quarta-feira, 12 de setembro de 2012

Fondant au chocolat

Esta receita vem do famoso chef pâtissier francês Christophe Felder, no seu livro Succulents Spéculoos, que eu achei neste blog delicioso.

O tal fondant au chocolat é um bolo macio, muito macio, mas não necessariamente com o interior líquido e que escorre quando partido, como um "petit gateau". Ele contém muito chocolate e açúcar e pouca farinha. Sua textura é densa e um pouco aderente, fazendo com que ele cole céu da boca. Preciso dizer mais alguma coisa? Sim... fiz 2 vezes esta receita no mesmo fim de semana, tamanho foi o seu sucesso!





Ingredientes:
125g de manteiga amolecida
110g de açúcar cristal
10 spéculoos (o biscoito belga/holandês de especiarias, principalmente canela, que eu usei neste tiramisu)
35g de farinha de trigo (1 colher de sopa cheia)
125g de chocolate com 70% de cacau (eu usei um com 64% de cacau)
*sempre usar chocolate próprio para sobremesas!
100g de ovos (2 ovos médios)

Numa tigela, misturar a manteiga com o açúcar até obter uma mistura cremosa, sem espuma. Quebrar os biscoitos grosseiramente (colocar os biscoitos num saco plástico alimentar e quebrá-los com um rolo de macarrão). Misturá-los com a farinha e reservar alguns pedaços para a forma.
Derreter o chocolate em banho maria. Fora do fogo, misturar o chocolate derretido sobre a mistura de manteiga e açúcar, depois juntar os ovos e, por fim, a farinha. Mexer delicadamente com uma colher de pau.
Untar e enfarinha as forminhas de 8cm de diâmetro, espalhar alguns pedaços de biscoito nas formas, encher com a massa até 3/4 da altura e reservar 1h na geladeira. O meu rendeu 8-10 porções.

Preaquecer o forno (200°C), levar as forminhas ao forno por 10 à 15 minutos, de acordo com a maciez desejada. Deixar amornar em temperatura ambiente e degustar.

O importante de levar à geladeira é para criar um choque térmico quando o bolo entrar no forno quente, o que vai fazer com que a crosta fique caramelizada e crocante. Como eu fiz 2 vezes, na primeira vez, eu não deixei 1h na geladeira. Da segunda, eu deixei uma tarde inteira na geladeira e ele ficou com a casquinha crocante e deliciosa, além do interior bem macio.

E estes biscoitos quebrados por dentro deixaram um crocante delicioso.


Em uma palavra: perfeito!


Esta receita está participando da blogagem coletiva promovida pelo site Larissa, da Camila, da Lidi e da Cassandra com a tema "Ingrediente mágico: chocolate".


Este fondant au chocolat foi carinhosamente oferecido para a Festa da Maria, do blog Oficina das Papitas.

23 comentários:

  1. Respostas
    1. Ainda tenho 2 em casa... mas tens que vir buscar logo, senão acaba!
      Beijos

      Excluir
  2. Bom dia Kati,
    Gosto muito de fondant, estes ficaram perfeitos, a apresentação e fotos são lindas, adorei.
    Beijo,
    Vânia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vânia, esta receita é para ser guardada junto com os clássicos!
      Beijos

      Excluir
  3. Bom dia Kati! Eu nunca comi essas delicias francesas, mas tirando pela aparência eu vou adorar! Pode me mandar 9 por favor?! Heheheh
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Camila, ainda tenho 2 em casa. Mas eles desaparecem tão rápido...
      Beijos

      Excluir
  4. Minha reação ao ver tua foto foi prender a respiração, sabe como é? Tão suculento que vc fica sem ar só de olhar? Dificilimo pra minha dieta um caso desses kkkkkkkk Amei Kati, beijos =*

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Larissa, querida.
      Eu entendo que para dieta isto é um veneno, mas sempre aparece uma ocasião, uma festa, uma jantar com amigos, em que esquecemos a dieta e queremos mostrar o melhor do chocolate. Este é o caso!
      Beijos

      Excluir
  5. Woww... nem preciso dizer que PRECISO 'pinterestar' esta receita, né?!
    Que delíciaaaaaaaaaaaa! Usar margarina light nos faria sentir menos culpa? kkkkkkkkk...
    Bjks
    ;D

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cici,
      Ai...não sei. Eu penso assim: como este é o tipo de comida que não se come todo dia, a gente tem mais é que se jogar e fazer bonito.
      Eu não trocaria a manteiga por nada, o sabor não é o mesmo, a textura também não...
      Mas esta sobremesa é para as ocasiões especiais, longe da dieta de todo dia!
      Obrigada pela participação aqui no blog.
      Beijos

      Excluir
  6. HUMM uma deliciaaaa! adorei a massa bejinhos

    ResponderExcluir
  7. Oi Kati,
    Adorei essa receita de fondant.
    Eu não sabia que o segredo era levar à geladeira para dar o choque térmico!
    Fiquei com vontade de comer.
    beijos
    Chris
    http://inventandocomamamae.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Chris, eu descobri fazendo. Não imaginei que deixar na geladeira fosse importante, mas foi sim.
      Ficou uma delícia!
      Beijos

      Excluir
  8. Kati!! Menina!! Que receita maravilhosa! Fiquei com água na boca agora :)

    Abraços, Fabiana.

    ResponderExcluir
  9. Kati que delicia!!! Amei!!!
    Obrigada pela dica sobre a colher, já fui me inspirar e amei as ideias...
    Beijocas

    ResponderExcluir
  10. Kati que delícia, fiquei babando! Vou testar!
    Bjs
    Mel

    ResponderExcluir
  11. Hummm Kati que delícia..
    Esse eu vou fazer em casa...
    Menina cada dia que entro aqui fico ainda mais apaixonada pelo seu cantinho..
    Tantas delícias... tanto carinho na apresentação dos pratos..
    Muito fofo..
    Adoro..
    Como eu disse já tenho uma listinha enorme de delicinhas suas que quero experimentar rs

    Sobre a letrinha.... vamos pra letra "K".. que desafio em amiga?
    Será o que vai sair.. eu espero que esteja juntinha em mais essa viagem srrs
    Adoro suas participações..

    Um beijo imenso no seu coração viu?

    ResponderExcluir
  12. Oi Kati o negócio parece bom mesmo!!

    Vai entrar para meu livrinho com certeza

    BJs

    ResponderExcluir
  13. KATI ADORO CHOCOLATE E ESTOU AQUI A BABAR...COISA TÃO BOA.
    BJS

    ResponderExcluir
  14. Adorei, acho q deve ser o maximoooooo
    Não fica com gosto da manteiga?
    adorei
    Beijos
    boracozinhar-lu.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Lu, bem vinda ao blog e obrigada pelo comentário.
      Não fica com gosto de manteiga. Fica com gosto de chocolate, mas não muito doce, porque o que eu usei é bem forte (64% de cacau). A manteiga serve para dar a umidade do bolo, que é a característica mais importante do fondant.
      Beijos

      Excluir
  15. Perfeitoooooooooooooooooo seria ótimo acrescentar o sorvete rsrs

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...