sábado, 1 de setembro de 2012

Cogumelos recheados com carne

Eu adoro cogumelos recheados! Acho que o chapéu do cogumelo funciona muito bem como barquinha ou cestinha para receber recheios variados, mesmo passado no forno, pois a sua textura é perfeita, não se quebra nem fica feio depois de assado.

Estes cogumelos servem de prato completo, para quem quiser, ou de entrada chique e deliciosa. O recheio fica por conta da imaginação de cada um, carne, queijo, bacon, ricota, o que for.

A receita veio de uma revista (Maxi Cuisine, agosto/setembro) que eu estava folheando para passar o tempo, enquanto esperava um trem. Ela estava recheada de coisas gostosas, e o especial da edição era "legumes recheados". Não resisti e comprei! Várias receitas da mesma fonte vão aparecer por aqui, começando por esta.

Eu fiz com carne moída temperada. Sobrou recheio, eu fiz também tomates recheados.



Ingredientes:
300g de carne moída
100g de bacon
1 cebola
1/2 pimentão verde picado
1 colher de sopa de mostarda
uma pitada de uma mistura de 4 especiarias (canela, cravo, noz-moscada e pimenta do reino), que imita o aroma da pimenta da Jamaica
1 ovo
100g de ricota
cogumelos grandes frescos, ideais para rechear

Começar preparando o recheio. Triturar no processador o bacon até que vire uma pasta. Colocar numa panela sem gordura e levar ao fogo alto. Triturar no processador uma cebola até que fique bem fininha. Quando o bacon dourar, juntar a cebola. Juntar o pimentão picado. Separar os cogumelos em pés e chapéus (basta destacar os pés). Picar bem os pés dos cogumelos e juntar no refogado. Quando a carne estiver cozida, juntar o resto dos ingredientes e desligar o fogo.

 

Retirar a pele dos chapéus dos cogumelos. Para isto, basta puxar a pele do chapéu de dentro para fora. A pele sai facilmente, junto com o resto da terra e as imperfeições do chapéu. Aconselha-se não lavar os cogumelos com água pois eles são esponjosos e absorvem tudo. Então, corta-se o pedaço cheio de terra do pés, e retira-se a pele dos chapéus. Se precisar, limpar com um papel toalha umedecido.


Rechear os cogumelos com a preparação reservada (eu fiz também tomates recheados porque sobrou recheio), e polvilhar orégano. Levar ao forno até ficarem dourados.


Servir quentes, com arroz e uma salada verde.


13 comentários:

  1. Bom dia Kati,
    Humm, que deliciosa, requintada entrada ou uma refeição leve com uma salada, adorei a sugestão.
    Beijo, bom sábado,
    Vânia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vânia,
      estes cogumelos foram um bom jantar, com uma salada!
      Leve e nutritivo.
      Beijos

      Excluir
  2. oi Kati,que delicia de receita,pena que não tenho os cogumelos com tanta facilidade aqui onde moro,sempre que preciso deles espero que venha alguém de São Paulo ai eu peço para trazer.Bjs Rosinha

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Rosinha,
      eu tenho bastante por aqui, então aproveito!
      Beijos

      Excluir
  3. Olá Kati! Eu nunca experimentei, mas parece bem gostoso!

    Bom sábado. Fabiana.

    ResponderExcluir
  4. Nossa eu nunca comi esse tipo de cogumelo

    mas eu acho que ia amar


    hummmmm

    Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Camila,
      são cogumelos de Paris, daqueles da lata, sendo que frescos e grandes.
      Beijos

      Excluir
  5. Kati que maldade!!
    Eita que delícia!! Esse recheio ficou maravilhoso..
    Hummmm
    Nunca comi desses cogumelos sabia?
    Gente!! São lindos.... e enormes rsrs
    Ai que eu queria muito.. Hummm mil vezes humm
    Arrasou menina... ficaram lindos e om certeza com gostinho de quero mais um..
    Eita lelê...

    Beijinhos
    Sheila

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sheila,
      fica um prato bem chique, mas tão fácil de fazer!
      Beijos

      Excluir
  6. Kati sou apaixonada por cogumelos, não conhecia essa forma de fazê-los! Adorei. A receita já está anotada!!!
    bjss
    Mel

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mel,
      vale a pena provar cogumelos desse jeito!
      Beijos

      Excluir
  7. Adoro!
    Estou cheia de fome, e tenho que ir fazer o almoço, que pea não contar com estes ingredientes na minha cozinha se não ... era já!
    Uma delicia e lindos que estão.
    Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Lenita,
      esta é uma boa dica para o almoço, né?
      Beijos

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...