sábado, 15 de setembro de 2012

Arrumadinho

Arrumadinho é um prato típico brasileiro que é composto tradicionalmente de feijão verde + carne + vinagrete. Em etapas:

1) O feijão deve ser cozido sem molho, e deve ficar macio, mas ainda firme, para não se despedaçar. O ideal é usar o feijão macassar (ou verde, quando ele ainda está verde!), também chamado de fradinho ou de corda (ele possui vários nomes). Depois, escorrido e passado na manteiga de garrafa com cebolinha, coentro e/ou salsinha picada.

2) A carne pode ser de sol, charque, linguiça, ou qualquer coisa que o valha. Não sei como vocês conhecem este prato, mas lá em casa era charque fritinha e crocante e vinha dentro da farofa, como bons nordestinos que somos.

3)  A vinagrete é uma mistura de tomate, cebola, pimentão verde e coentro (todos picados bem pequenos), num molho de vinagre, ou limão. Como eu não gostava do molho (que sempre levava cebola crua), ele sempre era servido à parte.

Depois, tudo isso é arrumado em camadas. Ou dispostos lado a lado. Mas a ideia é bagunçar tudo para comer! E servir com arroz para fazer o bom feijão com arroz de sempre.



Para este, ligeiramente adaptado, eu fiz assim:

1) Usei feijão vermelho, na falta de outro. Cozinhei em casa, escorri o caldo e passei na manteiga de garrafa com coentro picado.

2) Usei carne de porco em cubos e rodelas de linguiça, assadas na panela antiaderente com cebola e alho e tomilho seco. Ia juntar farinha para fazer a farofa, mas acabei esquecendo.

3) Fiz o molho vinagrete com tomate picado, pepino picado, mas sem cebola (eu não gosto de cebola crua), temperada com limão (ao invés do vinagre).

Arrumei em fileiras,  acrescentei a fileira do arroz, tudo isso dentro da minha marmita, porque era para comer no almoço lá no trabalho!



26 comentários:

  1. Oi Kati, me parece um prato excelente, nao conhecia, e gostei da aparencia!! Aqui fazemos o molho vinagrete de forma diferente, picamos cebola também, mas adicionamos alho picadinho, salsa um pouco de sal, jogamos uma ou duas colheres de sopa de azeite e 1 de vinagre ou sumo de limao, misturamos bem e servimos principalmente no peixe grelhado. Beijocas e bom final de semana

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Margarida!
      Este meu molho vinagrete é meio degenerado. Na verdade nunca vi um vinagrete com pepino, mas foi assim que ele saiu, eram os ingredientes que eu tinha em casa.
      Este seu é o tradicional, mas como eu não gosto de cebola e de alho crus, prefiro fazer do meu jeito, adaptado, meio torto.
      Beijos

      Excluir
  2. Oi Kati, me parece um prato excelente, nao conhecia, e gostei da aparencia!! Aqui fazemos o molho vinagrete de forma diferente, picamos cebola também, mas adicionamos alho picadinho, salsa um pouco de sal, jogamos uma ou duas colheres de sopa de azeite e 1 de vinagre ou sumo de limao, misturamos bem e servimos principalmente no peixe grelhado. Beijocas e bom final de semana

    ResponderExcluir
  3. Bom dia Kati,
    Essas adaptações bem sucedidas são também deliciosas é o arrumadinho possível na França, é uma boa sugestão.
    Bom fim de semana, beijo,
    Vânia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Vânia,
      pois é, algumas adaptações são necessárias nas minhas condições. Mas alguns pratos eu tenho que fazer de vez em quando, mesmo adaptados ou degenerados.
      Beijos

      Excluir
  4. Essa arrumadinho me deu vontade de ir pra cozinha preparar logo o almoço! Adoro!
    Beijos...

    ResponderExcluir
  5. Oi Kati, nunca provei arrumadinho, mas parece delicioso.Conheço alguns pratos nordestinos, mas te confesso que esse eu nunca tinha visto.Adorei.
    Beijos querida e final de semana mais que abençoado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Léia,
      o arrumadinho é um prato rápido, familiar e econômico, que serve bem muita gente. Eu adoro. Para mim tem cara de comida de um domingo preguiçoso.
      Beijos

      Excluir
  6. oi Kati,que marmita deliciosa,eu so tiraria o vinagrete não posso comer,bjs Rosinha

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Rosinha, o molho vinagrete pode perfeitamente ser servido à parte, ou omitido.
      Beijos

      Excluir
  7. Nao conhecia este prato mas gostei muito. Optimo para a lancheira. Bom fim semana. Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Rosário!
      Sim, é um prato que se acomoda bem na marmita e é bem nutritivo para o almoço.
      Beijos

      Excluir
  8. Um prato de dar água na boca, tudo
    bem arrumadinho e hummmm saboroso
    Vim te visitar, adorei esse espaço
    aqui tem tudo de bom, parabéns
    Deixo um abraço bem carinhoso
    Bjuss
    Rita!!!!

    http://cantinhovirtualdarita.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Rita,
      obrigada pela visita e pelo carinho.
      Beijos

      Excluir
  9. Olá Kati ! Que bela refeição !
    Não conhecia o arrumadinho, mas acho que ficou uma delicia, gostei de todos os ingredientes.
    Um bom domingo. Beijinhos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Anabela, o arrumadinho é mais uma forma de arrumar os ingredientes do que uma receita propriamente dita.
      Fica delicioso!
      Beijos

      Excluir
  10. Marmita tão boa!

    Engraçado né? mesmo fora do país da gente nós acabamos levando conosco nossos costumes, nossas origens...

    Delícia a sua comidinha minha amiga, aposto que deu pra matar a saudade!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Renata, querida!
      Sim, mesmo fora a gente sente necessidade daquelas comidinhas da infância. Vira e mexe, tem prato brasileiro na minha cozinha para matar as saudades.
      Beijos

      Excluir
  11. Hummmm eu simplesmente amo arrumadinho.
    Tinha um em recife que eu amavaaaaa e ia sempre com meus pais
    Ai que delícia com gostinho de saudades.
    Bjs

    ResponderExcluir
  12. GOSTEI MUITO DESSA SUGESTÃO, TEM TUDO PARA ME AGRADAR.
    BOM DOMINGO
    BJS

    ResponderExcluir
  13. Ai que comida bonita, e com a fome que estou...ai ai ai...

    ResponderExcluir
  14. A cara é maravilhosa, não?

    Beijos

    ResponderExcluir
  15. Jesus!!
    Kati.. eu já disse isso mas vou dizer de novo..
    Menina!! Você arrasa na cozinha.
    Quantas delícias eu encontro nessa cozinha meu Deus!!
    Uma mais gostosa que a outra...
    Esse arrumadinho está tudodebom.com.br
    Hummmmm to aqui babando..
    Eu quero!!

    Parabéns minha amiga.. ficou lindo demais da conta..

    Sheila

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sheila, obrigada pelo carinho!
      O arrumadinho não tem segredo nenhum, é bem fácil!
      Mas o melhor ingrediente é o amor.
      Beijos

      Excluir
  16. Amiga esse seu arrumadinho é para matar meu coração de dieta e de saudades do Brasil. Fiquei babando. Tem mtos posts legais no blog, preciso me atualizar, aquele tiramisu está divino. Beijos =*

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Larissa, dá para fazer uma versão leve, somente com a carne, sem linguiça.
      Sempre bom comer comidinha brasileira, né?
      Beijos

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...