.
      Obrigada pelo comentário e pela visita!
      Beijos

      Excluir
  5. que delicia flor ..eu amei sua receita quiche é sempre uma ótima pedida
    amei
    bjokas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sadhia, tortas e quiches são sempre práticas! Eu também adoro.
      Beijos

      Excluir
  6. Fica bem coloria este tua quiche, também gostei da introcução da aveia.
    Beijinho

    ResponderExcluir
  7. Kati querida, que quiche perfeita, eu sempre enriqueço minhas massas com aveia ou farelo de trigo ou farinha de quinoa, fica muito mais saudável.
    Está dando água na boca, comia um pedaço agora mesmo.
    Obrigada pela participação na BC de hoje. fiquei muito feliz com sua participação!!
    Beijos e um ótimo final de semana!!!
    Ana Claudia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Ana,
      Muito boa a iniciativa da blogagem coletiva para o dia dos pais.
      Beijos e até mais!

      Excluir
  8. Que delícia adorei a receita,bom final de semana beijos

    ResponderExcluir
  9. Olá Kati que deliciosa Quiche, a inspiração vc buscou no lugar certo, adoro o Guloso e Saudável e a seu talento, deixou essa quiche maravilhosa, linda participação, estou encontrando muitas delicias. Adorei. Bjocas

    ResponderExcluir
  10. Bela quiche , há muito que não faço pois os homens cá de casa não apreciam.
    bom fim de semana
    bjs

    ResponderExcluir
  11. Kati eu adoro brócolis, essa quiche deve ter ficado incrível!
    Bjss
    Mel

    ResponderExcluir
  12. Oi Kati... lindo seu cantinho..
    Amei...
    E menina que delícia de receita..
    Nunca comi Quiche acredita??
    Esse tá com uma carinha tão deliciosa..
    Hummmmmmm

    Essa BC da Aninha tá demais né??
    Um beijo carinhoso e um fim de semana mais que lindo..
    Sheila

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Sheila,
      obrigada pela visita e pela participação!
      Quiche nada mais é do que uma torta aberta, que geralmente leva ovos e creme de leite (ou leite) no recheio, junto com algum outro ingrediente. Você já deve ter comido sem saber.
      Por aqui você vai encontrar várias!
      Beijos e até mais!

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...