quarta-feira, 12 de setembro de 2012

Banana - 18/10. BC Comer bem para viver melhor

Além da abobrinha, propomos uma fruta para uma blogagem coletiva no dia 18/10.

Esta fruta é a banana.

Banana é o quarto produto alimentar mais produzido no mundo, após arroz, trigo e milho. São cultivadas em 130 países. Originárias do sudeste da Ásia, são atualmente cultivadas em praticamente todas as regiões tropicais do planeta.

Vulgarmente, inclusive para efeitos comerciais, o termo "banana" refere-se às frutas de polpa macia e doce que podem ser consumidas cruas. Contudo, existem variedades de cultivo, de polpa mais rija e de casca mais firme e verde, geralmente designadas por plátanos, banana-pão ou plantains, banana comprida, banana da terra, que são consumidas cozinhadas (assadas, cozidas ou fritas), constituindo o alimento base de muitas populações de regiões tropicais. A maioria das bananas para exportação é do primeiro tipo, ainda que apenas 10 a 15% da produção mundial seja para exportação, sendo os Estados Unidos e a União Europeia as principais potências importadoras.

Apesar de parecer não utilizável, a casca da banana contém vários nutrientes, açúcares naturais como a glicose e sacarose e minerais. Com isso, pode ser aproveitada no consumo alimentício, proporcionando baixo custo sem deixar para trás o bom paladar. São diversos os exemplos pelos quais se pode aproveitá-la, como o brigadeiro de casca de banana, o bolo de casca de banana, a farinha, o bife empanado de casca de banana e vários outros.

Uma das situações cômicas mais copiadas e parodiadas ao longo da história do cinema, desde o cinema mudo, consiste em mostrar as personagens a escorregar em cascas de banana. O estereótipo do macaco a comer bananas também é largamente explorado em filmes, animações e histórias em quadrinhos, tendo servido também para manifestações de cariz racista. De fato, por exemplo, há registo de pessoas que atiraram bananas a desportistas afro-americanos. A associação aos macacos justifica também o seu uso em jogos como as versões em 3D do Donkey Kong (Nintendo) e do Super Monkey Ball (Sega).

A banana também é frequentemente relacionada com a América Latina, a exemplo de Carmen Miranda e das canções Yes, nós temos bananas e Chiquita Bacana, ambas de Braguinha e Alberto Ribeiro. Em outras ocasiões (como no filme Bananas, de Woody Allen), o nome refere-se à expressão República das Bananas, que designa um país, geralmente do Caribe ou da América Central, onde há governos ditatoriais, instáveis, corruptos e com forte influência estrangeira.
Na China, o termo banana é usado no calão para designar qualquer pessoa de origem asiática que age como um ocidental (amarelos por fora, brancos por dentro). No Brasil, um gesto considerado obsceno e de mau gosto, denominado "dar uma banana", consiste em apoiar o braço ou a mão na dobra do outro braço, mantendo erguido e de punho fechado o antebraço que ficou livre.

Fonte: Wikipédia.

Com tantas possibilidades, vai ser até difícil escolher uma receita para fazer com a banana!

Contamos com a participação de vocês!


13 comentários:

  1. Olá Kati,
    Banana é sempre um tema interessante, pela importância alimentar, pelos benefícios nutricionais e pala variedade de sabores, tamanhos e cores.
    Beijo,
    Vânia

    ResponderExcluir
  2. opss, opsss, opsss, esqueci de falar da banana hoje... Ai que mau!!! Mas hoje foi a confusao total por causa de levar os eus filhos á escola!!! Amanha já falo.... Kati chanfana é mesmo carne de cabra ou ovelha velha, lá em casa adoramos todos!!!

    Beijocas

    ResponderExcluir
  3. Adorei conhecer um pouco mais da banana é uma fruta que gosto bastante beijos

    ResponderExcluir
  4. É realmente uma fruta importantissima... Ainda mais pra atleta, que fazem exercicio fisico.
    Adoro e minha pimpolha tb. Graças a deus!!!!

    ResponderExcluir
  5. Bom dia Kati! Adorei o tema! Na casa da minha mãe tem um pé de banana, uma bananeira que té carregada e linda! Se até outubro posso participar?!
    Beijos mil...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Camila, dia 18/10 vamos fazer a lista das receitas publicadas com este tema. Você pode participar com a sua receita quando quiser daqui até lá.
      Obrigada pela participação!
      Beijos

      Excluir
  6. Olá Kati,
    a banana faz muito bem à saúde e tbm é sempre bem vindas nas receitas
    todas ficam uma delícia!
    Bolo de banana caramelado é bom demais!

    Beijinhos ♥

    ResponderExcluir
  7. E nem de proposito a minha receita de hoje leva banana :)
    eu adoro, combina bem tanto com o doce como com o salgado.

    beijinhos

    ResponderExcluir
  8. Olá, parabéns pelo blog!
    Se você puder visite este blog:
    http://morgannascimento.blogspot.com.br/
    Obrigado pela atenção

    ResponderExcluir
  9. oi Kati,essa fruta e muito importante em nossa alimentação bjs Rosinha

    ResponderExcluir
  10. Olá Kati...estou passeando por aqui, gostando muito e ficando!! Adorei sua visita e já estou de olho nas suas dicas e caprichos!
    Beijos, boas energias e ótima quinta-feira!
    CamomilaRosa

    ResponderExcluir
  11. Kati querida e não é que esqueci da banana? Ai desculpe hehe. ótimo post amiga, muito bem lembrado ai se não fosse vc viu? Beijinhos

    ResponderExcluir
  12. Banana é a minha fruta favorita..eu AMO!

    Bjs

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...