quarta-feira, 22 de agosto de 2012

Salada colorida de quinoa

A minha grande curiosidade me fez comprar um pacote de quinoa. Eu já comi uma vez na casa de uma amiga, achei o gosto meio diferente, mas ultimamente tenho visto várias receitas nos blogs vizinhos com ela e me deu vontade de testá-la na minha cozinha.

Achei algumas receitas simpáticas, mas eu queria testar primeiro em forma de salada, para sentir bem o seu gosto. Acho que assim é um bom começo.



Fiz esta salada com:
1 cebola picada
1 fio de azeite
2 dentes de alho amassados (usei os desta conserva no azeite)
1 abobrinha sem pele picada
1/2 xícara de quinoa cozida em água e sal
200g de cogumelos
cenoura em rodelas cozida (mas ainda firme)
cubos de presunto (opcional)

Cozinhar a quinoa no caldo de frango (ver receita aqui) na seguinte proporção: um volume de quinoa e dois volumes de líquido. Quando a água secar, desligar e reservar. Separar os pés dos chapéus dos cogumelos. Descartar a base dos pés e picar o restante. Retirar a pele dos chapéus e cortá-los em fatias. Refogar a cebola picada com um fio de azeite. Juntar os pés dos cogumelos bem picados e o alho amassado e deixar dourar. Quando dourar, juntar os chapéus fatiados e a abobrinha picada deixar murchar um pouco. Juntar mais um pouco de caldo de frango e deixar cozinhar. No final, juntar a cenoura já cozida e o presunto e misturar bem. Desligar o fogo e deixar esfriar. Temperar com sal, pimenta do reino e ervas.


Misturar tudo e deixar na geladeira até o momento de servir.

Eu servi com uma salada de alface e tomate.

11 comentários:

  1. Bom dia Kati,
    Hum, uma refrescante, nutritiva, colorida e linda salada, só de olhar da vontade de comer, gostei muito.
    Beijo,
    Vânia

    ResponderExcluir
  2. Olá

    Eu adorei esta sugestão saudável e pratica de fazer e deve ser deliciosa :)

    Bjs

    ResponderExcluir
  3. Adorei a ideia!

    Beijos
    http://juntosnofelizesparasempre.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Hummmm que ficou tão apetitosa..
    Menina, também estou louca pra experimentar..
    Estou ouvindo falar tanto..
    Adorei a dica
    Beijinhos
    Sheila

    ResponderExcluir
  5. Oi Kati. Parece ótima a quinoa na salada!

    Abraços, Fabiana.

    ResponderExcluir
  6. Que bom aspecto...deve ser extraordinário.

    Beijinhos

    ResponderExcluir
  7. Kati,
    o seu prato ficou com um aspecto delicioso e saudável!
    Tenho que experimentar quinoa qualquer hora fiquei com
    vontade!
    bjs

    ResponderExcluir
  8. Kati sua refeição ficou muito saudável!!!
    Bjss
    Mel

    ResponderExcluir
  9. Prato lindo, nunca provei quinoa mas já está na hora de dar uma chance. Seu prato me inspirou! Beijos

    ResponderExcluir
  10. Menina as tuas receitas são pooooooodre de chique, quando eu crescer eu quero ser assim!!!

    Um xero =)

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...