domingo, 2 de setembro de 2012

Quiche de couve-flor, frango e mostarda

Quando eu começo a fazer uma coisa que eu gosto, eu não paro mais. Estou na fase das quiches e tortas!
Depois destas últimas,
com massa feita em casa, enriquecida com queijo parmesão ralado e ervas, tudo é desculpa para virar quiche. Desta vez foi uma bela couve-flor.

Aposto que quem não gosta de couve-flor, ou acha a coitada meio sem graça, vai ficar impressionado com o sabor da quiche. Eu gosto, mas confesso que gosto de disfarçá-la de vez em quando para dar um sabor mais forte. Desta vez o frango cumpriu direitinho o seu papel, mas mostarda me deixou meio triste, pois quase não encontrei o sabor dela no recheio. Na próxima, vou colocar um pouco mais.



Fiz a massa com:
manteiga
aveia em flocos
farinha de trigo
(usei um terço de aveia e o resto de farinha de trigo)
queijo parmesão ralado
1 ovo
um pouquinho de água fria

Amassar todos ingredientes, menos a farinha de trigo. Acrescentar a farinha aos poucos, amassando bem, até soltar das mãos e formar uma bola. Embrulhar com papel filme e reservar na geladeira por pelo menos 30 minutos (eu deixei de um dia para o outro). Abrir a massa com um rolo e forrar uma forma. Fazer uns furos com um garfo.


Nesta massa não quis usar ervas para não brigar com o gosto da mostarda.

Para o recheio, usei:
2 peitos de frango cozidos (aproveitei para fazer este caldo de frango caseiro)
250g de ricota
3 ovos
400g de couve-flor cozida em água com sal (branqueada)
1 cebola picada
2 dentes de alho amassados (usei o desta conserva no azeite)
2 colheres de sopa de mostarda (usei mostarda de Dijon, mas acho que poderia levar mais uma colher para acentuar o gosto)
sal, pimenta do reino, páprica doce
queijo parmesão ralado para gratinar

Desfiar o frango. Refogar numa panela a cebola picada e o alho amassado. Juntar o frango, a páprica por cima e a couve-flor. Deixar tomar cor por alguns minutos. Desligar o fogo. Juntar a mostarda, a ricota e misturar bem. Bater os ovos numa tigela à parte, misturar no  recheio. Incorporar tudo e espalhar sobre a massa. Polvilhar com queijo parmesão. Levar ao forno por uns 40 minutos, até assar completamente o recheio e ficar dourado.
 

17 comentários:

  1. Kati quanta coisa gostosa menina...
    Ontem os cogumelos..
    Hoje a quiche.. Hummmm
    Eu nunca fiz acredita?
    Mas sou louca pra tentar... porque acho uma delicinha...
    Anotadinha aqui..
    Adorei a massa, nunca usei aveia assim...
    Beijinhos e um domingo lindo pra você viu?
    Sheila

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sheila,
      a aveia na massa é bom mesmo! Pode fazer.
      Beijos

      Excluir
  2. Kati... Pode continuar com as quiches... eu amo de paixao, por mim está á vontade viu??? que belezura.. nossa deu vontade de comer um belo pedaço!!! Amei!!!

    Beijocas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Margarida, eu também adoro as quiches!
      E não vou parar por aqui, não!
      Beijos

      Excluir
  3. Para mim está perfeita... Gosto muito de couve flor e o frango com mostarda é excelente.
    Já apontei a receita. Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Rosário, é uma boa maneira de comer couve-flor, até para quem não é muito fã.
      Beijos

      Excluir
  4. Olá Kati,
    também sou assim de fases, pego num ingrediente ou num tipo de receita e apetece-me explorar diferentes vertentes.
    As tuas quiches têm todas ingredientes e combinações de sabores e aromas muito bem conseguidas e aposto que o mesmo sucedeu com esta. O aspeto diz tudo.
    Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Lenita, esta quiche estava boa. Bem leve e saborosa.
      Já estou pensando na próxima!
      Beijos

      Excluir
  5. Oi Kati,
    Gosto muito de couve-flor, em qualquer versão, nesta quiche então ficou linda e deliciosa ótima receita.
    Beijo, bom domingo
    Vânia

    ResponderExcluir
  6. Ficou óptima a quiche!!
    Adorei a ideia de colocar queijo na massa (eu sou louca por queijo) :)
    Um beijinho

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Joana, o queijo parmesão dá um sabor muito bom na massa!
      Pode testar!
      Beijos

      Excluir
  7. Desculpa a minha ausência no blog e a comentar as tuas maravilhosas receitas nos últimos dias...mas devido a motivos pessoais que explicarei em breve, não pude aceder à Internet. No entanto, estou de volta e cheia de vontade de ver as tuas novas receitinhas.

    Beijinhos

    ResponderExcluir
  8. Kati sou como vc, quando gosto de um coisa, repito de várias formas e recheios. Essa sua de couve flor e frango deve ter ficado deliciosa, a julgar pelas fotos. Mais uma que levo daqui. Adorei. Ficou linda. Beijinhos, ótimo finalzinho de domingo

    ResponderExcluir
  9. Oi Kati, que quiche maravilhosa.Adoro couve flor.Recebi da Josy um presente e um desafio e te indiquei como uma das favoritas para receber também.Sinta-se à vontade para recusar ou aceitar.Beijos e tudo de bom querida.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Léia, desafio respondido!
      Obrigada por ter lembrado de mim!
      Beijos

      Excluir
  10. Oi Kati, te achei no blog da Léia e vim aqui conferir essa sessão de comidinhas gostosas postadas por você. Estou te seguindo desde já!

    Kati, eu também vira e mexe estou inventando um recheio novo pra quirche, as vezes quando estou com preguiça de fazer a massa eu trituro biscoitos de sal e faço aquela farofinha com manteiga, levo pro forno recheio e pronto! mais uma quirche. eu simplesmente amo, mas nunca fiz com couve flor, apesar de gostar muito. Vou testar ainda essa semana essa sua receita.

    Bjuuuu!!!!

    Ficarei feliz com uma visita sua ao meu blog. conversandoecozinhando.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ana Paula,
      seja bem-vinda ao blog e obrigada pela participação.
      Esta massa com biscoitos eu faço mais para tortas doces, nunca testei com quiche. Você me deu uma boa ideia!
      Se testar, me avisa!
      Beijos

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...