segunda-feira, 22 de outubro de 2012

Coxinha de galinha

A Léia, que é craque em fazer bolos, doces e salgados para festas, publicou uma receita de coxinha de galinha que eu fiquei babando. Já faz tempo que eu estou com vontade de fazer coxinha em casa, e ainda não tinha feito por falta de tempo. Sim, porque fazer coxinha demora bastante, apesar de render muito e de podermos congelar uma boa parte para comer depois.


Então, aproveitei um fim de semana, comprei tudo o que precisava e mãos à obra.

Para o caldo de frango:
4 filés de peitos de frango
1 cebola
2 cravos
1 folha de louro
1L de água
1 cubo de caldo de frango
100g de requeijão (queijo catupiry de preferência, eu usei 6 triângulos de queijo cremoso)
sal e pimenta do reino

Fiz o caldo de frango colocando todos os ingredientes na panela e deixando em fogo baixo até o frango ficasse macio. Reservei o frango e a cebola. Na mesma panela, ainda com o caldo, cozinhei 4 batatas médias com casca, cortadas ao meio, até que elas ficassem macias.
O frango foi desfiado, a cebola amassada e misturada ao frango. Misturei o queijo cremoso (requeijão, catupiry), temperei com sal e pimenta do reino.

Para a massa:
4 batatas médias
700mL de caldo de frango (caldo no qual o frango foi cozido)
100g de manteiga
600g de farinha de trigo

Depois, retirei as batatas. Coei o caldo, retirando a folha de louro e os cravos. As batatas foram descascadas, amassadas e voltaram ao caldo (medir 700mL de caldo e guardar o restante) junto com a manteiga. Quando ferveu, juntei a farinha de trigo de uma só vez, baixei o fogo e deixei cozinhar mexendo bem (é bem difícil de mexer nesta hora) até incorporar a farinha. Quando criar uma casquinha no fundo da panela, é hora de desligar o fogo. Reservar num recipiente e cobrir com um pano até esfriar.
Quando esfriar, sovar a massa (eu separei a massa em várias partes e sovei cada uma separadamente). A massa ficou ótima para trabalhar, bem macia.

Com um pouco da massa, abri um disco, recheei com o frango desfiado, fechei moldando a coxinha. Passei no leite, depois na farinha de rosca e arrumei em uma assadeira coberta com papel manteiga.

Separei as coxinhas que eu queria fritar na hora, e coloquei o resto para congelar. Quando estavam congeladas, retirei da assadeira e coloquei em um saco plástico de congelação. Na hora de fritar, retirar direto do congelador para o óleo quente.

Quem quiser ver as fotos  do passo a passo para modelar as coxinhas, vai lá no site da Léia, aproveita que tem um monte de receitas deliciosas, além do carinho que ela tem em responder todos os comentários. Uma fofa!

Gente, com esta postagem eu deixo as terras francesas e vou para as terras brasileiras passar férias. Voltarei cheia de novidades! Até mais.

20 comentários:

  1. Kati, bom dia. Também adoro coxinha de galinha, e quem não gosta?
    Acho que vou ai lanchar com você hoje! rsrsrs
    bjs

    ResponderExcluir
  2. Bom dia Kati,
    Também adoro coxinhas só que asso no forno, ficam igualmente deliciosas, estas ficaram lindas, muito apetitosas.
    Beijo, boa semana,
    Vânia

    ResponderExcluir
  3. Olá Kati, coxinha de galinha com massa de batata é uma delicia!
    Uma ótima semana, bjs Oslaine.

    ResponderExcluir
  4. Que delícia Kati!! Adoro coxinhas!

    Abraços, Fabiana.
    www.sabornoprato.com

    ResponderExcluir
  5. Adoroooo! Minha avó que costuma fazer, fica delícia...beijos

    ResponderExcluir
  6. Gosto muito de coxinha de galinha. Já tinha visto no blog da Leia mas ainda não arrisquei fazer.
    Boas ferias.
    Bjs

    ResponderExcluir
  7. Que delícia eu comeria uma agora
    boa semana
    beijos

    ResponderExcluir
  8. Olá querida tudo bem?
    Coxinha de galinha é uma boa pedida eu amooooo!
    As suas ficaram irresistíveis, pena que sou
    péssima pra fazer coxinhas.

    Beijinhos, ótima semana!

    ResponderExcluir
  9. Ai que delicia e como adoro coxinhas. Vc disse tudo amiga a Léia é uma querida e tem mãos de ouro pra fazer tudo naquela cozinha dela. E vc fez com perfeição. Deliciosa sugestão. Amiga vc ja está no Brasil? Bjocas

    ResponderExcluir
  10. Oi Kati! Gosto muito de coxinha de galinha (muito mesmo). Minha tia fazia uma coxinha deliciosa e a receita é muito parecida com a da Léia. De fato deve ter ficado um arraso. Me deu vontade de experimentar! Ô coisa boa que é uma coxinha de galinha bem feita! rs Beijos, Paula

    ResponderExcluir
  11. Adoro coxinha de frango, uma verdadeira delicia e dá sempre jeito ter congelada!!

    Beijocas

    Margarida

    ResponderExcluir
  12. Hummmm coxinha é tudo de gostoso né?
    Eita lelê que adoro por demais da conta..
    A Léia é uma cozinheira de mão cheia mesmo..sempre com delícias que são de encher os olhos.. assim como você que sempre nos surpreende com essas delícias..
    Amei!!
    Beijokas

    ResponderExcluir
  13. Kati.. você sabe que sou sua fã né?
    Sempre digo isso quando venho aqui e é a mais pura verdade..
    Acho o carinho que coloca nos pratos maravilhosos..
    Suas receitas além de deliciosas, são lindas.. e comemos com os olhos assim que vemos.
    E por esse motivo eu queria passar pra você a vez da escolha da cor da próxima BC do Arco-Íris.. a Aninha me passou e agora eu queria presenteá-la.. gostaria muito que aceitasse e indicasse a próxima cor que virá dia 21/11..
    Farei o post hoje a noite falando que escolhi você pode ser?
    Vai ser uma honra passar pra você a vez..

    Tomara que você veja essa mensagem ainda durante o dia..

    Beijinhos

    ResponderExcluir
  14. Kati minha querida, fiquei com vontade de comer coxinha.Adoro, mas quase não consigo faze-las e quando faço acabam rapidamente.Você saberá dizer como isso é verdade.A gente começa e não quer mais para de come-las, rsrs.As suas devem ter ficado deliciosas.Parabéns pelas coxinhas e obrigada pelas palavras maravilhosas e cheias de carinho que dedicou à mim.Beijos amiga e uma linda viagem.

    ResponderExcluir
  15. Adorei o Blog!!

    Seguindo já!

    Adoro coxinha de frango... ah e adorei suas receitinhas.. ;)

    Beijo grande!

    ResponderExcluir
  16. Minha amiga,

    Suas coxinhas ficaram mesmo especiais,nada como matar a vontade da nossa comidinha típica né?
    Mas agora você deve estar se esbaldando né? rsss
    Espero que esteja aproveitando bem as suas férias nesse nosso maravilhoso e tão querido país,

    Fique bem,
    Grande abraço!

    ResponderExcluir
  17. Essas coxinhas ficaram uma delicia.
    bjs

    ResponderExcluir
  18. ´Que coxinhas gosas hen! Estou em falta com os meus comentários. Perdoe-me, é o tempo de confeiteira que é apertado, e entre um bolo de noiva e outro eu corro pro computador pra postar ou comentar os blogs. Hoje vim tirar onda c/ imagem nova hehehe...beijinhos e um fim de semana abençoado de alegrias!!

    ResponderExcluir

  19. Que delícia!
    Tenho mesmo de experimentar.
    Beijo e boa semana.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...