sábado, 13 de outubro de 2012

Mil folhas de abobrinha com talharim de cenoura

Mais uma ideia da famosa revista (Maxi Cuisine, agosto/setembro). Eu adaptei aos meus ingredientes, como sempre. Este foi um almoço leve de um dia de verão. Legumes levinhos e gostosos assim, eu comeria todo dia!

Para este mil-folhas, usei uma abobrinha redonda, que se salvou de ser recheada (como as suas colegas aqui). A escolha foi somente pelo tamanho, pois as rodelas são maiores. Mas pode perfeitamente ser feito com a abobrinha comprida. Uma abobrinha deu para 2 porções.

O talharim de cenoura ficou muito bom, e pode servir de acompanhamento para qualquer prato.



Usei para 2 porções:
1 abobrinha redonda cortada em fatias na altura
2 fatias de presunto (usei de peru defumado, na receita original era peito de frango)
1 bola de queijo muçarela em fatias
orégano fresco

Fiz as camadas abobrinha + presunto + queijo + orégano + abobrinha ..., terminando com o queijo. Reguei com um fio de azeite e levei ao forno por uns 15 minutos até dourar.

A abobrinha não precisa ser cozida antes, pois com as fatias relativamente finas, ela cozinha rapidamente no forno.


Enquanto isto, com o descascador de legumes, cortei fatias de 3 cenouras médias. Dispus em uma frigideira com um fio de azeite e ervas secas. Em fogo baixo, deixei cozinhar um pouco, para amolecer, mas ainda deixá-las crocantes.


Servi o mil-folhas acompanhado de talharim de cenoura. Ficou bem leve e gostoso.



Este post participa da blogagem coletiva Comer bem para viver melhor. Legume da semana: Abobrinha.


Organização da BC  Comer bem para viver melhor: eu mesma Kati, , a Josy, a Ana Cláudia e a  Margarida, em campanha para uma alimentação mais saudável.




7 comentários:

  1. Esta receita vou expermentar pois tenho muitas abobrinhas e gostei muito do aspecto.
    Gosto de almoços assim leves ...e deliciosos.
    bom fim de semana
    bjs

    ResponderExcluir
  2. Kati ficou lindo de delicioso.Parabéns querida.Beijos e um lindo final de semana.

    ResponderExcluir
  3. Kati... eu já disse e vou dizer de novo..
    Você arrasa na cozinha menina..
    Eita que só tem delícias aqui..
    Adoro passear por essa cozinha rsr
    Hummm que ficou tudo em?
    Eita lelê que trem bão..
    Um beijo carinhoso e um fim de semana especial viu?
    Sheila

    ResponderExcluir
  4. Oi Kati,
    Ótima sugestão de receita, adorei pelos ingredientes praticidade, cor e delicioso sabor.
    Beijo, bom domingo,
    Vânia

    ResponderExcluir
  5. Olá Kati...adivinhe para onde vou agora mesmo...para minha cozinha preparar meu almoço, levo comigo sua sugestão, depois te conto, ok?!
    Adoooorei!!!
    Bjuss!!!

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...