quarta-feira, 26 de setembro de 2012

Verrines de frutas com ricota

Gente, o falso tiramisu de ricota fez tanto sucesso lá em casa que eu tive que repetir. E não foi somente uma vez, não. Fiz uma versão com pêssegos e outra com peras cozidas no chá preto e canela.

O bom da receita é que ela é leve, e pode ser feita com qualquer fruta!


Mostro aqui as variações que eu fiz.

O primeiro eu fiz com pêssego fresco cortado. Mergulhei-os em água fervente e depois retirei a casca, o caroço, e cortei em pedaços.

O segundo, de peras, eu fiz usando peras (usei com casca, mas pode fazer sem, se quiser) cortadas em cubos, sem sementes e sem o cabinho, cozidas em água com um pouco de açúcar, um saquinho de chá preto, um pau de canela e alguns cravos. Deixei cozinhar uns 10 minutos para amaciar as peras, mas elas ainda estavam firmes.


Depois, misturei a ricota com 2 iogurtes naturais, aromatizei com mel, canela em pó e gengibre em pó. Misturei bem.


Para a terceira camada, eu coloquei uns biscoitos (usei amanteigados) num saco plástico alimentar e esfarelei com um rolo de macarrão.

Fiz as camadas nas verrines (ou copinhos, ou potinhos) com frutas e ricota, depois juntei os biscoitos esfarelados por cima.


Esta receita está participando da blogagem coletiva promovida pelo site Larissa, da Camila, da Lidi e da Cassandra com a tema "Receita light".

24 comentários:

  1. Bom dia Kati,
    Também faço uma versão muito semelhante que também adoram aqui em casa este está delicioso, belíssimo e muito refrescante.
    Beijo,
    Vânia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vânia,
      eu adoro esta mistura de frutas com ricota. Além de ficar leve, é delicioso!
      Beijos

      Excluir
  2. Adoro receitas assim. Com uma só podes fazer infinidades de coisas diferentes. Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Rosário, sim, podemos variar ao infinito!
      Beijos

      Excluir
  3. Aiiii que delicia !!! Esta tua sobremesa é tão a minha cara!!!! :D
    Adoro!

    Beijos doces ;)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cristina, que bom saber que você se identificou! =D
      Beijos

      Excluir
  4. Nossa, deve realmente ficar uma delícia.
    Acho que irei testar :)))
    Beijinhos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Carminha,
      se testar, me conta como ficou, ta?
      Beijos

      Excluir
  5. Kati, eu ainda não fiz o falso tiramiü e agora esse verrine já está na lista de prioridades... Tô com água na boca de provar os dois! Que delícia!
    Beijos.....

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Camila,
      a ideia é exatamente a mesma nos dois posts. Eu gostei tanto do primeiro que resolvi mudar as frutas. Acabei repetindo várias vezes lá em casa.
      Beijos

      Excluir
  6. Ficou uma sobremesa linda e muito apetitosa!

    Abraços, Fabiana.

    ResponderExcluir
  7. Kati, que delícia de sobremesa, adorei.
    Beijinhos
    Aninha

    ResponderExcluir
  8. Kati preciso fazer, essa sobremesa parece deliciosa e muito prática!!!
    Bjs
    Mel

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mel, é prática mesmo!
      Em 10 minutos tudo fica pronto.
      Beijos

      Excluir
  9. Hummmmm... so o aspecto dà vontade de comer ja uma, ficaram perfeitas!

    Bjs

    ResponderExcluir
  10. Nham, nham adorei esta receita!!!! :)

    beijinhos

    ResponderExcluir
  11. Deve ser delicioso quero experimentar beijos

    ResponderExcluir
  12. Kati,,, que delicia esse verrine... qualquer um deles!! Adorei!!

    Beijocas

    ResponderExcluir
  13. Kati minha amiga, que maravilha.Gostaria de poder provar uma taça dessas.Parece delicioso.Babei.
    Beijos querida e tudo de bom.

    ResponderExcluir
  14. Que delícia, tenho todos os ingredientes em casa, vou tentar Kat. Acho suas receitas finas, vc sempre tem algo bom para mostrar! Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Larissa, obrigada.
      Procuro fazer coisas gostosas e equilibradas para comer. E tento fugir da tradicional sobremesa brasileira "duas latas de leite condensado e uma de creme de leite" com qualquer outra coisa.
      A gente não precisa de tanto açúcar para ser feliz!
      Beijos

      Excluir
  15. Eu ainda não tinha visto esta receita, adoro tudo que vai ricota.

    bjs

    Gélia Carvalho

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. =)
      Gélia, eu também! Acho que a ricota deixa uma textura maravilhosa, aveludada, e a gente ganha também no sabor.
      Beijos

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...