sábado, 22 de setembro de 2012

Batatas suecas e pato caramelizado ao mel

Esta batata tem origem sueca, hasselback potatis, e é conhecida também por sua forma de leque.

Já as tinha preparado em casa, receita aqui. Mas tive que descascar, pois as cascas estavam feias, e elas não ficaram tão douradas quanto eu gostaria.

Agora resolvi fazer de novo, usando umas belas batatas de casca rosada (que são, na minha opinião, mais saborosas), conservando a casca, e usando um elemento para dar um sabor especial.

Servi minhas batatas com um magret de pato caramelizado no mel. Mas elas acompanham bem qualquer prato, como carnes ou aves assadas, grelhadas ou com pouco molho. Além do pato, a carne de porco ficaria perfeita nesta receita.



Primeiro, cortei as batatas em fatias, sem chegar até o final. Depois fiz uma pasta com manteiga, queijo parmesão ralado e um pouco de mostarda, misturando bem os ingredientes.

Depois, passei esta pasta nas fendas que foram abertas e por cima delas, e levei ao forno até que as batatas ficassem macias e douradas.


Vi algumas receitas que usam fatias de queijo e presunto entre as fendas. Gostei bastante da ideia, mas acho que as batatas devem ser grandes o bastante para isso, senão o queijo derrete e se esparrama na assadeira. As minhas batatas não tinham potencial para esta variação. Quem sabe de uma próxima vez?

Para o pato caramelizado ao mel, usei:
1 peito de pato
1 colher de sopa de mel
uma pitada de uma mistura de 4 especiarias (canela, cravo, noz-moscada e pimenta do reino), que imita o aroma da pimenta da Jamaica
2 colheres de sopa de vinagre balsâmico
sal e pimenta do reino

Retirar o excesso da gordura nas laterais do magret e fazer cortes em xadrez para ajudá-la a derreter. Em um recipiente plástico com tampa misture o resto dos ingredientes e coloque o pato com a gordura para cima. Deixe marinar algumas horas, virando um vez para que a marinada entre em contato com a outra face do magret.
Na hora de preparar, aquecer uma frigideira e colocar o pato sem a marinada para selar, com a gordura para baixo. Deixar 3 minutos e virar de lado, deixando mais 5 minutos. Baixar o fogo, juntar a marinada e tampar a panela. Deixar cozinhar uns 5 minutos. Retirar o magret, fatiar, e servir. A marinada deve ter ficado um xarope espesso.

Neste ponto, depois de fatiado, eu coloco as fatias de volta na panela para assar mais um pouco e para banhar no molho que ficou bem espesso e saboroso.



Este prato serve bem 2 pessoas, e é perfeito para em ocasiões especiais, como aquele jantar romântico com um bom vinho.

22 comentários:

  1. Bom dia Kati.... um final de semana excelente para vc!!!! Amiga, essas batatas sao uma verdadeira tentaçao, amanha vou ter meus pais e meus avós a comer aqui em casa, e vou fazer polvo... acho que vou servir com essas maravilhosas batatinhas... Amei!!! O pato tb esta com um aspeto excelente, uma otima combinaçao

    Beijocas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Margarida!
      Boa ideia para quando recebemos visitas. Depois me conta como ficou!
      Beijos

      Excluir
  2. Bom dia Kati,
    Ótimas sugestões a receitas das hasselback potatis é muito interessante embora que a carne de pato é também deliciosa.
    Beijo, bom sábado,
    Vânia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vânia
      eu também adoro carne de pato, e as batatinhas ficaram muito boas!
      Beijos

      Excluir
  3. AS BATATAS ASSIM DEVE SER UMA DELICIA.
    O ASPECTO FICOU DIVINO ,ESTA UMA EXCELENTE REFEIÇÃO.
    BOM FIM DE SEMANA
    BJS

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. São, o prato fica lindo com essas batatas, além de delicioso.
      Beijos

      Excluir
  4. Deve ser delicioso eu nunca experimentei pato fiquei com vontade de provar um pedaço,bom sábado beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Luci, a primeira vez que eu comi pato foi aqui na França. No brasil não temos este costume. A carne é deliciosa.
      Beijos

      Excluir
  5. oi Kati bom dia,essa receita ficou um arraso,tenha um ótimo final de semana bjs Rosinha

    ResponderExcluir
  6. Há não Kati... o que é isso minha amiga?
    A essa hora e já essa tortura?
    Menina que eu adoraria ir te visitar viu?
    Gente que tudo!!
    Olha suas receitas sempre são perfeitas, mas te confesso essa de hoje tá nota 1001..
    Que batata linda!!
    Hummmmmm
    Ai que eu queria por demais.
    E esse pato?
    Eu comi pato uma vez só na minha vida... mas gostaria muito de repetira dose..
    O seu tá lindo..
    Hummmmm que tá tudo babado aqui..

    Beijinhos e um sábado lindo viu?
    Sheila

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sheila, vem mesmo!
      Adoraria te receber! Faria pato e batatinhas para você! E o que mais você pedisse!
      Beijos

      Excluir
  7. Kati,

    Não posso ouvir falar em pato essa semana... Eu tinha dois na casa dos meus pais, prontos para minhas experiências culinárias, mas um cachorro da vizinhança entro no pátio e os matou dias atrás. Que dó! Que dó! Estava louca para fazer algo com eles. Essa sua receita seria uma ótima pedida. Que dó, que dó :(

    Super beijo,
    Carla Maicá

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Carla, que tristeza!
      Espero que outros patos apareçam na sua cozinha. E que este cachorro fique beeeeeem longe deles.
      Beijos

      Excluir
  8. Olá, parabéns pelo blog!
    Se você puder visite este blog:
    http://morgannascimento.blogspot.com.br/
    Obrigado pela atenção

    ResponderExcluir
  9. Olá, parabéns pelo blog!
    Se você puder visite este blog:
    http://morgannascimento.blogspot.com.br/
    Obrigado pela atenção

    ResponderExcluir
  10. Hummm! Que batata com carinha de deliciosa!
    A carninha eu não como, mas gostei bastante do molho com mel.
    Tenha um final de semana lindo!
    Um bejim!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá,
      este molho deve ficar bom com carne de porco, se você gostar.
      Mas somente as batatas já são deliciosas.
      Beijos e obrigada pela visita.

      Excluir
  11. Que delícia, Kati!!

    Boa semana. Fabiana.

    ResponderExcluir
  12. Ai que delícia de prato! Adorei mesmo, deve ser uma maravilha... beijokas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nina, para quem gosta de pato, é uma maravilha!
      Beijos

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...