terça-feira, 28 de agosto de 2012

Tiramisu de pêssego com speculoos

Esta é a minha primeira participação na blogagem coletiva dos países, promovida pela Sheila, do blog Cozinha de Mulher. Esta semana, a letra é H, escolhi a Holanda. E como eu não tive muito tempo de preparar algo típico do lugar, resolvi usar um ingrediente originário de lá, os biscoitos spekuloos para um tiramisu.



Spekulaas, spekulatius, ou speculoos é um tipo de bolacha natalícia tradicional na gastronomia belga e holandesa e em parte da Alemanha. As especiarias que se usam para fazer as speculoos são a principal característica distintiva destas bolachas. Trata-se de uma mistura de canela (8 partes), noz moscada (2), cravinho (2), gengibre em pó (1), cardamomo (1) e pimenta branca (1). (Wikipédia).

Pelo o que eu vejo, estes biscoitos são tradicionais do Natal, como muitos outros biscoitos de especiarias. Mas aqui onde eu moro, na fronteira com a Bélgica, este biscoito é popular o ano inteiro, e é sempre servido acompanhando um cafezinho. O gostinho de canela é delicado, mas marcante. O biscoito é bem característico da região, sendo encontrado em qualquer supermercado.

Para dar uma ideia do sucesso dele nesta região, já existe uma versão de pasta para passar no pão (tipo Nutella) sabor Speculoos, sobremesa láctea (tipo Danette) sabor Speculoos, e até um pudim de saquinho sabor Speculoos, pronto para preparar.

A receita que me fez querer associá-los aos pêssegos veio daqui. Eu não usei a receita toda, mas confesso que fiquei inspirada em usar o tal biscoito com pêssegos em verrines.

Usei para a calda de pêssegos (se não foi usar pêssegos em calda já prontos)
500g de pêssegos frescos e maduros
3 colheres de sopa de açúcar
um pouco de água
2 cravos

Mergulhar os pêssegos em água fervente por alguns minutos. Retirar a pele, que se solta facilmente, retirar os caroços e cortar em cubos. Levar ao fogo a água com açúcar, deixar ferver. Juntar os cubos de pêssego e deixar cozinhar por alguns minutos, até ficarem macios, mas sem desmancharem. Deixar esfriar.

Para o tiramisu:
200g de biscoitos (usei Speculoos)
1 colher de sopa de manteiga
3 ovos
2 colheres de sopa de açúcar (se preferir, usar mais)
algumas gotas de extrato de baunilha
250g de queijo mascarpone

Triturar dois terços dos biscoitos (eu usei o processador) até fazer uma farofa fina. Quebrar o resto grosseiramente com as mãos. Juntar a manteiga e trabalhar com as mãos até formar uma farofa.


Bater as gemas com o açúcar até dobrar de volume. Juntar o queijo mascarpone (deixá-lo 1 hora em temperatura ambiente antes de usar) e bater bem até que fique um creme homogêneo. Juntar a baunilha e reservar. Bater as claras em neve com uma pitada de sal (quem quiser, juntar mais açúcar às claras em neve). Incorporar o creme de mascarpone aos poucos, mexendo delicadamente.


Fazer a montagem das verrines, na ordem desejada. Eu fiz uma camada de farofa de biscoitos, apertando um pouco com a colher, depois uma camada de creme de mascarpone, depois o pêssego em calda. Mas qualquer ordem é válida e gostosa! Deixar gelar por algumas horas na geladeira antes de servir.

Esta é a sem duvida a sobremesa favorita do meu namorado. Ele sempre me pede para fazer, seja com pêssego, com morango, com banana, ou com outra fruta. Ele só não é muito fã da versão original, na qual os biscoitos são molhados no café. Como pode-se perceber, o tiramisu é bem versátil e pode ter vários sabores.

Esta receita contém ovo cru. Convém usar ovos frescos, fresquíssimos, para evitar contaminação por bactéria (Salmonela). Nada de usar aquele ovo que está na geladeira há mais de uma semana. Outra recomendação é de consumir rapidamente o tiramisu.


Este post participa da blogagem coletiva Sabores de A ao Z, promovida pela Sheila, do blog Cozinha de Mulher.

35 comentários:

  1. Olá

    Eu gostei desse viagem Holanda é um pais lindo :)
    a sua sobremesa ficou de dar agua na boca hummmm.

    BJs

    ResponderExcluir
  2. Olá Kati,
    Interessante não conhecia esses biscoitos "speculoos, devem ter aroma também o sabor intenso e agradável devem ser perfeitos para o tiramisu de pêssego, ótima participação.
    Beijo,
    Vânia

    ResponderExcluir
  3. Oi Kati, linda, linda, linda sobremesa. Amo pêssegos. Amanhã tem BC! Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, querida!
      Pode contar comigo amanhã. Estou preparada!
      Beijos

      Excluir
  4. Oi, Kati,

    Eu adoro o speculatius, até já publiquei uma receita deles. Este
    tiramisù deve ser dos deuses, rsrs.

    Beijo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Marly, eu nunca tentei fazer, mas é um dos meus preferidos. Uma amiga minha brasileira conheceu e agora toda vez que eu vou pra lá, ela me pede para levar.
      Beijos

      Excluir
  5. ai que delicia

    quero um copinho desses agora

    Bjs

    ResponderExcluir
  6. Kati que delícia....
    E que alegria eu senti ao olhar os comentários e ver mais uma viajante em nossa viagem.. Fico aqui toda.. toda.. rsrs
    Seja muito bem vinda ao nosso passeio viu?
    Que delícia de sobremesa... e levando pêssegos deve ter ficado dos deuses... adoro pêssegos..
    Amei... amei... amei...

    Agora vamos esperar pra ver pra onde mais iremos né?
    Aperta o cinto aí amiga.. srrs
    Beijinhos
    Sheila

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sheila,
      falou em viagem, eu já estou com as malas prontas!
      Está sendo um prazer em participar. Sempre que eu puder, estarei presente.
      Beijos

      Excluir
  7. Bom dia Kati!

    Passei para conhecer seu blog e fiquei apaixonada! Tanta coisa legal, tanta informação gostosa, tanto carinho, que cheguei e já fui ficando... Adorei!

    Eu simplesmente amo tiramisù... outro dia eu comi um de bacuri e achei a coisa mais espetacular do universo! Esse de pessego também deve ser especial, né?!

    Se você quiser me visitar, será super bem vinda!
    Bjss, Camila.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Camila,
      sinta-se em casa! Pode puxar a cadeira que eu já estou preparando um café quentinho.
      Tiramisu é a sobremesa preferida do meu namorado, então eu faço sempre, mudando o sabor de vez em quando. Não sou fã de doces muito doces, mas neste caso o queijo mascarpone é perfeito para quebrar o açúcar e dar uma cremosidade que não tem igual.
      Volte sempre, e já vou te visitar!
      Beijos

      Excluir
  8. E cada vez que entro aqui fico com água na boca!

    Linda sobremesa!

    Beijos

    ResponderExcluir
  9. Olá Kati,
    a sua receita de dá água na boca, linda apresentação, post perfeito!
    Beijos

    ResponderExcluir
  10. Vc é de Recife? Eu sou.
    Penso que nunca comi essa sobremesa.
    Gosto muito de cozinhar mas não gosto de comer.
    Minha mãe nunca soube cozinhar. Fui aprendendo no dia dia.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Liliane,
      sou de Recife, sim, como você. A sobremesa é uma das mais famosas de origem italiana, que usa o queijo mascarpone.
      Eu gosto de cozinhar e de comer! Aprendi em casa com minha mãe e tias, todas adoram cozinhar.
      Fique à vontade para visitar o blog.
      Beijos

      Excluir
  11. Oi flor *-*
    Hmm, estou babando aqui na frente do computador ! hahha :9
    Ficou lindo ^^
    2beijos , e uma ótima semana :*

    ResponderExcluir
  12. ESSE TIRAMISU FICOU BEM LINDO E COM PÊSSEGO SÓ PODE SER DELICIOSO.
    NUNCA COMI DESSES BISCOITOS.
    BJ

    ResponderExcluir
  13. ficou lindo querida e maravilhoso sabe eu adoro essa bolachinha mas aqui em são paulo é dificil de achar elas e eu amei sua receita ..esta de parabens
    bjokas e boa terça feira

    ResponderExcluir
  14. Ficou com uma cara boa danada... huuuuuuuuuum

    ResponderExcluir
  15. Kati, como vc faz p deixar as suas fotos assim grandes?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Rafa,
      imagino que você queira dizer que a foto foi tirada de perto e continua nítida?
      Se for isso, basta escolher a opção da máquina fotográfica "Macro", que tem o símbolo de uma florzinha. Esta opção permite que objetos próximos (de menos de 60 ou 40cm de distância) sejam focalizados, deixando o fundo borrado. Assim você pode aproximar bem a máquina do objeto (fuja do zoom, mais ainda se for o digital!).
      Outra coisa importante é de usar uma boa iluminação (natural ou uma boa luminária do lado), e nunca usar flash (desmarcar a opção da máquina).
      Cuidado também com tudo o que estiver entre a fonte de luz e o objeto a ser fotografado, que possa criar sombras. Por exemplo, se a lâmpada, ou a janela, estiver atrás de você, você vai causar sombra na foto.
      No modo sem flash, a máquina passa mais tempo com o obturador aberto captando a luz, de modo que qualquer movimento é fatal e a foto fica borrada. Não mexa quando tiver tirando essas fotos, ou apoie a máquina em algum lugar. Por esta razão que as fotos feitas à noite são mais escuras (evita tirar fotos à noite, ou usar outra fonte luminosa para ajudar).
      Bom...isso foi o que eu aprendi com a prática. Nos meus primeiros posts, as fotos não eram bonitas. Mas é bom para ver o progresso!
      Respondi à questão?
      Beijos

      Excluir
    2. Kati, na verdade a pergunta é sobre o tamanho aqui no blog, pq as fotos que eu coloco lá no meu, independente de ser em boa resolução ou não, nunca ficam grandes, já pensei que fosse o modelo que uso no blog, mas já vi uns que usam o mesmo e as fotos ficam grandes...

      Excluir
    3. Rafa,
      quando eu posto a foto no blog (no modo edição), clico em cima dela, aparece uma legenda embaixo. Na legenda, tem vários tamanhos para escolher, "pequeno", "médio", "grande", "muito grande" e "tamanho original". Antes aparecia em inglês, há poucos dias aparece em português. Assim que colocamos as fotos, elas estão no tamanho médio. Mas basta clicar no tamanho que quiser (na legenda) e salvar.
      Para este tamanho, eu uso o "muito grande".
      Espero que eu tenha respondido desta vez!
      Beijos

      Excluir
  16. Olá Kati! Sua sobremesa ficou linda e eu queria muito um potinho deste :). Quantas versões deste biscoito. Gostei muito de conhecer a história.

    Abraços, Fabiana.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fabiana,
      esses copinhos tem história! Eu comprei o conjunto com 6 no mercado das pulgas (feira de usados) pelo preço de um café. Eles estavam perfeitos, novinhos!
      Mas eu também reciclei alguns potes de iogurte, que são copinhos de vidro bem resistentes que podem ir ao forno (estes daqui, eu não ousaria). Tenho vontade de pintá-los com tinta para vidro, fazer uma decoração legal... mas só quando eu tiver tempo!
      Beijos

      Excluir
  17. Ummmmmmmmm, que cosa mas buena¡¡¡¡, me la apunto¡¡¡, besos

    ResponderExcluir
  18. Adorei esta receira, vou experimentar! :)

    beijinhos

    ResponderExcluir
  19. Nossa Kati vc arrasou, adorei esse doce viu??? mesmo estando em contençao de calorias ehehehehe!!! Que delicia e com sabor de pessego arrasou!!! Adorei viu???

    Beijocas

    ResponderExcluir
  20. Kati querida que delicia de sobremesa, essas bolachinhas devem ser deliciosas. Pensei em substituí-las por umas bolachinhas de especiarias que as vezes compro. Adoro pêssegos e adorei sua versão, resultou em uma sobremesa fresquinha, atraente e muito linda. Hoje eu tive sorte, estou levando duas coisas, esse sobremesa maravilhosa e uma excelente aula de fotografia que vc deu a Rafa, achei ótimas as dicas. Obrigada. Bjocas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Josy, acho que as bolachas de especiarias ficariam muito bem nesta sobremesa. Sobre a fotografia, são as ferramentas que temos em qualquer máquina fotográfica digital, desde a mais simples! Não precisa de lente sofisticada nem de cursos, basta uma dica ou outra e a qualidade das fotos melhora bastante!
      Beijos

      Excluir
  21. Kati, adorei a sobremesa e a participação da BC, essa semana tive que ficar de fora...snifff...mas a semana que vem estou de volta, ah obrigada pela dica do alho, vou fazer tb com certeza...hummm, vai ser dificil esperar até dia 08/09... hehehe
    Beijinhos
    Ana Claudia

    ResponderExcluir
  22. Olá Kati,
    Que bela participação a tua!
    Uma sobremesa cheia de cor, sabor e com uma belíssima apresentação!
    Também estive a ver as fotos das obras, que habilidosos vocês são! O quarto ficou lindo, parabéns!
    Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, Lenita!
      Ainda não acabamos o apartamento. Estamos renovando aos poucos, um cômodo po vez. Em breve, mostrarei mais coisas por aqui.
      Beijos

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...