sábado, 4 de agosto de 2012

Salada quente de salmão com grão de bico

Há alguns dias, a Ondina Maria, do Coentros e Rabanetes, publicou uma salada quente de salmão com grão de bico que me fez suspirar. Eu não sosseguei enquanto não a fiz. Na verdade eu já tinha os ingredientes em casa, e como gosto muito de saladas com grão de bico, não esperei muito tempo para fazê-la. Agora no verão, procuro comer saladas no jantar, que são mais leves, gostosas e um prato único. Além render bastante, eu posso comer durante 2 ou 3 dias, ou seja, só tenho o trabalho de preparar em um dia.



Fiz como na receita original, sendo que usei azeitonas verdes ao invés de pretas. Para quem não tem ou não gosta de salmão, acredito que um bom atum também seja interessante. Ele combina bem com o grão de bico (já fiz uma salada de com os dois ingredientes aqui).

Passo os ingredientes da receita original:
2 lombos de salmão (só tinha 1)
4 ovos
400g de grão de bico (cozido)
1/4 de pimento vermelho
1/4 de pimento verde (usei somente o vermelho)
200g de tomate-cereja (usei tomates normais picadinhos)
1 punhado de azeitonas pretas (usei azeitonas verdes)
Sal e piri-piri (usei pimenta do reino)
1 folha de louro
Salsa seca (usei aneto = endro = dill, pode ser outra erva seca ou fresca)
Azeite
Vinagre de framboesa (usei suco de limão)

Cozinhar o salmão em água com a folha de louro durante 15 minutos. Reservar. Na mesma água, aquecer o grão de bico. Reservar. Na mesma água, cozinhar os ovos por 10 minutos. Reservar. Fazer o molho com os 3 últimos ingredientes (vinagre, azeite, ervas). Misturar todos os ingredientes picados. Servir morno.

Eu servi sobre umas folhas de alface. Ficou delicioso!

12 comentários:

  1. Olá Kati,
    Receita perfeita, adoro salmão e grão-de-bico, com estes ingredientes, modo de preparo e foto tem de estar deliciosa.
    Beijo,
    Vânia

    ResponderExcluir
  2. Que rica salada,..
    Bom fim de semana
    bjs

    ResponderExcluir
  3. Pois também eu procuro receitas assim, que se possam comer me mais que uma refeição!
    Essa salada de facto é tentadora.
    Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, Lenita. Para mim é muito prático fazer a salada num dia e comer no dia seguinte. Quando não faço isso (e dependendo do prato), congelo para comer na semana seguinte.
      Beijos

      Excluir
  4. Olá

    Agora no verão é o que apetece comer, gosto da tua sugestão.

    beijinhos e bom fim de semana

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ana, é o meu caso! Comida de verão mesmo, mais leve e rápida.
      Beijos

      Excluir
  5. Ainda bem que resolveste experimentar, é uma bela salada e é muito versátil. Pode mesmo ser uma bela "limpa-frigorífico" :D

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ondina,
      sim, eu tinha todos os ingredientes, e gostei muito mesmo do resultado! E o melhor é poder adaptá-la ao que temos, como limpa-frigorifico! hehehe
      Beijos

      Excluir
  6. Esta salada ficou uma maravilha!!!
    Um beijinho

    ResponderExcluir
  7. Oi Kati, adoro salada de grão de bico.Ja comi com bacalhau e atum, mas com salmão ainda não tinha visto.Deve ser deliciosa.Beijinhos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Léia
      eu também, o mais comum é atum mesmo. Mas com salmão é muito bom, posso garantir!
      Beijos

      Excluir
  8. oi Kati adorei o seu blog as saladas estão perfeitas,já estou te seguindo e levando o seu link para os meus favoritos
    cozinhaterapiavovoszinha.blogspot.com
    Rosinha

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...