quarta-feira, 5 de setembro de 2012

Chamuças vegetariano ou pastel indiano

Esta é a minha segunda participação na blogagem coletiva dos países, promovida pela Sheila, do blog Cozinha de Mulher. Esta semana, a letra é I, escolhi a Índia. Enquanto quase todo mundo correu para Itália, eu fui sozinha para este país tão cheio de tradições e especiarias.

A chamuça (também conhecida como samosa ou samusa) é uma especialidade de origem indiana constituída por fritos de forma triangular recheados com uma mistura condimentada de feijão ou grão, batata ou carne picada, ervas aromáticas e vegetais.

Eu adoro esta massa, o que chamamos aqui de folhas de brick, que é prima irmã da massa filo (uma é quadrada, a outra é redonda). Ela é uma massa bem fina que fica crocante quando assada. Lembra muito a massa de pastel, sendo muito mais fina, ou a massa folhada, pelo seu lado crocante, mas sem gordura. Mas deve ficar bom com massa de pastel.


Para o recheio, usei os legumes que eu fiz aqui, abobrinha, cenoura e couve-flor refogados ao curry. Juntei um pouquinho de farinha de trigo para "enxugar" o recheio e evitar que ficasse com água por causa da abobrinha. Pode-se fazer com carne moída refogada com cebola e um pouco de pimenta, mas eu preferi fazer um recheio vegetariano, sem carne.



Para o preparo: cortar a massa ao meio, dobrar em duas partes, colocar o recheio (uma colher de sopa) na massa e dobrar seguindo o modelo para formar triângulos. Pincelar com manteiga (opcional, eu não faço) e levar ao forno para assar até dourar (ha também a versão frita, mas eu prefiro assada).



Este post participa da blogagem coletiva Sabores de A ao Z, promovida pela Sheila, do blog Cozinha de Mulher.

12 comentários:

  1. Bommmmm Dia Kati... como eu gosto de chamucas, a minha mae costuma fazer a massa em casa, eu compro ehehehehehe!!! Agora essa com vegetais... que delicia!!!! Eu se tivesse participado tb tinha ido para a India, adorava um dia poder conhecer esse país!!!

    Beijocas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Margarida,
      nunca nem imaginei em fazer esta massa em casa! Eu compro pronta e recheio com o que eu tenho na geladeira.
      Eu te levo comigo na viagem! Aposto que vamos nos divertir.
      Beijos

      Excluir
  2. Bom dia Kati,
    Meu marido fala muito das chamuças, ele tem muitos amigos hindus, adorei a versão assada e vegetariana, apresentação linda e muito saborosa.
    Beijo,
    Vânia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vânia,
      é verdade que aqui também as chamuças são feitas com carne temperada. E também pinceladas com manteiga ou ovo, mas eu acho desnecessário.
      Beijos

      Excluir
  3. O MEU FILHO ADORA, AS TUAS FICARAM TÃO LINDAS,GOSTEI MUITO DO RECHEIO.
    ADORAVA CONHECER A INDIA.
    BJS

    ResponderExcluir
  4. Kati que delícia de participação minha amiga..
    Olha!! Eu nunca experimentei, me pareceu tão saborosa.
    Hummm fiquei tentada em tentar..
    Fico feliz por demais com sua participação viu..
    Como eu disse essa BC não seria tão deliciosa se não tivesse esse carinho tão lindo de vocês..
    Um beijo carinhoso no seu coração viu?
    Sheila

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sheila,
      graças a você podemos viajar sem sair de casa! E o melhor, comer pratos típicos do mundo inteiro!
      Eu adoro e vou continuar viajando.
      Beijos

      Excluir
  5. Oi Kati, bom dia! eu nunca comi chamuças mais fiquei com muita vontade de provar. Estão lindas! Um dia ainda vou conhecer a India...
    Beijos, Camila.

    ResponderExcluir
  6. Oi Kati, parecem deliciosos.Adorei a dica, nunca tinha visto.Beijos e tudo de bom.

    ResponderExcluir
  7. Olá Kati! Que gostoso este prato! Parece delicioso. Gostei muito da sua explicação.

    Abraços, Fabiana.

    ResponderExcluir
  8. Ai que delícia essas samosas!

    Pena que por aqui nunca vi essa massa pra vender, mas eu acho que a massa filo deve substituir bem né?

    Você caprichou hein? Parabéns!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Renata, querida!
      A diferença entre as massas é que uma é redonda, outra quadrada. Serve com massa filo sim!
      Beijos

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...