quinta-feira, 13 de setembro de 2012

Canapés de pepino com pasta de atum

Quando eu gosto de uma coisa, fico com aquilo na cabeça durante vários dias. Desta vez é com o pepino. Nunca fui muito fã do coitado, mas de uns tempos para cá, tenho percebido que ele é delicioso em saladas, leve, refrescante, e que funciona muito bem como base para canapés.

Canapés de pepino são, portanto, leves, saborosos e refrescante, perfeitos para aqueles dias de calor. Ou para aqueles dias em que a gente quer um petisco gostoso, mas sem ser engordativo ao extremo.

Desta vez, acompanhei meus canapés com uma pasta de atum e ricota, temperada com mostarda de Dijon.



Fiz assim:
1 lata de atum
2 colheres generosas de ricota
1 colher de sopa de mostarda (ficou ardidinho, podem diminuir esta quantidade)
2 dentes de alho amassados (usei o desta conserva, que eu fiz com flocos de pimenta calabresa)
1 fio de azeite aromatizado (o azeite no qual os dentes de alho estavam envolvidos)
pimenta calabresa (do azeite aromatizado)
suco de limão
azeitonas pretas

Esfarelei o atum, amassei os dentes de alho. Juntei o resto dos ingredientes e misturei bem. Se estiver muito seca, junte 1 iogurte natural e misture bem.

Descasquei parcialmente o pepino (tirei umas tiras de casca, deixei outras), cortei em diagonal. Coloquei a pasta por cima, com um pedaço de azeitona.

Quem vai dizer que estes petiscos são light?


27 comentários:

  1. Bom dia Kati,
    Adorei os canapés, lindos, leves, elegantes, deliciosos e saudáveis, podemos até repetir.
    Beijo,
    Vânia

    ResponderExcluir
  2. Oi Kati, bom dia, eu como gosto muito de pepino e de atum adorei esses canapés, devem ficar mesmo uma delicia!!!

    Beijocas

    ResponderExcluir
  3. Bom dia Kati! Tenho certeza q esses canapés ficaram deliciosos, ótima dica!
    Bjss
    Mel

    ResponderExcluir
  4. .


    Kati, agora me diga;
    O que você faria se ele
    trabalhasse como um lou-
    co, a amasse como poucos,
    mas quizesse para si o
    melhor da festa?

    Saiba mais detalhes na mi-
    nha postagem de hoje.

    Beijos,

    silvioafonso






    .

    ResponderExcluir
  5. GOSTO DE PEPINO E DE ATUM E ASSIM JUNTOS DEVEM FICAR UMA DELICIA.
    JÁ ME SERVIA...
    BJS

    ResponderExcluir
  6. Hmmmm... que interessante! Nunca tinha visto com pepinos assim.
    Vou testar a receita, mas sem a mostarda... hahahaha... não curto!
    Bjns
    ;D

    ResponderExcluir
  7. deve ser uma delicia
    e ficam lindos!

    Bjs

    ResponderExcluir
  8. Simples e diferente, eu adorei!

    Beijos

    ResponderExcluir
  9. Oi Katia eu amo sala e um dos itens que mais gosto nela é pepino e tomate.

    Bom vc sabe estou tentando me educar com a gula este prato veio a calhar, tomei nota da receita.

    bjs

    Gélia

    ResponderExcluir
  10. Kati, nunca pensei em fazer um canapé de pepino, mas achei incrível!! Tá lindo e dando vontade de comer uns seis só pra começar e saber se está bom... heheheh
    Beijo grande pra vc!

    ResponderExcluir
  11. Tenho admitir odeio pepino. O pepino, o tomate (cru) e as favas são alimentos que não consigos mesmo comer. mas tem muito bom aspecto os teus canapes. Bjs

    ResponderExcluir
  12. Oi Kati. Ótima dica, parece bem refrescante mesmo!

    Abraços, Fabiana.

    ResponderExcluir
  13. Kati, adorei a dica amiga, incrível...amamos pepino em casa.
    Beijinhos
    Aninha

    ResponderExcluir
  14. Olá Kati, prazer em conhecê-la e obrigada pela visita :)
    Me desculpe se este comentário estiver repetido, estou tendo problemas nos comments pelo Chrome.
    Adorei essa combinação do atum com pepino, ficou perfeita!
    Aprendi a apreciar o pepino cortado em lâminas nos sanduíches, faz toda diferença, muito bom!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Renata,
      obrigada pela visita e volte sempre.
      Beijos

      Excluir
  15. Adoro canapés, e estes ficaram muito originais...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Nita!
      Bem vinda ao blog e obrigada pela participação.
      Beijos

      Excluir
  16. Kati, que ideia bacana!! Nunca fiz com pepinos, mas acredito que seja delicioso, ainda mais nesse calorão né???

    Vontade de comer agora!

    Bjuuu!!1

    ResponderExcluir
  17. Nossa.
    Que lindos que ficam.
    Adorei a idéia...

    Vc ja curte nossa página no Facebook? :)

    https://www.facebook.com/pages/Fazer-Gourmet-por-Carminha-Andrade/152858698081184

    ResponderExcluir
  18. Kati querida,
    ideia genial, ficaram lindos e pelos ingredientes uma delícia!

    Beijinhos, fica com Deus!

    ResponderExcluir
  19. Olá,

    Que bela ideia, servido em cima do pepino, adorei!

    beijinhos

    ResponderExcluir
  20. Ótima ideia, Kati! Leve, saudável e gostoso!
    Bj,
    lylia

    ResponderExcluir
  21. Que lindo que ficou Kati eu adorei quero experimentar beijos

    ResponderExcluir
  22. Olá Kati !
    Antes de mais quero agardecer o teu carinho no meu blog, és uma querida, obrigada.
    Quanto a estes canapés estão fabulosos, grande ideia, tão simples e tão bom ! Boa partilha ! Adorei !
    beijinhos.

    ResponderExcluir
  23. Que lindinhos ficaram Kati, ótimo para uma entradinha. Eu adoro pepino como te disse e enfeitadihos assim com essa delicia , aprovadissimo. Amanha estarei colocando a banana e divulgação. Bjocas amiga

    ResponderExcluir
  24. Kati que delícia!
    Deve ser tão refrescante..
    Adorei..
    Fora que fica um charme né?

    Um beijo
    Sheila

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...