quinta-feira, 27 de setembro de 2012

Mesa de frios, pastas de ricota com tomate seco e com azeitonas

Para servir com esta caponata, fiz uma composição de queijos e frios com frutas, que ficou divina. A minha mesa de frios, ou tábua de frios, eu fiz assim:

Usei 3 tipos de embutidos, 4 tipos de queijos, algumas frutas frescas e secas, duas pastas de ricota, uma com tomate seco, outra com azeitonas pretas e alecrim. Além do pão filão fresco e de boa qualidade, juntei grissini para acompanhar as pastas.



Pastas: com um pote de ricota (eu tenho a impressão que a minha ricota daqui parece mais com o creme de ricota do Brasil, pois a textura é cremosa e ela não esfarela), fiz 2 pastas.


Pasta de ricota com tomate seco:
no processador, colocar meio pote de ricota, 1 iogurte natural (125g, usei desnatado), 1 dente de alho desta conserva no azeite, alguns tomates secos e algumas ervas (se tiver, use folhas de manjericão fresco). Triturar bem até que fique uma pasta. Juntar 1 fio de azeite aromatizado e misturar com uma colher. Temperar com sal e pimenta do reino. Reservar na geladeira até a hora de servir.

Pasta de ricota com azeitonas:
no processador, colocar meio pote de ricota, 1 iogurte natural (usei desnatado), 1 dente de alho desta conserva no azeite, algumas azeitonas pretas picadas, um pouco de alecrim e tritura bem. Juntar 1 fio de azeite aromatizado, misturar com a colher. Temperar com sal e pimenta do reino. Reservar na geladeira até a hora de servir.



22 comentários:

  1. a composição da mesa ficou muito bonita,e pasta de ricota e tudo de bom para acompanhar uma mesa de frios bjs Rosinha

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Rosinha, as pastas ficaram boas, leves e refrescantes.
      Beijos

      Excluir
  2. Bom dia Katia,
    Linda e apetitosa mesa, muito requintada, adorei as escolhas, a composição da mesa, foi certamente um sucesso.
    Beijo,
    Vânia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Vânia,
      eu gosto de receber amigos assim, com uma mesa repleta de coisas gostosas e que não dão trabalho nenhum!
      Beijos

      Excluir
  3. Ai Kati, que saudades destes queijinhos, tão bons... a nossa ricota é mesmo mais consistente, mas eu prefiro o creme. Mesa deliciosa para receber os amigos!
    Beijos
    Fabiola

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Fabíola,
      eu me esbaldo nos queijos daqui, cada semana provo um diferente.
      A mesa ficou deliciosa mesmo.
      Beijos

      Excluir
  4. Que banquete é esse, bonita! Coisa lindona. Adorei.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Andréa, senti sua falta!
      A mesa é um carinho para os convidados.
      Beijos

      Excluir
  5. Eita Kati! Que mesa linda e gostosa menina! Coisa que eu mais gosto na vida do que queijo (qq tipo) não existe! bom demais!
    Bjin

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Camila,
      eu sou louca por queijos, e adoro testar novos sabores. Tenho os meus preferidos, mas de vez em quando testo um novo, por aqui não falta queijo para provar.
      Beijos

      Excluir
  6. Oi Kati!! Adorei a receita destas pastas de ricota!!

    Abraços , Fabiana.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fabiana,
      as pastinhas são fáceis e deliciosas!
      Beijos

      Excluir
  7. Ai que delícia essa mesa de frios!


    beijos

    ResponderExcluir
  8. Que mesa linda e só comida deliciosa beijos

    ResponderExcluir
  9. Kati querida que bela mesa, requintada, esta pasta de ricota está maravilhosa, uma linda mesa pra receber os familiares e amigos com muito bom gosto.Adorei miga. Beijinhos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Josy, querida!
      A pasta de ricota ficou boa, e vou fazer de novo em breve!
      Beijos

      Excluir
  10. Arrasou, com essa mesa maravilhosa!... a gente come com o zoinho mesmo hehehhheh..beijinhos amiga.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois, é, Nina!
      Com tudo o que tem nessa mesa, começamos a comer com olhos! Beijos

      Excluir
  11. Arrasou, com essa mesa maravilhosa!... a gente come com o zoinho mesmo hehehhheh..beijinhos amiga.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...