sexta-feira, 19 de outubro de 2012

Canelone de frango, ricota e espinafre

Eu tinha massa de lasanha sobrando em casa desde que eu fiz esta lasanha com vegetais. Quando eu vi no blog da Mony os canelones com presunto e queijo, imaginei que eu iria fazer a mesma coisa!

Usei a ideia, mas mudei o recheio. Tinha um pouco de frango, de espinafre, então comprei um pacote de ricota e fui para a cozinha. Este prato fiz para receber umas amigas em casa, e elas adoraram!

Mas quem não adoraria? Um recheio bem suculento e leve ao mesmo tempo? Completei com molho branco (bechamel) e gratinei com um punhado de queijo emmental ralado por cima.



300g de lasanha em folhas largas
300g de frango cozido desfiado
1 cebola picada
2 dentes de alho picados
100g de espinafre (usei congelado, eu só tinha 100g, mas pode ser mais)
250g de ricota

Refogar a cebola e o alho em um fio de azeite. Juntar o frango cozido desfiado e deixar dourar um pouco. Juntar o espinafre e mexer bem. Desligar o fogo. Juntar a ricota e misturar bem até formar uma pasta.


Cozinhar as folhas de lasanha em água com sal até que elas amoleçam e possam ser dobradas (enroladas) sem se quebrar. Recheá-las com a pasta de ricota, frango e espinafre e enrolar, formando os canelones.


Para o molho bechamel
500mL de leite
1 colher de sopa de manteiga
1 colher de sopa cheia de farinha de trigo
sal, pimenta do reino, noz-moscada

Levar ao fogo a manteiga numa panela. Quando derreter, juntar a farinha de trigo e mexer bem até que forme uma mistura dourada. Juntar o leite de uma só vez, mexendo sempre com um fouet (batedor de arames) para dissolver os grumos. Deixar ferver e baixar o fogo, mexendo sempre, até engrossar. Temperar com sal, pimenta do reino e noz-moscada. Este molho não deve ficar muito grosso. Dispor os canelones num refratário com um pouco de molho branco. Jogar o molho bechamel, colocar queijo por cima e levar ao forno para gratinar.


Minhas considerações: gostei muito do recheio, que ficou bem caprichado e "substancioso". O espinafre dá um toque verde, mas aposto que até quem não gosta de espinafre come e acha bom.
O prato rendeu muito, serviu bem 6 pessoas, com uns 300g de massa de lasanha crua.


14 comentários:

  1. Bom dia Kati,
    Foi uma ótima adaptação de receita, os canelones de frango, ricota e espinafre, ficaram muito apetitosos, também nutritivos e saudáveis.
    Beijo, bom final de semana,
    Vânia

    ResponderExcluir
  2. Que água na boca que me deu estes canelones!!
    bjs

    ResponderExcluir
  3. Estão perfeitos.
    Lindos e tão nutritivos.
    Adorei
    Bjs

    ResponderExcluir
  4. Kati, que refeição bem elaborada e sem duvida bem deliciosa, gostei mt!

    Bjs

    ResponderExcluir
  5. Kati, que recheio mais delicioso menina..
    Hummmm que eu nunca experimentei, mas só de ler aqui estou salivando rs
    E olha que ão só 08h32 da manhã e eu acabei de tomar uma xícara de leite com café e biscoitos rsrs
    Eu admiro a forma como cozinha.. seus pratos são sempre tão bem elaborados.. tudo tão lindo..
    O sabor desse tempero deve ser tudo de bom..
    Um beijo minha linda e uma sexta-feira especial viu?
    Sheila

    ResponderExcluir
  6. Ficaram mesmo lindos e da maneira como eu gosto!
    Um beijo))

    ResponderExcluir
  7. Oi Kati! Que delícia de canelone!!

    Abraços, Fabiana.
    www.sabornoprato.com

    ResponderExcluir
  8. Oi Kati querida, esta cozinha anda a todo vapor né.Cada receita maravilhosa.O pudim com banana deve ficar divino, o risoto de beterraba ficou com uma cor linda e esses canelosnes arrasaram.Beijos querida seja muito bem vinda à sua casa chamada Brasil.

    ResponderExcluir
  9. kati, que delicia, gostei demais desse prato.
    Beijinhos
    Aninha

    ResponderExcluir
  10. Gostei muito desta receita... parece estar deliciosa...
    Beijinho

    ResponderExcluir
  11. Que prato lindo adorei,bom final de semana
    beijos

    ResponderExcluir
  12. Kati querida adoro massa e canelones é uma delas, seu recheio ficou espetacular, a combinação frango/ricota/espinafre conferem bem a delicia que ficou. Gostei muito dessa sugestão, é uma ótima sugestão para o almoço de domingo. Beijinhos ótimo final de semana

    ResponderExcluir
  13. Que delícia de canelone em molho branco em amiga. Tá mesmo dando vontade de experimentar de tão gostoso! Amiga tô um pouco ausente, pois tenho tido muito trabalho esse mes, mas logo postarei e comentarei bastante. Beijinhos...

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...