sábado, 29 de setembro de 2012

Pastel de berinjela com queijo

Gente, ando sumida, não tive tempo para visitas nesses últimos dias. Eu me ausentei por motivos profissionais, mas já estou de volta. Em breve, retomo as visitas. Obrigada pelo carinho de todos.

Quê??? Pastel de berinjela? E isso presta? Imagino a surpresa das pessoas...



Comprei umas berinjelas na feira domingo, achando que eu ia passar a semana em casa, e que poderia fazê-las recheadas como eu tanto gosto. Mas a semana apresentou-se mais atribulada do que o previsto, o fim de semana eu vou passar fora, então tive que correr para encontrar uma solução para elas.

Ainda tinha na geladeira uma embalagem de folhas de brick, ou massa filo. Imaginei então um pastel de berinjela com queijo. E não é que ficou delicioso? Mas uma prova da versatilidade da berinjela e da massa. Quem quiser, pode usar massa folhada ou massa de pastel. O efeito não é o mesmo, mas pode quebrar um galho.



Usei:
3 berinjelas pequenas
1 cebola grande picada
3 dentes de alho em lâminas
200mL de molho pronto de tomate
1 cubo de caldo de carne
ervas de provença

Comecei cortando as berinjelas em cubos. Numa panela com um fio de azeite aquecido, dourei uma cebola picada e alguns dentes de alho cortados em lâminas. Juntei uma caixa de molho de tomate pronto, uma pitada de ervas de provença, um cubo de caldo de carne e um pouco de água. Deixei dissolver o caldo. Quando estava fervendo, juntei os cubos de berinjela, baixei o fogo e deixei cozinhar tranquilamente, mexendo de vez em quando. Desliguei quando ela estava bem macia. Reservei, deixei esfriar.


Esta berinjela refogada é um ótimo acompanhamento para uma carne ou frango assado, junto com arroz.

Para fazer os pastéis de massa filo, assados no forno, e não fritos, eu abri a massa, cortei em 2. Coloquei uma colher do refogado de berinjela, depois algumas lascas de queijo (cortei com o descascador de legumes) e enrolei para fechar. Como o recheio foi generoso e o refogada estava muito molhado, tive que enrolar na outra metade da massa para que não escorresse. Uma metade da folha não foi suficiente.



Depois de dobrados, levei-os ao forno quente para assar. Quem quiser pode pincelar com manteiga derretida ou gema de ovo. Eu acho que não precisa de nada disso.


O pastel fica crocante e o recheio delicioso. Uma opção leve para quem gosta de petiscos. E ainda pode ser servido com uma salada para uma entrada leve e gostosa. Tudo isso sem carne.

17 comentários:

  1. Olá Kati,
    Ótima sugestão sendo berinjela fica sempre leve e este pastel ficou certamente delicioso.
    Beijo,
    Vânia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Vânia,
      sim, o pastel tem recheio mais leve, e é sem fritura!
      Mas fica crocante e delicioso.
      Beijos

      Excluir
  2. Pastel de beringela que diferente eu adorei a receita quero experimentar,bom final de semana beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Luci,
      foi uma ideia para variar o recheio do pastel de uma forma mais leve.
      Beijos

      Excluir
  3. Oi Kati, que delicia essa sua sugestao, beringela e abobrinha moram em simultaneo no meu gosto pessoal... Excelente!!!

    Mega beijocas e um excelente finde

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Margarida,
      eu também adoro e procuro fazer receitas diferentes com legumes.
      Beijos

      Excluir
  4. Ola. Adorei a ideia. Gosto muito de beringela e gosto de variar a preparação. Bom fim semana

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Rosário,
      eu também gosto muito de variar a forma de consumir legumes.
      Beijos

      Excluir
  5. oi Kati ficou maravilhoso,pena que eu não encontre massa filo por aqui bjs Rosinha

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Rosinha,
      você pode testar com massa de pastel.
      Beijos

      Excluir
  6. Ah! Isso não presta? Isso é mesmo maravilhoooooooooso! E ainda se sai de light hen amiga? Ví que estava bem atarefafa mesmo... Beijinhos minha querida e bom domingo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Nina,
      sim, ando bem ocupada. Espero que as coisas se acalmem em breve.
      Beijos

      Excluir
  7. Amiga, eu ainda vou fazer de giló, e surpreenderei muita gente. Mais beijihos.........

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nina,
      nunca provei jiló, mas adoraria!
      Beijos

      Excluir
  8. Oi Kati, adoro berinjelas, mas nunca usei para rechear nenhum tipo de salgado.Adorei a idéia, parece delicioso.Parabéns.Beijos querida e um ótimo domingo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Léia,
      pode provar, você não vai se arrepender.
      Beijos

      Excluir
  9. Jesus Cristo amiga que delícia...
    Nunca na minha vidinha eu imaginei um recheio desses, mas juro que ao olhar essa foto estou aqui desejando essa delícia..
    Eita lelê que me parece tudo de bom ..
    Ai Kati.. que mãos de fada em menina?
    Só tem perdição nesse cantinho..
    Beijinhos
    Sheila

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...