segunda-feira, 15 de outubro de 2012

Crumble de abobrinha

Mais uma receita boa para fazer com abobrinha, que faz bonito em qualquer refeição e é super rápido e gostoso. E sendo com abobrinha, é leve. Um pouco menos por conta da manteiga que leva, mas quem quiser pode usar margarina light. Ainda usei aveia, que traz fibras e nutrientes importantes para a saúde, além de deixar um sabor delicioso.

Crumble é uma farofa crocante que usamos sobre os pratos para escondê-los e surpreender quem come. Ele pode ser doce, muito usado sobre frutas cozidas ou assadas, ou salgado, sobre legumes refogados. Ele surgiu na época da guerra (ver Wikipédia), quando os ingredientes eram escassos e não dava para fabricar uma torta. O clássico começou com a farofa em cima das frutas, mas logo surgiu a variante salgada.

Em ambos os casos, a base da farofa é manteiga e farinha (de trigo, mas pode-se acrescentar aveia, gérmen de trigo, farelo de quinoa, o que quiser!). No caso doce, usa-se um pouco de açúcar na farofa, e no caso salgado, usa-se queijo parmesão e/ou ervas secas.

Este crumble de abobrinha eu comi na casa de um amigo. A receita simples e deliciosa me conquistou. Na verdade, não precisa de muita coisa para me conquistar quando o prato tem abobrinha. Metade da satisfação já está garantida.


Comecei refogando uma porção generosa de cebola picada e alho laminado num fio de azeite. Quando a cebola estava dourada, juntei as abobrinhas sem casca cortadas em cubos. Juntei uma pitada de uma mistura de especiarias (cominho, páprica, cúrcuma, entre outros - fique à vontade para usar curry, açafrão, ervas, ou temperos prontos), sal e pimenta do reino. Baixei o fogo, tampei a panela. A abobrinha vai cozinha na sua própria água. Não precisa juntar mais nada. Deixar cozinhar alguns minutos, retirei do fogo.


Enquanto a abobrinha cozinha, fazer a farofa do crumble misturando manteiga, farinha de trigo, aveia e queijo parmesão ralado. As proporções são no olho mesmo. Começar com uma colher de sopa de manteiga, uma de queijo ralado e ir juntando metade de farinha de trigo e metade de aveia até dar o ponto de farofa, soltando dos dedos. A massa pode virar uma bola se você começar a amassar e juntar com as mãos, mas não é esse o objetivo. O objetivo é misturar tudo e esfarelar com as pontas dos dedos. Leva mais farinha/aveia do que para uma massa de torta.

 

Forrei o fundo de uma forma (grande ou algumas individuais) com a abobrinha refogada. Não precisa untar, nem nada. Espalhei a farofa por cima, sempre esfarelando com as mãos. Levei ao forno até dourar a crosta. Eu aproveitei e joguei umas lascas de queijo e uma pitada de alecrim seco por cima. Mas isso é opcional.



Eu servi com um peixe grelhado, usando a fórmula, carne simples + acompanhamento requintado, ou vice-versa.

Comprei na peixaria duas douradas inteiras, frescas, e pedi para retirar o filé. Levei para casa as cabeças e o corpo (ainda com bastante carne), que eu usei para fazer um caldo de peixe. Este caldo depois pode virar pirão, sopa, risoto, etc. A receita está aqui.

Como o sabor deste peixe (dourada) é bem pronunciado e delicioso, basta que ele seja grelhado, com sal, pimenta do reino e umas gotinhas de limão para finalizar. Nada mais. Sabor de peixe de praia.

Para isso, temperei o peixe somente com sal e pimenta do reino, salpiquei farinha de trigo na parte da carne (o outro lado era a pele do peixe). Grelhei primeiro do lado da pele até que o peixe estivesse quase cozido (a carne quase toda branca), sem virar, sem tocar, sem mexer, senão ele quebra. Depois, virei e deixei dourar o lado da carne. Quando estava pronto, joguei umas gotinhas de limão por cima. Simples assim. Desta forma, a gente realça o sabor do peixe fresco.

 

Quem ainda acha que um jantar ou almoço leve não é saboroso?
E quem disse que os pratos refinados são obrigatoriamente complicados? Este crumble de abobrinha é a prova! E este peixe fresco, que pode parecer banal para alguns, é um verdadeiro luxo para outros.
E os dois juntos, um presente gostoso, leve e saudável para o corpo.

Este post participa da blogagem coletiva Comer bem para viver melhor. Legume da semana: Abobrinha.


Organização da BC  Comer bem para viver melhor: eu mesma Kati, , a Josy, a Ana Cláudia e a Margarida, em campanha para uma alimentação mais saudável.




17 comentários:

  1. Bom dia Kati,
    Que primoroso inicio de semana com esta deliciosa receita, encantou-me, gostei muito.
    Boa semana, beijo,
    Vânia

    ResponderExcluir
  2. Boa sugestão, uma apresentação bem apelativa, saborosa e saudável

    ResponderExcluir
  3. Nunca tinha visto crumble de abobrinha mas achei uma delicia,e com o peixe ficou uma refeição perfeita.
    Boa semana
    bjs

    ResponderExcluir
  4. Adorei a receita, estou com uma grande na geladeira e agora tenho varias opções! E integral tb!
    Parabéns e vou fazer!
    Beijos e te desejo uma linda semana, boas energias e sabedoria na vida!
    CamomilaRosa

    ResponderExcluir
  5. Hummm, que del´cia de receita Romy!!!!!!!! Fique com água na boca , parabéns!!!!!!!!com certeza irei experementar essa receita aqui em casa!!!!!Uma semana de muita luz para vc!!!!!

    ResponderExcluir
  6. Adorei a receita Kat! Tem tanta receita gostosa nessa BC com abobrinha que tá dificil não querer experimentar todas!
    Bjs

    ResponderExcluir
  7. Oi Kati, olha que você anda arrasando com suas receitas com abobrinhas.Tem feito receitas que nunca imaginei.Estou adorando a diversidade dessa postagem comer bem para viver melhor.Esta me dando muitas idéias novas com legumes.Parabéns à todas vocês.Beijos e que sua semana seja de muitas alegrias.

    ResponderExcluir
  8. Ola. Tambem para mim uma receita já é sucesso se tem courgette... Adoro. Esta receita vai já para o Top. È que eu tambem adoro crumbles. Uma receita perfeita para mim. Boa semana. Bjs

    ResponderExcluir
  9. Hummq delicinha,adoro abobrinha de todo jeito :)
    adoreii a receitinha...

    bjinhos...

    Te desejo uma linda semaninha!!!

    ResponderExcluir
  10. Kati, que delicia, não conhecia essa receita, Adorei.
    Beijinhos, boa semana
    Aninha

    ResponderExcluir
  11. Olá Kati,
    Maravilhosas as tuas receitas com abobrinha e tantas! Eu gosto muito deste fruto (legume) e saio hoje daqui cheia de novas ideias.
    Vou ter uma pequena surpresa para ti no meu blog em breve, vai passando.
    Bjs

    ResponderExcluir
  12. SENSACIONAL a sua receita, eu gosto muito de abobrinha e não conhecia essa sua receita, com certeza vou fazer para experimentar!!! Tenha uma ótima semana!!! Bjks

    ResponderExcluir
  13. Kati querida coloquei o link da minha receita mas não sabia como colocava o nome da receita. Agora já foi hehem, mas ta bom.
    Menina que delicia de crumble, nunca imaginei um crumble de abobrinhas, essa farofinha de aveia deve ter ficado deliciosa, estou adorando essa BC, gostei do acompanhamento, afinal abobrinha vai com tudo né, e peixinho é tudo de bom. Adorei sua receita. Beijinhos ótima semana

    ResponderExcluir
  14. Oi Kati,
    Parece delicioso!!!
    Beijos
    Chris
    http://inventandocomamamae.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  15. Nossa Kati, sou louca pra experimentar essa farofinha..
    Nunca comi nem a doce nem a salgada..
    Essa receita ficou especial em?
    Hummmm que coisa mais linda..
    Adorei!!
    Um beijo carinhoso
    Sheila

    ResponderExcluir
  16. oi Kati querida obrigada por ter inserido o link, eu ia fazer a noite em casa, mas acabei me ocupando demais rsrs.

    viu adorei esta receita super sofisticada, porém simples de fazer e tenha certeza farei, nossa tenho muitas para fazer kkkk, mas agente come todo dia mesmo né rsrs

    E as dicas do peixe para mim são preciosas, pois eu so faço peixe assado quando frito o marido que fica encarregado, pois eu sempre queimo demais, ou cru sei l-a nunca dou o ponto certo, aliás frituras (eu gosto) mas não são minha praia.
    realmente este peixe é maravilhoso

    Bjs

    Gélia

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...