terça-feira, 11 de setembro de 2012

Sunomono (salada de pepino)

A Vânia, do Guloso e Saudável, me ajudou nesta viagem ao Japão quando ela publicou este Sunomono. Há algum tempo que eu queria preparar, mas sempre bloqueava com a quantidade de vinagre pedida nas receitas. Não gosto do sabor do vinagre normal, nunca provei o vinagre de arroz que é usado nesta receita, mas eu confesso que eu fiquei feliz em ver que ela usou vinagre de maçã (ou de cidra). O sabor mais suave me animou, e já que o pepino é o legume da vez aqui em casa, preparei rapidinho!



Eu usei:
1/2 pepino japonês
1/2 xícara de vinagre de cidra (de maçã)
1 colher de sopa de óleo de gergelim
1 colher de sopa de gergelim torrado (usei o dourado, não o preto)
1 colher de sopa de açúcar (não usei mel)
6 unidades de kani kama

Primeiro, cortar o pepino (fiz com casca) em um processador, ou na mandolina, para que as fatias fiquem bem finas e uniformes. Salpicar um pouco de sal e deixar descansar 30 minutos. Depois desse tempo, escorrer e espremer com as mãos para retirar toda a água que se soltou. Misturar o restante dos ingredientes e deixar na geladeira por algumas horas antes de servir.


O sabor da salada ficou maravilhoso, sem gosto ácido de vinagre, docinho por conta do açúcar. Sem dúvida, esta salada vai aparecer mais vezes aqui em casa.

Este post participa da blogagem coletiva Sabores de A ao Z, promovida pela Sheila, do blog Cozinha de Mulher. O Japão veio até a minha casa com esta deliciosa salada leve e refrescante.


27 comentários:

  1. Bom dia Kati,
    Gosto muito dessa receita de sunomono, fiquei contente de ter aprovado a receita e ainda mais de ter postado, ficou muito apetitosa.
    Obrigada pelo link, beijo,
    Vânia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vânia, a salada ficou muito boa mesmo, fez sucesso lá em casa.
      Beijos

      Excluir
  2. Bom dia Kati, adoro sunomono, o seu está lindo, com carinha de quero mais!!
    Beijos querida!
    Aninha

    ResponderExcluir
  3. Kati, vou ter de experimentar esta delicia, se bem que tenho o problema de na horta os pepinos ja terem acabado, mas ainda consigo encontrar á venda!!! Que delicia!!!

    Beijocas

    ResponderExcluir
  4. Kati que delícia..
    A salada ficou perfeita.. e diferente né?
    Com essa mistura de vinagre, açúcar...
    Deve ficar delicioso!!
    Amei...

    Mais uma vez queria agradecer por demais o carinho viu?
    Ter você por aqui nessa viagem deliciosa é muito divertido rs
    E adorei ter você no mesmo voo srsr
    Não tem ideia de como fico feliz em ter vocês comigo..
    Esse carinho é bom demais da conta.

    Essa salada vai estar no cardápio lá de casa em breve rsrs

    Beijoka

    Sheila

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sheila, foi um prazer viajar com você!
      E a saladinha é boa mesmo, viu?
      Beijos

      Excluir
  5. Kati,
    o blog da Vânia é maravilhoso só tem receitas saudáveis e inspiradoras.
    A sua salada com essa mistura de sabores ficou perfeita, amo pepinos.

    Beijinhos ♥

    ResponderExcluir
  6. Kati amor, bom dia!!!!

    Que delícia é essa salada!!! Eu morro de vontade de fazer, mas nunca me entusiasmei de verdade. Eu e meu marido amamos.

    Gostei de mais da sua!

    Bjuuuu e até mais tarde!

    ResponderExcluir
  7. Kati eu adoro essa saladinha de pepino...é muito refrescante!
    Bjs
    Mel

    ResponderExcluir
  8. Que fresquita y rica ensalada, me encanta el pepino, besos

    ResponderExcluir
  9. Que sugestão tão diferente, deve ser optimo!

    beijinhos

    ResponderExcluir
  10. Oi Kati essa saladinha já passou também aqui em casa ela e tudo de bom bjs Rosinha

    ResponderExcluir
  11. Ah Kati... Toda receita que vejo aqui eu tenho vontade de fazer! Gosto de tudo que vc publica! Esse sunomono é minha paixão e quando vou aos japas aqui de onde moro só dá ele! O seu está com uma cara ótima! Adorei a receita!
    Beijos....

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Camila, obrigada pelo carinho.
      Eu não gosto de sushi nem de restaurantes japoneses, e até bem pouco tempo não podia nem sentir o cheiro dessa salada!
      Para você ver como as coisas mudam! Agora sou fã desta saladinha de pepino.
      Beijos

      Excluir
  12. Ai que delícia, eu AMO pepino!!!!!

    Beijos

    ResponderExcluir
  13. Huummm, que salada tão refrescante!!!

    Aqui tá um calor de matar, viria muito bem!

    ResponderExcluir
  14. Amiga eu nem gosto de pepino, mas nesse calor uma saladinha linda assim me enche os olhos. Sobre o que vc falou lá no blog, eu cortei demais o refrigerante, antes era todos os dias, hj só aos fins de semana e light. Aos poucos estou deixando de vez, em muitas ocasiões prefiro apenas água. Beijos =*

    ResponderExcluir
  15. Olá Kati. Que saladinha gostosa!!

    Abraços, Fabiana.

    ResponderExcluir
  16. Que salada linda Kati e deve ser deliciosa beijos

    ResponderExcluir
  17. Oi Kati, a salada ficou com certeza muito gostosa,

    Bjs

    ResponderExcluir
  18. Oi Kati .. ficou linda a sua salada ;9
    com um aspecto delicioso ^^
    2beijos :*

    ResponderExcluir
  19. Kati querida nas minhas saladas aqui em cass o pepino é o rei, entre as folhas e outros ingredientes. Nunca provei essa saladinha, parece super refrescante e deliciosa. Gostei muito da sugestão miga. Beijinhos

    ResponderExcluir
  20. Kati isto tem tão bom aspeto! nunca comi pepino assim, fiquei com vontade.
    Bjs

    ResponderExcluir
  21. Olá Kati!
    Vim conhecer o blog, fui recebida pela saladinha que está deliciosa! Gostei de muita coisa por aquí. Desejo visitar mais vezes, posso aderir ao blog? Me visite também será um prazer. Beijinhos, Nina

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Nina!
      Seja bem-vinda, volte quando quiser!
      Beijos

      Excluir
  22. Nossa arrasou.
    Que delicia....
    Eu quero rsrsrs

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...